Guia Smart money: visão geral para setor de startups

Você sabe o que é dinheiro inteligente? Entenda agora com o nosso Guia Smart Money, aqui no portal Angel Investor Club!

Smart money é o capital estratégico que vai além dos aportes financeiros. É dinheiro e mentoria aliados com inteligência, técnica, informação e experiência de mercado. 

Podemos dizer que o smart money é o investimento que diferencia os investidores de sucesso dos outros. Esses profissionais sabem usar os seus recursos de maneira inteligente, fazendo com que o capital trabalhe para eles e, não o contrário.  

Quem pretende trabalhar com investimento, mas não sabe quais são as estratégias mais eficientes para obter lucros, investem durante anos sem obter sucesso. Por isso, alguns indivíduos que se consideram investidores na verdade são escravos do dinheiro.

Optar pela melhor startup para investir, saber a hora de vender uma ação, decidir qual o melhor fundo do momento. Essas são algumas ações que transformam um capital em smart money.

Elaboramos este guia com a intenção de explicar o que é smart money. A partir desta leitura você será capaz de perceber o que faz alguns indivíduos encontrarem os melhores investimentos e oportunidades de negócio. Acompanhe.

O que é smart money?

Smart money é literalmente dinheiro inteligente. Isso quer dizer que o dono do capital sabe onde e quando buscar as oportunidades certas para usar esse recurso financeiro de maneira eficiente. 

A origem deste termo parte de um jargão usado nos meios de jogadores e apostadores que sabem em que time ou indivíduo que devem apostar. Esses indivíduos sempre lucram, pois conseguem informações privilegiadas antes de efetuarem suas apostas.

Por isso, esse é um dos segredos que fazem alguns indivíduos se tornarem milionários ou bilionários. No entanto, esse segredo requer paciência, estudo, informação e experiência de mercado. Além disso, uma rede de relacionamento com as pessoas chaves. 

Os amantes das artes marciais, por exemplo, sabem que o segredo para vencer uma luta é treinar bastante, buscar informações do oponente, aprender a cair, saber receber golpes do adversário e, por fim, atacar no momento certo. 

Entenda que, um investidor para saber usar o dinheiro de maneira inteligente não nasce do dia para a noite, nem mesmo é movido pela sorte. Os homens e mulheres de sucesso que conhecemos somente obtiveram êxito após aprenderem trabalhar com os seus capitais financeiros. 

Por que o smart money é importante?

Você já deve ter ouvido dizer que dinheiro não traz felicidade. Quem somos nós para julgar quem quiser acreditar nisso, não é verdade? No entanto, no mundo das finanças, dinheiro é a força vital dos negócios.  

Uma boa ideia, sem ação, com o tempo se tornará apenas um pensamento. Para colocar as nossas ideias em prática precisaremos pelo menos de investimento em materiais e mão de obra. E o provedor de tudo isso é o dinheiro.  

Certamente, você já viu histórias de empreendedores com grande capacidade de criação que elaboram soluções de valor, mas não vão adiante com seus projetos. Uma das razões disso é a falta de dinheiro e de conhecimento.

O dinheiro usado no momento, na quantidade, no produto e no serviço errado em vez de ajudar pode vir a atrapalhar tanto investidores quanto empreendedores. Esse é o chamado dinheiro burro ou dumb money. Ou seja, é investimento falho para ambos.

No ponto de vista do empreendedor, existem empresas que não têm maturidade para receber um grande aporte de capital. Pois, por exemplo, ainda não conta com capacidade para atender uma grande clientela advinda dos altos valores de dinheiro.

Já na perspectiva do investidor, que, se ao precipitar fizer uma escolha de uma empresa que não conta com características mínimas para crescimento é prejuízo na certa. Sendo assim, além de perder tempo perderá o seu valioso dinheiro.

Leia também: O que é o vale da morte para as startups?

O que identifica o investimento em smart money?

O smart money tem algumas peculiaridades que o diferencia dos outros tipos de investimento. Conheça algumas características do dinheiro inteligente:

  • volume;
  • valor;
  • fonte de informação.

Entenda cada uma dessas particularidades com mais detalhes. 

Volume

O volume de negócios do smart money é grande. Tanto que muitos costumam denominar os seus aportes como investimentos de atacado. Fazendo uma alusão ao comércio, os pequenos investidores são considerados como de varejo.

Os altos valores gerados pelos investimentos pela movimentação do smart money ajudam a aquecer o mercado. 

