Certas características são indispensáveis para o sucesso de uma ideia de negócio inovador e você deve saber quais são para não perder tempo com algo que não dará retorno
Cada um de nós já teve ao menos uma ideia para transformar o mercado – um produto, um serviço ou mesmo uma tese. Acontece que enquanto a maioria guarda esse pensamento, outros acreditam nela e resolvem colocar em prática. É assim que nascem as empresas.
Para se ter uma ideia, segundo os dados do Serasa Experian, são criadas aproximadamente 1,7 milhão de empresas no Brasil todos os anos. Essas corporações são resultados da decisão de pessoas que decidiram levar para frente a ideia que obteve.
Apesar desse número expressivo que, inclusive, coloca o Brasil como um dos países que mais têm empreendedores no mundo, existe outra marca não tão positiva que o país também se encontra. De acordo com o IBGE, aproximadamente 50% dessas organizações encerram suas atividades antes de completarem 3 anos de existência.
São vários os motivos que ocasionam o encerramento dessas marcas: ausência de aporte financeiro, falta de informação e falta de pesquisa de mercado para saber se a ideia de fato é promissora são os três principais deles.
Para te ajudar a aumentar as chances de sucesso de investir em um negócio promissor e inovador, decidimos compartilhar neste artigo algumas informações preciosas que precisa saber. Confira!
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O que são ideias inovadoras?
Ideias inovadoras são definidas como soluções de problemas atuais e antigos desenvolvidas de maneira criativa e prática. Uma das principais características de uma ideia inovadora é atender a necessidade existente, mas que o público ainda não tenha percebido a importância daquele produto ou serviço.
Para que isso seja possível, a ideia inovadora do produto ou serviço precisa:
- Melhorar a vida das pessoas: a ideia de produto ou serviço para ser considerada inovadora primeiramente deve melhorar a sociedade, ou seja, ela precisa ser benéfica para todos os envolvidos.
- O produto gera transformação: a inovação está diretamente conectada a causas da sociedade e do planeta. Quanto mais engajada a ideia de negócio estiver com causas sociais e ambientais, mais relevante ela será.
- O produto gera valor ilimitado: O produto ou serviço inovador é aquele que soluciona um problema real das pessoas, gerando valor ilimitado a elas.
Qual é o significado de inovação?
A palavra “inovar” no dicionário quer dizer “tornar algo novo; introduzir uma novidade”. Ao levar essa definição para o âmbito do empreendedorismo, bem como do mundo das startups, pode-se dizer que uma empresa inovadora é aquela que dispõe de um produto ou serviço nunca apresentado ao mercado antes.
Portanto, cabe dizer que inovar é identificar uma necessidade que até então não tem sido solucionada por nenhuma empresa existente no mercado. Sendo necessário a capacidade de observação e criatividade para analisar o mercado que deseja explorar e identificar possíveis potenciais.
O que deve ser avaliado?
Existem algumas perguntas bem simples que você pode responder para identificar se a ideia de fato tem potencial, ou seja, é inovadora. Veja a seguir quais são elas.
- A ideia soluciona um problema bastante recorrente na sociedade e que ainda não há soluções eficientes?
- A ideia pode ser considerada uma alternativa diferente de resolver o problema?
- As dúvidas com relação à ideia podem ser sanadas através de um estudo de mercado?
- A ideia promove um modelo de negócio sólido?
- A ideia consegue gerar receita?
Todas essas perguntas precisam ser respondidas com “sim” para que se possa considerar a ideia inovadora e com viabilidade de ser inserida no mercado.
Mas, é claro que este questionário não deve ser respondido sem respaldo em dados concretos e confiáveis, é preciso estudar o mercado para validar essas informações.
Portanto, para responder o questionário anterior, é preciso fazer um estudo a fundo sobre o nicho que a possível ideia inovadora está inserida.
Ferramentas que podem validar a ideia de negócio
Confira a seguir quais são as ferramentas muito utilizadas no âmbito do empreendedorismo para analisar a viabilidade de um negócio e se ela de fato é inovadora.
Análise SWOT
SWOT é uma sigla utilizada para referir-se a strenghts (forças), weaknesses (fraquezas), opportunities (oportunidades) e threats (ameaças). A ferramenta de análise SWOT serve para analisar o âmbito interno, que são as forças e fraquezas da ideia, e o ambiente externo, que são as oportunidades e ameaças.
A partir da observação dessas 4 características, você conseguirá dispor de uma visão ampla do mercado e, assim, traçar um plano efetivo para entender se determinada ideia é inovadora e, se sim, começar a investir nela.
Benchmarking
Benchmarking é outra ferramenta elementar na hora de testar a viabilidade de um negócio inovador. No português compreendido como “comparação”, o objetivo da ferramenta é analisar o mercado e comparar o que já existe e está bem estabelecido com a ideia que deve ser implementada.
Portanto, através da ferramenta Benchmarking é possível analisar quais as qualidades que podem ser adaptadas na sua ideia, quais os erros que precisam ser evitados e o que ela pode entregar de diferente, pois só assim será considerada uma ideia inovadora.
