A cada ano surgem novas startups com ideias inovadoras e com grande potencial para alcançar o sucesso no mercado em pouco tempo. No entanto, no empreendedorismo não basta apenas ter boas ideias, é preciso impulsioná-las com auxílio financeiro e profissional de aceleradoras no Brasil.
Nesse sentido, as aceleradoras são consideradas imprescindíveis para a estruturação de novos negócios, ajudando a superar os desafios e adversidades iniciais – um aporte que promove o crescimento acelerado e aumenta as possibilidades de sucesso de uma startup.
Neste post, você vai ver quais são as 5 principais aceleradoras no Brasil e um panorama sobre a atuação dessas empresas em relação ao mercado brasileiro. Continue a leitura e confira informações relevantes para entender mais sobre um assunto importante para investidores e empreendedores!
Afinal, o que são as aceleradoras no Brasil
As startups são modalidades de negócios inovadores e modernos, que se destacam pela rápida aceitação no mercado e potencial para a escalabilidade. Esses negócios, geralmente, utilizam a tecnologia e conectividade para criar soluções práticas e que superem as expectativas dos consumidores.
Nesse contexto é que surgem as aceleradoras, pois são empresas que têm o objetivo de contribuir com o desenvolvimento de startups em fase embrionária. Ou seja, realizam investimentos e realizam mentorias para direcionar as startups para um crescimento mais rápido.
Normalmente, as aceleradoras divulgam programas para captar empresas, lançando editais para que as startups interessadas em aportes se inscrevam. Assim, as informações são filtradas pela aceleradora que define as melhores startups para investir e impulsionar a lucratividade.
Portanto, as aceleradoras no Brasil são muito importantes para a evolução da economia nacional, fornecendo aporte para ideias inovadoras. É uma prática de sucesso, que já demonstrou exemplos sólidos de sucesso no Brasil e no mundo.
O papel das aceleradoras em uma startup
As aceleradoras foram conceitos criados nos Estados Unidos nos anos 90 e começaram a ganhar maior destaque a partir do ano 2005. Com a grande evolução das startups nos últimos anos, as aceleradoras se tornaram essenciais para o mercado.
Sendo assim, o principal papel das aceleradoras é realizar o aporte de capital e conduzir a empresa até a consolidação no mercado. Em outras palavras, direcionar a startup até que ela alcance o equilíbrio financeiro, apresentando resultados satisfatórios.
Pode-se dizer, que as aceleradoras são empresas que contam com profissionais experientes e qualificados para desenvolver programas e um conjunto de ações capazes de lançar ideias inovadoras no mercado, impulsionando a inovação e a economia nacional.
Dica: Confira 3 estratégias de growth hacking para startups!
4 principais aceleradoras de startups no Brasil
Apesar dos períodos de instabilidades e crises que frequentemente acometem a economia brasileira, o país conta com muitas ideias e negócios inovadores. Com isso, diversas startups surgem com serviços e produtos de qualidade e com grande potencial.
Sendo assim, é um mercado aquecido para as aceleradoras, que desenvolvem programas para identificar melhores negócios e lançar novas soluções para os clientes, o que representa uma grande tendência para os negócios do futuro.
Veja quais são as principais aceleradoras no Brasil!
1. Startup Farm
Fundada em 2011 em São Paulo, a Startup Farm é considerada uma das aceleradoras mais influentes da América Latina e uma das mais ativas no Brasil. A empresa já realizou mais de 20 edições do programa de aceleração, que reuniu centenas de startups participantes.
Um dos grandes diferenciais da Startup Farm é a busca ampla por empresas inovadoras, ou seja, podem participar do programa de aceleração startups de todos os segmentos e níveis de desenvolvimento, desde que utilizem a tecnologia para propor soluções inteligentes para os clientes.
As empresas aceleradas pela Startup Farm estão presentes em mais de 100 países, com valor agregado de R$ 3,3 Bilhões em número superior a 250 empresas. Dessa forma, já foram captados mais de US$ 100 milhões de investimentos em Venture Capital nas startups, além de ampla rede de investidores e mentores.
2. Tropos Lab
A Tropos Lab é uma aceleradora que atua tanto na aceleração das startups, com programas públicos e privados, quanto na educação para empresas que desejam aperfeiçoar a equipe sobre o empreendedorismo e alcançar a inovação nos serviços.
Nesse sentido, a Tropos Lab é considerada uma das primeiras aceleradoras do Brasil, fundada em 2002 pela Fundação Instituto Inovação, que teve o objetivo inicial de levar ao mercado ideias inovadoras e tecnologias desenvolvidas por centros de pesquisas e universidades.
Com o passar dos anos, a empresa ampliou as atividades e iniciou a atuação com os investimentos em startups por meio da Inseed Investimentos. Atualmente, é uma das aceleradoras mais procuradas pelas startups que desejam ter mentoria especializada e aporte de capital.
