Saber como fazer networking é essencial para acordos entre investidores anjo e startups. Além disso, favorece o crescimento da sua rede de contatos, dando maior notoriedade para seu portfólio.
Saber como fazer networking é a chave para o sucesso de qualquer tipo de carreira. Já reparou que, aqueles alunos com ótimas notas na escola, nem sempre são os que conseguem sucesso na carreira?
No entanto, os alunos vistos como sociáveis ou populares, na maioria das vezes, se tornam um empresário bem-sucedido nos negócios? Provavelmente, é por que sabem como fazer networking.
A nossa vida é feita de relacionamentos pessoais e profissionais. Em ambos os casos, ter uma boa rede de relações só nos traz benefícios. Seja qual for a sua experiência, como investidor ou empreendedor, mantenha sempre atualizada a sua agenda de contatos.
Sabendo da importância desse tema para o mundo dos negócios, elaboramos este artigo para esclarecer o que realmente é e como fazer networking. Também falaremos sobre quais seus benefícios e como criar uma rede que trabalhe para você.
Nos acompanhe até o final e saiba como ter mais sucesso nas suas próximas negociações como investidor anjo. Vamos lá? Boa leitura!
O que é networking?
O networking é um termo que vem do inglês e deriva de “network” (rede de trabalho). Seu significado principal é trocar informações com pessoas que tenham um interesse em comum. Geralmente, essas redes de relacionamento reúnem colaboradores de uma mesma empresa. Assim como profissionais de um mesmo setor do mercado.
Aquela frase antiga que certamente você já leu ou ouviu: “quem tem boca vai à Roma”, se encaixa nesse nosso assunto e é uma grande verdade. As pessoas precisam conhecer você e saber:
- com o que trabalha;
- o nome da sua empresa;
- quais são os seus interesses profissionais;
- projetos pessoais;
- experiências que agregam;
- e mais.
Networking é quantidade ou qualidade?
A boa notícia é que até mesmo as pessoas consideradas tímidas, têm a oportunidade de se tornarem bem-conectados e de se destacarem. Porém, é preciso saber como fazer networking que traga resultados para a sua carreira.
Seguindo as boas práticas e dicas para fazer um processo de networking com eficiência, qualquer pessoa pode alavancar os seus negócios por meio da sua rede de relacionamentos.
No entanto, ter uma agenda cheia de nomes não quer dizer que você está sabendo como fazer networking. Para que seja eficaz, essa rede precisa ser alimentada por meio de técnicas adequadas de comunicação que explicaremos com maiores detalhes no decorrer deste artigo.
Além disso, é preciso cuidado para não confundir networking com uma rede de contatos para fazer favores. Bons relacionamentos profissionais são construídos por meio de trocas e de geração de valor.
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Quais são os benefícios do Networking?
Certamente, a rede de relacionamentos só traz benefícios para os empreendedores, para os investidores e para os seus negócios.
Além de prezar por criar essa rede no seu dia a dia, saber como fazer networking em eventos é uma forma ainda mais rica de construir relacionamentos profissionais. Isso acontece porque em feiras e eventos, você estará rodeado de pessoas do seu mercado de atuação, de possíveis parceiros e possíveis clientes.
Para entender porque você deve saber como fazer networking, separamos os benefícios de ter contatos profissionais e boas relações com eles. Veja só.
Exposição e expansão no mercado
Quanto mais pessoas você tiver no seu networking, maiores serão as oportunidades de expansão do seu negócio. Afinal, a sua marca se tornará conhecida no mercado e começará a ganhar autoridade.
O “boca a boca” e o “quem indicada” são as formas mais poderosas de marketing que geram retornos para a sua carreira e para os negócios.
As chances de encontrar um parceiro de negócios, um cliente consumir os seus produtos ou contratar os seus serviços aumentam quando ele recebe a indicação de um amigo ou parente. Isso possibilita e facilita a sua expansão no mercado.
As indicações passam a ter mais peso nas decisões de parceiros, investidores e de clientes. Afinal, elas vêm de pessoas confiáveis e que entendem do seu mercado.
Redução de custos e de tempo
O processo de fazer networking em eventos funciona como as estratégias de marketing. Nessa rede de contatos, você também busca atingir os seus parceiros para investimentos ou os seus potenciais consumidores (leads).
A partir do networking, você economiza tempo e dinheiro nos custos com as técnicas de marketing tradicional. Isso acontece justamente porque o networking gera uma rede de indicações, sendo que isso encurta consideravelmente o processo de parcerias e de negócios.
Troca de experiências relevantes
Mesmo os investidores mais experientes do mercado, que já estudaram muito sobre os diversos assuntos relacionados com o seu ramo de negócios e já passaram por diversas situações na vida prática conseguem obter experiências relevantes. Isso acontece por meio de contatos da sua rede de relacionamento e técnicas de networking.
Afinal, com o avanço da tecnologia dificilmente vamos conseguir acompanhar e saber de tudo que acontece no mundo dos negócios. Sendo assim, mesmo os contatos com os profissionais mais jovens podem agregar valores importantes para as nossas negociações por meio da troca de informações atualizadas.
Esse também é um ponto-chave e um dos motivos pelos quais é importante saber como fazer networking em eventos. Nessas eventualidades, você fica a par das inovações, tendências e perspectivas do mercado.
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Como fazer networking efetivamente?
Agora que já sabe a importância de criar redes de contatos profissionais, vamos aprender a como fazer networking?