Plano de negócios
Plano de negócio, também conhecido como plano empresarial, é um documento que detalha como uma empresa irá funcionar, especificando o objetivo do negócio e seus propósitos. Nele são apresentadas desde informações sobre o investimento financeiro que será preciso fazer até com relação à promoção do produto ou serviço (marketing).
É no plano de negócios que são estabelecidas as metas, os objetivos e as métricas que serão utilizadas para monitorar e avaliar os resultados do negócio quando ele sair do papel.
Tanto a análise SWOT quanto o Benchmarking são ferramentas geralmente usadas para criar o plano de negócio e analisar se a ideia de fato é viável, ou seja, se ela pode se transformar em um negócio inovador ou não.
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O que fazer para encontrar ideias inovadoras?
Criar um negócio lucrativo requer um longo processo criativo e, ainda, pode vir regado de muita falha inicialmente para que algo dê certo. Prova disso são histórias de pessoas e empreendedores de sucesso, como é o caso da autora J.K. Rowling e do empreendedor Walt Disney.
J.K. Rowling teve o manuscrito de Harry Potter rejeitado 12 vezes antes de ele ser aceito, publicado e virado o sucesso de hoje. Outro caso é o do Walt Disney que teve sua primeira empresa de animação falida, mas que tempos depois criou o Mickey Mouse e todo o império que se conhece hoje.
Então, de forma geral, para encontrar ideias inovadoras primeiro é preciso não limitar a imaginação e dar crédito para todas as ideias que surgirem, mesmo que a princípio alguma pareça inviável inicialmente. E, claro, não ter medo de falhar na escolha.
Mas confira algumas práticas que você pode implementar para organizar suas ideias e maximizar seu processo criativo:
Tenha uma lista de ideias
No mundo da criatividade, o processo de brainstorming é fundamental para a construção de algo novo porque ele ajuda a analisar tudo de diferentes pontos de vista.
Para o desenvolvimento de um negócio inovador é interessante desenvolver uma lista. Ela pode ser feita através de programas simples, como o Excel ou mesmo em um painel físico. O importante é implementar escritas, imagens inspiradoras e qualquer outro elemento que ajude a tornar a ideia mais palpável.
Encontre pessoas interessadas no mesmo nicho de mercado
As redes sociais são excelentes alternativas para encontrar pessoas interessadas no mesmo nicho de mercado que você. Essa estratégia deve ser utilizada para que se possa identificar problemas com produtos ou serviços atuais e encontrar possíveis necessidades que a priori não estão sendo sanadas.
Em grupos, o público-alvo está conversando entre si e não com empresas. Por lá, quase sempre há informações e percepções que raramente são compartilhadas com as organizações.
Análise os concorrentes
No processo de construção de uma ideia de negócio inovador é importante acompanhar os consumidores e monitorar os passos da concorrência, conhecendo o máximo que puder sobre o produto ou serviço que ele oferece.
É observando os produtos ou serviços já existentes, avaliando as gaps que eles dispõem que você poderá encontrar uma maneira de preencher uma lacuna do mercado e, assim, inovar com o que oferecer.
Um exemplo disso é a Netflix que comentou um o serviço de aluguel de mídia, mas diferente dos demais, a entrega era feita em casa, ou seja, o cliente não precisava ir até a locadora.
Depois disso, a empresa que poderia encerrar suas atividades como várias locadoras fizeram por causa do surgimento de novas tecnologias, acompanhou o mercado. Ela viu tamanha popularidade dos formatos digitais e as TVs por assinatura que disponibilizavam aluguel de filmes digitais e decidiu inovar mais uma vez e ser o que é hoje.
Mesmo nos dias atuais a empresa continua inovando. Mesmo com a existência de muitos streamings, a Netflix ainda se sobressai, isso porque a empresa ingressou em um novo nicho, começou a criar conteúdo original, sendo considerada uma das melhores nesse segmento.
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Acompanhe as tendências de mercado
Há uma série de plataformas digitais que você tem acesso diário e que podem te dar insights relevantes sobre o mercado e as tendências:
YouTube
Os vídeos populares da plataforma do YouTube são capazes de prever tendências de mercado, isso porque a rede dispõe de vários influenciadores digitais. Essas pessoas são consideradas formadoras de opinião, capazes de influenciar toda uma rede a consumir produtos e serviços.
Amazon
A empresa Amazon é considerada o maior e-commerce do mundo. A organização iniciou suas atividades vendendo livros e apesar de hoje vender de tudo, este é um dos principais produtos procurados pelos consumidores.
A plataforma inclusive dedica parte do seu site para mostrar aos usuários quais os livros mais populares do site e este dado é importante porque através dele você passa a identificar o que as pessoas estão procurando saber.
Google Trends
Maior buscador, o Google possui um espaço para mostrar o que as pessoas do mundo todo estão buscando saber. É o Google Trends. Através dele também é possível identificar o que seu público-alvo está interessado e utilizar dessas informações para melhorar um relacionamento, aperfeiçoar o produto ou serviço que oferece e ter outros insights para o seu possível negócio.
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