3. ACE
Fundada em 2012 como Aceleratech, a ACE também é uma das maiores aceleradoras do Brasil e já conquistou prêmios significativos, como a de melhor aceleradora de startups do Brasil e da América Latina, sendo responsável pela aceleração de mais de 100 negócios.
O objetivo principal da ACE é fornecer uma base de qualidade para o desenvolvimento de uma empresa, com apoio de parceiros, mentores e participação em eventos. Além de contribuir com o aporte de capital e auxílio para direcionar as ações, buscando o sucesso de uma forma mais eficiente.
A ACE também atua com empresas em fase de validação, ou seja, quando a startup não recebe mais aportes financeiros, mas pode continuar com acesso a estrutura ofertada pela aceleradora, e assim, seguir com apoio especializado para melhorar a performance e posicionamento no mercado.
4. Artemisia
A Artemisia é uma aceleradora conhecida por ter objetivos específicos, pois buscam negócios que tenham soluções que beneficiam as questões sociais. Ou seja, startups que desenvolvem soluções que possam contribuir para gerar a transformação da sociedade.
Dessa forma, a empresa investe e acelera startups que atuam no desenvolvimento de produtos ou serviços que beneficiam a população mais vulnerável. Uma ideia interessante para impulsionar a economia e a qualidade de vida de quem mais precisa.
A Artemisia já acelerou mais de 500 negócios e com mais de 180 startups fazendo parte dos programas de aceleração. Portanto, é uma excelente alternativa para empresas inovadoras e que atuam com projetos que tenham impactos sociais.
5. Cesar Labs
Sediada em Recife, a Cesar Labs é um centro privado de inovação que busca negócios e empreendimentos com tecnologias avançadas. As startups aceleradas pela empresa tem acesso a aporte de capital, infraestrutura e mentoria para impulsionar o desenvolvimento do negócio.
Diante disso, os programas de aceleração oferecidos pela Cesar Labs são ideais para startups que desenvolvem softwares ou hardwares, independentemente do segmento. A empresa oferece uma equipe multidisciplinar e especialista para orientar novos negócios no segmento da tecnologia.
Os fatores que determinam a eficácia de uma aceleradora
As aceleradoras oferecem programas de aceleração com características para buscar determinados tipos de negócios, com isso, algumas se destacam pela mentoria eficiente e infraestrutura, já outras pelo apoio financeiro mais significativo.
Por esse motivo, os objetivos e estágio de maturidade da startup podem direcionar para os programas de aceleração mais apropriados para o negócio. Ou seja, é preciso avaliar os serviços oferecidos pela aceleradora e as possibilidades que a parceria pode oferecer para o desenvolvimento do negócio.
Na maioria das ocasiões, a startup tem o apoio da aceleradora por até um ano, recebendo um aporte de capital pequeno, além da mentoria. Com isso, antes de se inscrever em programas de aceleração, é fundamental avaliar todos os aspectos sobre a aceleradora, e se realmente ela oferece recursos para uma parceria de sucesso.
Dica: Entenda como a inovação disruptiva impacta as startups
O panorama das aceleradoras no Brasil
O empreendedorismo brasileiro está em constante crescimento, especialmente dos setores que exploram as novas tecnologias para criar inovações. É uma evolução que está transformando o mercado e despertando a atenção das universidades, Governo e empresas.
Nesse sentido, mesmo com períodos recorrentes de instabilidades, o mercado nacional é um terreno fértil para as aceleradoras, que encontram negócios promissores e soluções cada vez mais modernas e com alto potencial de crescimento.
Segundo pesquisa realizada pela GVcepe em parceria com o GVcenn, em 2016 o Brasil contava com 40 aceleradoras de startups em atividade. Com aquela perspectiva, já eram aproximadamente 1100 negócios acelerados e atuando no mercado.
Com o passar dos anos esse segmento evoluiu ainda mais, impulsionando empresas que conquistaram o sucesso no mercado em um prazo reduzido. Ou seja, muitas startups que se consolidaram no mercado já contaram com o aporte financeiro e mentoria de uma aceleradora.
Outro ponto relevante das aceleradoras no Brasil são os distintos conceitos, metodologias e ferramentas utilizadas para seleção das startups. Cada empresa tem programas de aceleração que exigem pontos específicos para a startup ser elegível, uma estratégia eficiente para filtrar as qualidades e embasar as decisões.
Como você pode perceber neste artigo, as aceleradoras no Brasil têm o foco em ideias inovadoras para impulsionar startups e contribuir com o sucesso. Portanto, participar de programas de aceleração é uma alternativa viável para reduzir o caminho até a estabilidade, conquistando um lugar significativo no mercado.
Gostou do post? Se você deseja ver conteúdos relevantes e aperfeiçoar seus conhecimentos sobre o mundo dos negócios sempre que quiser, não perca tempo! Assine nossa newsletter e receba informações exclusivas diretamente no seu e-mail!