Guia para o crescimento exponencial da startup!

Você já sabe o que é o crescimento exponencial? Neste artigo, explicamos o conceito e a relação que ele tem com um negócio escalável. Confira!

O objetivo de todo empreendedor é alcançar um crescimento exponencial, de forma que sua empresa figure entre as maiores do ramo e se torne referência no assunto. Mas, para chegar a esse patamar, é preciso ter a experiência e maturidade necessárias na hora de tomar as decisões que vão definir o rumo da empresa.

No conteúdo a seguir, vamos mostrar em detalhes o que é o crescimento exponencial e dar dicas de como fazer para alcançá-lo com a startup, de modo que a empresa ganhe mercado rapidamente. Continue sua leitura e saiba mais!

O que é crescimento exponencial

O crescimento exponencial é um padrão que consiste em aumentos significativos com o passar de um curto espaço de tempo, com o valor sendo multiplicado por ele mesmo várias vezes. Na matemática, por exemplo, seria: 2 x 2=4, 4 x 2=8, 8 x 2=16, 16 x 2=32…

Como pôde ver, em apenas quatro processos, os valores cresceram 16 vezes, se comparados ao seu ponto de partida. 

Apesar de simples compreensão, o crescimento exponencial é algo difícil de internalizar, pois, para entendê-lo a ponto de colocar em prática, é necessário mudar completamente seus conceitos e sua mente — já que, naturalmente, somos condicionados a pensar e evoluir de forma linear e aplicar essa mudança exige muito empenho e disposição.

Essa mudança de comportamento é um processo demorado, mas que pode trazer resultados muito satisfatórios à empresa no médio/longo prazo, desde que as etapas que proporcionam esse crescimento sejam seguidas corretamente.

Mas, afinal, como explicar o crescimento exponencial no ambiente corporativo? Para exemplificar, podemos usar a regra dos juros compostos mostrando, na prática, como o crescimento exponencial funciona. 

Vamos supor que você faça um depósito de R$100,00 em sua conta poupança, onde os juros são fixos, com garantia de 5%. No fim do período de um ano, caso não haja qualquer movimentação na conta, ela estará com R$105,00. No ano seguinte, a taxa de juros será aplicada sobre os mesmos R$100,00 iniciais, finalizando o período com R$110,00.

Já na opção de juros compostos, esse mesmo valor, ao final do primeiro ano, seria de R$105,00. Porém, no segundo ano os juros compostos vão considerar o valor total da conta e não apenas o valor depositado inicialmente, ou seja, sobre os R$105,00. Assim, ao final do segundo período, a conta estaria com R$110,25.

Diferença do crescimento linear e exponencial

Como já explicado, matematicamente, o conceito de crescimento exponencial é baseado na multiplicação de um valor sobre ele mesmo. Já referente ao linear, é quando esse valor aumenta de maneira estável, ou seja, a adição será feita sobre o número fixo inicial — a exemplo dos juros simples, mostrado acima.

Mas, como podemos trazer esses dois conceitos para o setor corporativo e explicar suas diferenças e impactos no cenário comercial?  Uma empresa que se baseia em crescimento linear, para atingir seu pico, precisa de tempo, investimento em profissionais e ferramentas para lidar com esse crescimento gradual, explorando métodos mais tradicionais para atingir seu público-alvo e ganhar nome no mercado.

Já a que busca atingir um crescimento exponencial, utiliza a escalabilidade para se alavancar, conseguindo expandir seu negócio, aumentando a produtividade sem, necessariamente, elevar seus custos. Para isso, os gestores exploram ferramentas capazes de atingir um grande número de pessoas rapidamente, mas que também consiga gerenciar esse avanço acelerado. 

A transformação digital com uso de tecnologias, vêm sendo fundamental nesse crescimento, pois ela permite que a empresa consiga reformular muitos de seus processos e automatizá-los, fazendo com que ela opere de maneira cada vez mais eficiente.

A inovação também é um ponto chave para quem deseja crescer exponencialmente. As empresas que procuram sempre mapear seus clientes e buscam soluções cada vez mais inovadoras para incluir outros nichos ao seu público-alvo, tendem a expandir seu nome mais rapidamente, facilitando seu salto comercial. 

Conseguir atingir de maneira positiva um grupo que antes não se identificava com aquela marca, a ponto de fidelizá-lo, é fundamental para o crescimento exponencial.

Quais são os 6d’s do crescimento exponencial

Para as empresas atingirem esse crescimento exponencial, precisam aumentar sua produtividade, sem elevar seus custos. Para atingir esse patamar, a empresa passa por seis estágios, classificado por Peter Diamandis — cofundador da Singularity University como 6D exponencial.

Esse método serve para ajudar a explicar o crescimento exponencial de uma empresa que utiliza a tecnologia como forma de alavancá-la, fazendo com que ela passe por esses seis processos antes de alcançar o topo do mercado. Vamos conhecê-los!