Valor 

Os valores das ações que os investidores inteligentes buscam já são conhecidos. Normalmente, eles já sabem quais são seus preços e em alguns casos não são atrativos para indivíduos menos experientes.

Fonte de informação

Os investidores da categoria smart money não investem por meio de fofocas e especulações. As suas fontes de informação são obtidas com dados gerados de comportamentos do mercado

Quem oferece smart money como investimento?

O smart money pode vir de várias fontes, sejam elas individuais, sejam coletivas. Ele pode vir por meio de plataformas ou fundos de investidores. Até mesmo o dinheiro do banco central quando é bem direcionado e apoia o mercado pode ser considerado inteligente.

Porém, devido às exigências legais, o dinheiro dos bancos centrais ou públicos precisam atender determinadas legislações que os torna inviáveis para as empresas pela burocracia.

Com isso, o excesso de documentação exigido por essas instituições atrasa e dificulta os investimentos.

Sabemos que o jargão que diz “tempo é dinheiro”, principalmente, no mundo das startups é um axioma que é quase um dogma. Empresas de inovação e tecnologia não podem demorar nas suas jornadas, pois podem ser engolidas pela concorrência e se tornarem obsoletas. 

Como o smart money ajuda no crescimento das startups?

Já falamos que o dinheiro é a força vital dos negócios. Afinal, as startups para crescerem precisam de capital e de apoio técnico. Ou seja, precisam de pessoas que também as ensine a escalar. 

O smart money, além do valor do capital, agrega valor para empresas de tecnologia e inovação. A experiência dos investidores somada ao dinheiro é que faz as empresas alavancarem e conquistarem os objetivos de expansão no mercado.

Quando um empreendedor resolve apostar em uma determinada empresa ele ajuda os empreendedores a enxergar o que os outros não enxergam. Isso quer dizer que os fundadores recebem inspiração. 

O smart money dá muitas dicas para os empreendedores. Demonstra, por exemplo, que um grande negócio pode ser enxuto e nem sempre são aqueles com grandes espaços físicos e dezenas de salas e galpões. 

O empreendedor aprende que uma empresa bem-sucedida é aquela que acompanha a evolução do mercado. Além disso, é aquela que oferece valor e entrega os melhores produtos, serviços e soluções para o maior número de consumidores. 

O que os investidores smart money procuram nas startups?

Quando os investidores do dinheiro inteligente procuram por empresas com potencial de crescimento, eles analisam alguns parâmetros antes de providenciarem os seus contratos e aportes. 

Conheça quais são as essas métricas, pois elas são importantes para quem investe e para quem empreende.

  • liquidez patrimonial;
  • margem bruta;
  • índice churn;
  • churn receita;
  • aquisição de clientes;
  • receita líquida por funcionários.

Entenda o que significam essas métricas de investimento.

Liquidez patrimonial

A liquidez patrimonial é o dinheiro que o empreendimento tem em caixa. Esse é um dado que demonstra o capital que a empresa tem no momento para arcar com compromissos atuais e futuros. Quando é positivo indica a eficiência da administração do empreendedor. 

Margem bruta

A margem bruta é um valor em percentual que demonstra a relação entre a receita e o custo dos produtos vendidos pelo empreendimento. Sendo assim, ela entrega para o investidor a lucratividade da empresa.

Churn rate

Churn rate é o termo utilizado para identificar a quantidade em porcentagem dos clientes que uma empresa perde em determinado período. Esse cálculo demonstra a evasão de consumidores independentemente dos motivos, sejam voluntários ou involuntários. 

Churn receita

O churn receita também conhecido com MRR churn (Monthly Recurring Revenue) é a receita recorrente que considera os clientes que cancelaram os serviços. Nesse caso, o avaliador da métrica tem acesso ao valor em dinheiro. 

Custo de aquisição de clientes

O custo de aquisição de cliente também conhecido por suas iniciais “CAC”, é um parâmetro que determina quanto a empresa investe para atrair novos consumidores. Esse valor não deve ser tão elevado de maneira que sacrifique a própria sobrevivência da instituição.

Receita líquida por funcionários

A receita líquida por funcionários indica a relação entre a receita líquida e a quantidade de funcionários. A análise desse cálculo serve para informar qual é o impacto dos colaboradores no faturamento do empreendimento. 

Essas métricas não precisam estar todas com os seus índices alinhados em seus melhores patamares. Elas servem de orientação para o investidor smart money. E mesmo não estando ideais não impedem os investidores apostarem no negócio. 