Saiba onde pretende chegar
Para conquistarmos uma carreira de sucesso precisamos aprender a trabalhar com planejamento. Isso quer dizer que devemos traçar metas. Estipule prazos para alcançar os seus objetivos a médio, a curto e a longo prazo.
Feito isso, organize primeiramente a sua agenda profissional e depois a pessoal, verifique em cada uma delas quais são as pessoas que têm algo a ver com os seus planos de negócio. Então comece a fazer os seus contatos e demonstrar os seus interesses comerciais.
Lembre-se:
“Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve” — Lewis Carroll.
Seja honesto e transparente
Se enganam aqueles empreendedores que acreditam que o mundo dos negócios é feito apenas de levar vantagem sobre os outros. Isso pode até acontecer durante um curto período, mas, mais cedo ou mais tarde, isso cai. Além disso, a reputação é algo que leva anos e um trabalho árduo para ser conquistada, mas pode ser quebrada em segundos.
Sendo assim, aproxime-se do máximo de pessoas que puder, no entanto, seja honesto e demonstre com clareza, quais são os seus interesses diante daquele negócio ou do início de uma amizade que pode se transformar em um relacionamento profissional. Também foque na troca de valores e não procure as pessoas somente quando precisar.
Faça novas amizades
Além dos contatos que você tem em sua agenda e nas redes sociais, para que o networking seja uma estratégia eficaz é importante que você vá em busca de novas amizades e relacionamentos. Portanto, para expandir nos negócios é necessário aumentar a sua rede.
Esteja presente nas redes sociais
Mesmo as pessoas que dizem não gostar das redes sociais precisam ter contas nessas plataformas para aumentar o seu networking. Os algoritmos dessas formas de comunicação digital conseguem identificar indivíduos com o mesmo interesse em determinadas escolhas.
Portanto, use-as com moderação e torne essas redes as suas aliadas para encontrar parceiros de negócios. O segredo é ter uma boa postura e imagem pessoal, evitando temas e discussões polêmicas. Seja o mais parcial possível, entenda que a sua intenção não é ficar dando palpites e sim se tornar conhecido.
Estude bastante e se mantenha informado
O que diferencia um investidor de sucesso dos demais é a quantidade de informações que ele tem a mais que os outros. Portanto, seja curioso leia bastante, procure inspiração em histórias de empreendedores bem-sucedidos, nas plataformas, comunidade e blogs de investidores.
Como aproveitar melhor o círculo social?
Durante a nossa vida, fazemos parte de vários círculos sociais. São os nossos amigos de escola, do trabalho, da época de estágio, da academia, do clube recreativo e de hobbies que temos.
Entenda que os contatos giram dentro desse círculo e quanto mais pessoas estiverem conectadas a você no dia a dia, mais possibilidades de trocar informações a seu respeito nessa rede eles terão.
Sendo assim, aproveite as oportunidades para estar presente nesses círculos sociais, para se apresentar e tornar-se conhecido dos outros integrantes dessas comunidades. Pois, um amigo seu pode conhecer alguém no círculo que precisa exatamente de algo que você pode oferecer.
No entanto, tome cuidado. Como dissemos no início do artigo, um bom networking não é focado em quantidade, mas sim em qualidade.
Como fazer networking em eventos?
A grande vantagem dos eventos é que neles as pessoas estão disponíveis para fazerem novos contatos. Nesses locais, já podemos ir direto ao assunto com os contatos que percebermos que podem ser futuros parceiros de negócios.
Então, seja presente em eventos, feiras e conferências do seu mercado. Seja visto e construa redes sólidas e que de longo prazo.
Nos eventos presenciais
Leve muitos cartões de apresentação para distribuir, chegue mais cedo e saia mais tarde. Aproveite os horários de coffee break para se aproximar de pessoas que ainda não conhece ou busque uma maneira de seus amigos lhe apresentarem para outros participantes.
Nos eventos online
Siga as informações do palestrante antes da apresentação, troque informações com ele e faça comentários depois da apresentação. Isso ajudará a criar oportunidades para interagir com os demais participantes.
Nos eventos online e presenciais
Nesses dois tipos de eventos, procure manter uma interação com o anfitrião. Afinal ele certamente é uma pessoa de destaque no mercado. Além de já ter uma rede de contatos bem grande e poderá lhe ajudar. Essa sem dúvida é uma estratégia ousada e eficaz.
Quais são as dicas de networking para startups e investidores anjo?
Basicamente, as startups e os investidores anjo buscam os mesmos objetivos: o crescimento e a prosperidade de uma determinada marca. Assim podem obter a lucratividade e o reconhecimento esperados no mercado.
Os empreendedores das startups que buscam pelos melhores investidores anjo devem saber se comunicar com esses empresários. Mesmo que as soluções sejam extremamente técnicas, elas devem ser explicadas de uma maneira simples para que entendam a razão da empresa existir. Assim, entendendo sua capacidade de trazer benefícios para a sociedade e lucros para o negócio.
Já os investidores anjo, normalmente, são empreendedores bem-sucedidos que querem impulsionar negócios — e lucrar, é claro. O que eles podem e devem fazer é criar o seu próprio networking para encontrar informações de empresários que os ajudem a ajudar as empresas. Assim, todos atingem as suas metas.
Acreditamos que, com todas essas nossas dicas de como fazer networking, você já pode se considerar um profissional na arte de fazer contatos para obter sucesso nas suas negociações. Portanto, não perca tempo. Seja visto, seja conhecido e construa redes de contato em que você possa tanto aprender quanto gerar valor.
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