Digitalização

O primeiro estágio deste processo é a digitalização, que é quando o produto ou serviço que a empresa oferece a seus clientes sofre influências que a levam a se tornar digitais. Essa transição não precisa ser, necessariamente, completa. Porém, com o mundo cada vez mais digital, é natural que o público de vários segmentos busque por esse tipo de opção. 

Um bom exemplo é a quase extinção das locadoras de mídia física, diante da oferta de conteúdos digitais — como os oferecidos pelas gigantes Netflix, Amazon e Disney —, que acabou se tornando um dos produtos mais consumidos nos dias de hoje. 

Essa digitalização é um dos principais pilares para uma empresa que quer crescer exponencialmente, já que, tudo que é oferecido de maneira digital, tende a conquistar o consumidor, devido ao conforto e facilidade de acesso ao conteúdo que essa solução proporciona.

Decepção

Esse termo vem justamente da “decepção” que pode ocorrer quando o gestor da empresa não tem as expectativas superadas no início do processo de crescimento exponencial. Isso acontece devido a linearidade no início de qualquer crescimento. 

Até que passe pelo período de adequação das tecnologias utilizadas e pela aceitação do público, leva um certo tempo, fatores que fazem muitas empresas desistirem e voltarem aos métodos tradicionais de evolução. 

Afinal, mesmo que você fature o dobro do mês anterior, ainda vai haver frustração por conta da expectativa criada em cima das possibilidades. 

Um bom exemplo desse cenário é a empresa Kodak — que foi pioneira na distribuição de câmeras digitais —, que avaliou que o salto de qualidade de seu novo produto não era tão superior a ponto de valer a pena o investimento, não sabendo ela que, a longo prazo, seu crescimento seria exponencial.

Disrupção

Aqui é quando o processo de crescimento exponencial começa a mostrar resultados significativos. Alguma solução encontrada ou produto inovador entrou no mercado e atingiu nichos o suficiente para uma exposição bem ampla da marca e, consequentemente, um aumento de maneira vertiginosa no número de vendas ou contratação de serviços..

Desmaterialização

Diante dessas inovações que deram certo, a mudança no segmento é inevitável. Aos poucos, outras empresas vão adotando essas ideias que deram certo para se adequar às novas exigências do público e se manterem competitivas no mercado

Assim, tecnologias e modelos tradicionais que eram usados antes dessa virada de chave, passam a ser colocados de lado aos poucos, como foi o caso dos CD’s e DVD’s, que vêm perdendo cada vez mais espaço para as mídias digitais.

Desmonetização

A esta altura, a transição já está praticamente completa e não há mais a necessidade de se gastar com soluções de alto custo para manter as vendas — como lojas físicas, funcionários, distribuição e tudo que envolve esse processo tradicional para que o cliente tenha acesso ao produto.

Com isso, é possível gastar menos e vender mais, já que pode-se aplicar preços mais atraentes para os consumidores e investir em melhorias para os novos moldes adotados, fidelizando cada vez mais clientes com a qualidade dos produtos e serviços.

Democratização

Aqui, o produto já está completamente integrado aos novos moldes de distribuição e praticamente todas as pessoas têm acesso a ele por um preço acessível. 

Ainda no exemplo das plataformas de streaming, é possível acessar um catálogo extenso, por uma mensalidade que a maioria dos consumidores têm condições de pagar. Com isso, o crescimento exponencial já está em seu pico e os lucros da empresa aumentam absurdamente ano após ano.

Crescimento exponencial e Marketing

O marketing está diretamente ligado ao crescimento exponencial de uma empresa. O motivo disso, é que esse é o principal setor responsável por expor a marca e fazer com que ela chegue com uma imagem positiva e atraente aos consumidores

Para conseguir acompanhar os caminhos que o mercado toma e se manter como a solução mais eficiente para alcançar os consumidores, o próprio setor tem se reinventado e aprimorado suas estratégias para entregar resultados cada vez mais satisfatórios.

Abaixo, vamos falar sobre como essas adequações tem ajudado a empresa a alcançar um crescimento exponencial.

Growth Hacking

Com a evolução digital e a ânsia de buscar soluções cada vez mais eficientes para alcançar o maior número de clientes possível, o marketing acabou evoluindo para uma categoria chamada Growth Hacking.

O Growth Hacking veio para expandir a cartilha de ensinamentos seguida pelo marketing para que a empresa ganhe visibilidade no mercado, potencializando as estratégias adotadas e obtendo resultados mais satisfatórios em menos tempo, se comparados aos métodos tradicionais do setor.

É por meio desse trabalho que muitas empresas têm alcançado um crescimento exponencial, pois elas passaram a explorar todos os aspectos do funil de vendas e criar maneiras inovadoras de atrair novos consumidores e fidelizá-los, além de manter os que já são fiéis à marca.