Saiba também que se um investidor ou um fundo rejeita uma empresa, isso não quer dizer que ela esteja apta para receber smart money. Isso porque alguns investidores estipulam faixas de capital e parâmetros para as suas aplicações. 

Além disso, alguns investidores preferem empresas do segmento em que eles já atuaram como empresários. Portanto, você que é empreendedor, se receber alguns “nãos” não desista, certamente, no momento certo encontrará o investimento adequado.

Como aproveitar o smart money ofertado ao empreendedor

O empreendedor deve aproveitar ao máximo tudo que um investidor de smart money puder lhe oferecer. Fazendo uma analogia podemos dizer que ele deve fazer igual a um vampiro e sugar todo o sangue que puder. Esclarecendo que o sangue é o conhecimento. 

Veja o que o empreendedor pode extrair do investidor além do capital smart money.

  • mentoria;
  • networking;
  • visibilidade;

Entenda como aproveitar cada uma dessas colaborações.

Mentoria

A mentoria conforme os dicionários é a orientação dada por um mentor. Grande parte dos investidores são profissionais de sucesso no mercado. Portanto, podemos compará-los aos professores de disciplinas práticas. 

Dessa maneira os investidores já passaram por muitas experiências em suas vidas. Sendo assim são capacitados para auxiliar e aconselhar os empreendedores em suas tomadas de decisão. Eles são preparados para dizer o “como fazer”.

Considere que os investidores da modalidade smart money nem sempre vão passar o dia a dia dentro da empresa. No entanto, o empreendedor poderá sempre contar com os seus apoios.

Networking

O networking é a rede de relacionamentos. Como os investidores são indivíduos com experiência no mercado, as suas agendas são bem extensas. Sendo assim, o empreendedor terá acesso a muitos contatos no mercado financeiro e empresarial.

Visibilidade

Quando um investidor de smart money investe em uma empresa, por mais que ele seja discreto, um ou outro acaba sabendo e espalha a notícia. Isso dá ao empreendimento uma visibilidade positiva. O empreendedor ganha, pois isso acaba sendo um marketing gratuito. 

Saiba que, quando empreendedores de sucesso investem em uma empresa, eles acabam atraindo outros. Essa atração aumenta os investimentos, expõe o empreendimento e atrai fornecedores e consumidores.

Como deve ser feito o contrato de investimento smart money?

Em se tratando de investimento, o que for combinado deve ser colocado em papel. Ou seja, tudo precisa ser previamente combinado, entendido e assinado. Fazendo isso, serão evitados desconfortos e possíveis ações judiciais e desgastes. 

Investidores e empreendedores devem celebrar uma negociação que seja justa para ambos. Sendo assim, as duas partes devem ser transparentes e ter ciência de suas responsabilidades. 

Por exemplo, se o investidor pode propor um prazo para a empresa obter determinados resultados. Caso os objetivos não sejam atingidos o empreendedor pode combinar em pagar juros abaixo do mercado como se fosse um empréstimo.

Caso o empreendedor não esteja seguro se poderá arcar com o empréstimo ele pode oferecer participação societária para o investidor nas próximas rodadas. Esse contrato é muito utilizado e se chama mútuo conversível. 

A vantagem dos contratos entre investidores smart money e os empreendedores é a pouca burocracia. Os seus acordos não precisam ser avaliados por instituições de análise de crédito e órgãos reguladores. 

Uma boa dica para quem quer entender melhor da legislação que regulamenta os investimentos é acessar a Comissão de Valores Imobiliários. A CVM é vinculada ao Ministério da Economia, ela tem o objetivo de fiscalizar, normatizar, disciplinar e desenvolver o mercado de valores.

Como as startups são empresas de inovação e estão presentes em todos os ramos de negócio, não existe um contrato pronto na gaveta. O ideal é que cada projeto seja tratado de acordo com as suas particularidades. 

Portanto, de um modo geral, dadas as devidas proporções, dinheiro tem em todo lugar. Mas, o verdadeiro smart money não é encontrado em qualquer acordo entre uma startup ou um investidor. 

Dessa maneira, lembre-se sempre deste nosso guia smart money. Seja quando estiver querendo investir ou se estiver procurando dinheiro inteligente aliado a estratégias eficazes.

Continue com a gente. Além do blog você pode nos encontrar e seguir nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn. Até breve!