Guia para mentor de startup: confira tudo!

Você sabe o que é mentor de startup? Confira no blog um guia completo para que você entenda tudo sobre o assunto.

A figura de um mentor de startup não é obrigatória, mas ela é fundamental importância para encurtar a jornada dos empreendedores iniciantes e evitar que erros graves sejam cometidos

É desafiante estruturar uma ideia de negócio, principalmente quando se trata de startup, pois não há tantos modelos no mercado para se espelhar. As chances de falha no início da jornada ao desenvolver o negócio a base de tentativa e erro são enormes e podem ser fatais para a startup.

Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da Fundação Dom Cabral, uma a cada quatro startups encerra suas atividades no primeiro ano de funcionamento. Outras 50% fecham em até quatro anos. Quando observados os motivos, a falta de experiência é uma das principais causas.

Por essa razão que, além do aporte financeiro, uma startup precisa contar com um mentor de startup para alcançar o sucesso que deseja.

Mas você sabe o que é um mentor? Qual o papel dele e quais as características que uma pessoa deve dispor para se tornar um mentor? Veja essas e demais informações através deste guia, em que selecionamos dados cruciais acerca do assunto. Confira!

O que é mentor de startup?

O mentor de startup é um profissional experiente no mercado que utiliza de suas vivências, seus conhecimentos, suas perspectivas e visão para auxiliar um profissional mais novo a progredir na carreira.

Esse termo “mentor” veio do grego e na época de seu surgimento era utilizado para referir-se a figura mística de Mentor, um amigo e conselheiro de Telêmaco, pois ele era sempre chamado quando o pai de Telêmaco estava ausente. Naquele tempo, a figura paterna que dava conselhos aos filhos, na falta dela, tomava o lugar, neste caso, o Mentor.

A partir de então, o termo passou a ser usado para se referir a alguém que compartilhava sua experiência e sabedoria com demais pessoas consideradas menos experientes nos assuntos abordados.

Outros grandes nomes na história tiveram seus mentores, o mentor de Alexandre, o Grande, foi Aristóteles, enquanto o de Martin Luther King foi Gandhi e o de Jim Collins foi Peter Drucker.

Em outras palavras, pode-se dizer então que o mentor é aquele que direciona o mentorado a tomar decisões sábias nas mais diversas áreas da vida e, assim, conquistar o sucesso objetivado de forma mais rápida e evitando erros.

Há diversos tipos de mentores, o mentor de startup é um profissional que escolhe compartilhar seus entendimentos de vida pessoal e profissional para o âmbito profissional, mais especificamente para as pessoas que querem ingressar na área de tecnologia.

O que um mentor de startup faz?

O mentor se utiliza das suas experiências e de seu conhecimento de mundo para compartilhar com profissionais iniciantes lições valiosas e, assim, encurtar a jornada de sucesso dele.

Esse processo de compartilhar experiência e conhecimento de mundo é feito através do que se chama mentoring – no português mentoria – e pode ser realizado tanto individualmente como em grupo, contemplando a equipe da startup, que geralmente é bastante enxuta.

Então, o profissional mentor – que dispõe de expertise em uma área específica – dá suporte a outro com menos experiência através de insights, reflexões, partilha de experiências, conhecimentos, redes de contato e tudo o mais que o profissional necessita para criar e desenvolver a startup.

Mais especificamente, um mentor de startup dispõe de 4 funções importantes:

1. Dar conselhos

Bagagem profissional e pessoal são valiosas quando o assunto é criar e gerir uma startup, o que, na maioria das vezes, os profissionais novatos não possuem muito. Ter alguém a quem fazer perguntas, dispor de orientação é fundamental nesse processo.

2. Levar uma perspectiva de fora

Um mentor é capaz de analisar situações e problemas com uma perspectiva diferente da qual os demais profissionais da startup certamente terão. Levar uma perspectiva diferente pode contribuir ainda mais para a resolução ou decisão de algo importante.

3. Expandir a rede de contatos

Ter uma rede de contatos é essencial para que o negócio que está sendo desenvolvido alcance maior sucesso. Isso porque quanto mais pessoas você conhece, maior é a probabilidade de encontrar alguém que consiga ajudar a resolver alguma problemática do negócio.

4. Conhecer métodos e estratégias

Por dispor de experiência no mercado, o mentor consegue compartilhar novas estratégias e métodos para os profissionais que estão adentrando agora no ambiente de trabalho. Esses conhecimentos poderão ser usados não somente para o desenvolvimento da startup, mas para qualquer outra circunstância ligada ao âmbito profissional.

A importância de um mentor

Como já dito por aqui, o mentor, geralmente, é um profissional experiente na sua área de trabalho que deseja investir parte do seu tempo e compartilhar seu entendimento para orientar um profissional ou uma empresa iniciante.

Por conta do seu conhecimento e entendimento que possui, o mentor pode mostrar atalhos e soluções que o mentorado ou a startup até então não havia considerado. Assim, o mentor assume o papel de apontar decisões diferentes e caminhos alternativos que até mesmo possam antecipar resultados.