E mesmo que esse conceito ainda se pareça muito com marketing, podemos dizer que não é exatamente isso, já que o Growth Hacking tem como um de seus benefícios exceder as expectativas da empresa, levando-a a um processo de crescimento exponencial, coisa que dificilmente se conseguiria apenas com o marketing.

Os profissionais responsáveis pelo Growth Hacking atuam de maneira mais ampla, não se limitando apenas ao marketing da empresa, mas também explorando o setor de produtos, serviços, vendas, logística e todo departamento que, no entendimento da estratégia, possam ser aprimorados, ajudando no crescimento.

Marketing de Indicação

Outra estratégia do marketing que pode levar ao crescimento exponencial é o marketing de indicação — apesar de ser um conceito ainda não tão explorado aqui no Brasil. Mas esse cenário vem, aos poucos, ganhando mais espaço, principalmente com os recorrentes episódios de crise que o país vem enfrentando.

Nessa estratégia, adota-se a postura de entregar uma experiência tão satisfatória ao consumidor, que ele se sentirá confortável e incentivado a compartilhar e indicar para outras pessoas do seu círculo de amizades ou familiar.

Um dos métodos adotados — além de entregar a excelência em um determinado produto ou serviço —, é a bonificação para quem indicar outras pessoas e elas aderirem à marca, fazendo com que seus próprios consumidores façam a propaganda da empresa, sem que os gestores precisem investir mais e mais em soluções para atingir o público que não a conhece.

As empresas que adotaram essa estratégia passaram a ter, em média, dois terços de seus consumidores oriundos de indicações de quem já é fiel à marca, ou seja, elas conseguiram aumentar sua produtividade sem que fosse necessário um aumento em seus custos.

Mas como ela pode contribuir com o crescimento exponencial? Simples!

Imagine um cenário onde seja oferecido um produto com bom custo-benefício e você o vende para uma pessoa, com a condição de um desconto em novas compras para cada indicação convertida em vendas para a loja. 

Esse consumidor tem dois amigos e faz a indicação da sua marca. Eles adquirem, gostam da experiência e indicam, cada um deles, a mais dois amigos e assim sucessivamente.

Em pouco tempo, uma venda se converteu em outras seis vendas, sem que a empresa precisasse gastar qualquer quantia em investimento para atingir aquelas pessoas. Isso certamente vai gerar um crescimento exponencial e alavancar rapidamente a empresa, colocando-a na frente das concorrentes no mercado.

Crescimento exponencial e disrupção

Na corrida do mercado, sai na frente quem tem as soluções mais inovadoras e, como já mostrado nos tópicos anteriores, a etapa de disrupção é um dos processos mais importantes para alcançar o crescimento exponencial. 

É nessa fase que a visão de mercado dos gestores vai favorecê-los para que possam determinar se tal inovação irá mudar os rumos do mercado. Caso obtenham sucesso, sairão na frente como pioneiros e tirarão maior proveito dessa estratégia, pois pegarão os concorrentes de surpresa.

Aqui, novamente pode ser citado o caso da Kodak, que não acreditou na evolução das câmeras digitais e, quando seus executivos se deram conta, outras marca já haviam explorado sua própria criação, fazendo com que a empresa não conseguisse mais voltar ao mercado, que já havia sido dominado — encerrando suas atividades em 2012.

Como identificar um negócio escalável

Um negócio escalável, é aquele que consegue promover o próprio engajamento, sem que tenha que dispor de mais recursos a cada nova expansão, seja com ferramentas, estruturas ou contratação de novos colaboradores.

Ela sai dos moldes tradicionais em que, à medida que a empresa cresce, há a necessidade de investimento para continuar atendendo as demandas dos consumidores. Com isso, sua margem de lucro é menor e sua curva de crescimento mais linear.

Consegue se aproveitar mais a escalabilidade para entrar em um crescimento exponencial, quem adquire a capacidade de simplificar melhor os processos e padronizá-los, fazendo com que a produtividade cresça, mesmo sem investimentos. Assim, à medida que os custo diminuem, os ganhos aumentam.

Existem alguns fatores que levam uma empresa a explorar a escalabilidade. Alguns deles, são:

Demanda do mercado

Uma das principais características que torna uma empresa com grande potencial para se tornar escalável, é a oferta de algum produto inovador e que tenha alta demanda do mercado

Ser um pioneiro em uma solução que preencha lacunas no mercado, certamente vai contribuir para que a empresa atinja um patamar de crescimento exponencial de maneira rápida.

Produtos padronizados

Apesar da personalização agradar uma grande quantidade de consumidores, eles não são indicados para quem deseja obter escalabilidade, pois exige mais investimento e tempo para fazer cada produto de uma maneira, aumentando bastante os custos operacionais.

O mais interessante, é estabelecer uma estratégia baseada em uma padronização dos seus produtos, para que seja mais fácil produzi-lo em larga escala e criar uma identificação com o público.

Processos de fácil aprendizagem

Os produtos padronizados também vão ajudar no direcionamento da equipe em relação às tarefas que devem ser executadas, tornando a entrega de resultados mais aprimorada, pois estarão focados em um único objetivo e seguindo um único caminho para alcançá-lo.

Um bom exemplo, são os sistemas de franquias, onde a empresa disponibiliza uma concessão de sua marca e o franqueado já recebe o modelo pronto de gestão, bastando apenas seguir as orientações referentes aos processos de prestação do serviço.

Processos automatizados

Produzir o máximo, investindo o mínimo! Esse é um dos segredos de uma empresa que cresce exponencialmente. 

E, para isso, é fundamental que a maior parte de seus processos sejam automatizados, com tecnologias capazes de gerenciar a evolução do negócio, sem precisar contar com injeção de dinheiro para atender o aumento da demanda. 

Marketing para as vendas

Esta ação é um dos pilares de uma empresa escalável e é fundamental que as estratégias sejam muito bem pensadas, para que a marca apareça no mercado de maneira atraente aos olhos dos consumidores.

É importante que a equipe de marketing seja composta por pessoas criativas e dedicadas ao projeto de crescimento da empresa, apresentando ideias inovadoras que possam alavancar as vendas o mais rápido possível.

Logística eficiente

E, nenhum desses esforços surtirá efeito se a empresa não tiver organização com sua logística. Já que, para o cliente, pouco importa os processos internos, desde que suas expectativas sejam superadas em relação à experiência.

E um dos principais fatores para satisfazer o maior número de consumidores possível, é tendo estrutura para atender sua demanda, garantindo que as entregas sejam feitas o mais rápido possível. 

Aqui, as ferramentas de automação, mais uma vez, se tornam grandes aliadas dos gestores, pois elas têm o que é necessário para promover mais eficiência durante todo o processo de envio.

Como ter crescimento exponencial com a Startup

Para promover todo esse crescimento exponencial que citamos até aqui, é importante que o foco seja direcionado a alguns procedimentos internos, não apenas ao produto final sejam seguidos. Vamos dar algumas dicas das medidas que podem ser adotadas!

  1. Utilize o banco de dados

O banco de dados, hoje, é um dos maiores aliados dos gestores de sucesso, auxiliando, inclusive, nas suas tomadas de decisões. Por meio dessa ferramenta é possível ter uma visão mais ampla e precisa das movimentações do mercado, podendo analisá-las com mais objetividade.

Essa solução pode ser usada, não apenas para pensar nas estratégias de produção de novos produtos, mas também para entender melhor seu público-alvo e descobrir seu grau de satisfação, sempre buscando novas alternativas para aprimorá-lo.

  1. Explore as tecnologias

As inovações tecnológicas possibilitam que a gestão pelo banco de dados seja feita com muito mais eficiência e as soluções disponíveis no mercado têm apresentado resultados positivos no setor de comunicação.

Saber utilizá-las pode ser uma estratégia assertiva na hora de criar um plano de mercado e também para capacitar os colaboradores da empresa, fazendo com que eles entreguem os resultados esperados no menor tempo possível.

  1. Otimize suas operações

Como já dissemos, produzir mais com menos custo é fundamental para um crescimento exponencial. E isso se torna possível quando os gestores utilizam a tecnologia a seu favor para otimizar os processos da empresa.

Um bom exemplo é: caso seja necessário aumentar a produção do seu produto, em vez de contratar novos colaboradores que aumentariam sua capacidade de produção em cinco vezes, aposte em uma tecnologia que poderia aprimorar essa produção em dez vezes, com o custo menor, se comparado aos cinco colaboradores.

Isso vai permitir que a empresa se adapte ao mercado mais rápido, ao mesmo tempo que se mantém enxutas, com seus custos estagnados e com uma expansão na margem de lucro.

  1. Estabeleça métricas

A mudança de um crescimento linear para um exponencial, certamente vai mudar a forma que seus indicadores de desempenho vão se comportar, sendo muito importante estar atento a essas métricas.

Revise periodicamente esses resultados e crie projeções que permitam à empresa caminhar por uma curva mais acentuada. E esteja pronto para pensar em novas estratégias para garantir o sucesso do projeto, caso haja necessidade de mudanças.

Proporcionar um crescimento exponencial à empresa não é uma tarefa fácil e exige bastante conhecimento de mercado por parte dos gestores, além do uso correto das ferramentas tecnológicas para que tudo ocorra como esperado. Seguindo essa cartilha, os objetivos serão alcançados mais rapidamente e a evolução será constante.

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