Toda startup precisa de mentor?

Não é uma regra que determine que toda startup precisa de mentor. Mas como já comentado por aqui, o papel do mentor é encurtar a jornada dos profissionais e nessa área de tecnologia o tempo conta muito.

Isso porque assim como um profissional teve certa ideia, outro também pode ter, a lançando antes no mercado e, assim, conquistando maior vantagem competitiva.

Leia também: Mentoria de startups e mentores: conheça tudo o que precisa!

Motivos para ser um mentor

Apesar de ser uma tarefa desafiadora, o mentor, de startup mais precisamente, contribui para que ideias inovadoras saiam do papel. Ele, portanto, pode ser um dos principais agentes que estejam cooperando para lançar uma ideia disruptiva no mercado e com isso ajudar na evolução da sociedade.

Além disso, o mentor tem a oportunidade de lapidar talentos, de modo a prepará-los para as exigências do mercado. Contribuir com o crescimento de alguém é a principal motivação de um mentor.

Mas o processo não só irá contribuir com a qualificação dos mentorados como do próprio mentor, que possuirá a oportunidade de aumentar a sua satisfação com a carreira que desempenha. Além disso, ele terá maior recompensa pessoal e mais, porque não, conhecimento.

A partir do momento que se acredita que todo mundo tem algo a ensinar a alguém, mesmo os profissionais da startup sendo considerados novos no universo profissional, eles podem contribuir de alguma forma com a melhora do mentor como pessoa ou como profissional.

Agora você sabe o que é mentor, qual o papel dele e conhece diversos motivos que fazem dessa oportunidade algo tão agregador para o mundo e para as pessoas. O próximo passo é entender quais aspectos são determinantes para se transformar em um mentor. Assim, se tiver interesse sobre, então já estará munido das informações que precisa para começar.

Como ser um mentor de startups?

Qualquer pessoa pode ser mentor: um chefe, um colega, um professor ou mesmo um familiar, como um pai ou uma avó.

Mas quando voltado para os negócios – mais especificamente para as startups –, o mentor geralmente é um profissional que possui anos de carreira na área que atua, assim como longa formação, contabilizando no seu currículo cursos livres, graduação, pós-graduação e até mesmo mestrado e doutorado.

Além de conhecimentos técnicos, ele também conta com competências comportamentais essenciais para que o processo de mentoria ocorra, como ética, liderança, motivação e trabalho em equipe.

Em linhas gerais, o mentor de startup precisa dispor de:

  • Habilidade de ouvir e comunicar;
  • Paciência;
  • Expertise sobre o segmento empresarial da startup ou sobre alguma questão que seja útil para o mentorado;
  • Ética;
  • Curiosidade;
  • Generosidade;
  • Coragem;
  • Interesse genuíno para com o mentorado e o processo de mentoring;
  • Vontade de ensinar;
  • Interesse em compartilhar o que sabe, sobre suas vivências e experiências;
  • Capacidade para motivar e instigar o mentorado a dar o máximo de si e a atingir seus objetivos e metas traçadas.
  • Conhecimento para dar bons feedbacks;
  • Compreensão quanto ao seu papel no processo;
  • Objetividade;
  • Facilidade no processo de criação de confiança;
  • Honestidade;
  • Resiliência;
  • Interesse pelos processos;
  • Tempo para o mentorado.

Como geralmente os profissionais de startup são encontrados?

Identificadas as características que deve dispor para se tornar um mentor, em seguida é importante que compreenda como estar disponível para os profissionais que estejam em busca de um profissional assim.

Eventos

Eventos que possibilitam a mediação de mentores e mentoras é uma excelente alternativa para encontrar profissionais que querem passar pela mentoring. Podem ser eventos específicos sobre mentoria ou mesmo eventos ligados a área de objetivo, neste caso eventos sobre tecnologia, empreendedorismo e startup, por exemplo.

Rede de contato

Colegas de trabalho podem conhecer oportunidades que estejam relacionadas à área de empreendedorismo, jovens empreendedores, tecnologia e startups. Portanto, eles podem indicar pessoas que conseguem te inserir nesse universo de mentoria.

Entre em contato com faculdades e universidades

Quase todas as faculdades possuem programas para incentivar o empreendedorismo, fornecendo palestras ou mesmo tendo um núcleo de aceleração de negócios. Por isso, entrar em contato com instituições de ensino superior é uma maneira para disponibilizar seus conhecimentos para jovens profissionais e empreendedores.

Aposte no LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social profissional criada justamente com o objetivo de facilitar o processo de networking. Nessa plataforma há milhares de pessoas cadastradas com vários objetivos profissionais, inclusive que visam o aporte de um mentor para desenvolver a sua startup.

Procure empresas especializadas

Há empresas que têm como foco justamente este, o de fazer a mediação entre mentores e mentorados.

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