Marketing para startups: saiba como montar sua estratégia

O Marketing para startups foca no que é essencial para criar estratégias de crescimento rápido e consistente. Entenda melhor em nosso post sobre o tema!

O Marketing para startups é uma ótima oportunidade de alcançar mais pessoas e aumentar seu valor antes das rodadas de investimento. Os investidores anjo apoiam a estratégia fazendo buzz marketing.

Uma hora você pensará em Marketing para sua startup, independente do tamanho que ela tenha. E por que não começar agora? Existem diferentes estratégias que podem ser aplicadas, ajudando no alcance do público certo e no fortalecimento da marca. Até mesmo investidores anjo podem apoiar nesse momento.

O chamado buzz marketing, por exemplo, é excelente para startups que estão começando. Sendo o investidor anjo bem-conectado, basta uma simples postagem nas redes sociais. Isso é o suficiente para alertar todo o ecossistema sobre a sua existência.

Porém, qual o momento certo de iniciar sua estratégia? Como montar um plano de Marketing para startup desde o início? Não tema, se essas são suas dúvidas, elas serão respondidas neste artigo.

Boa leitura!

Fundamentos do Marketing para startups

O Marketing para startups pode ajudar no reconhecimento da marca no mercado. Além disso, alcança o público ideal para testar seu produto e receber feedbacks. Conheça o básico dessa fórmula (nada) mágica para crescer!

O que é Marketing para startups?

O Marketing para startups é um conjunto de técnicas voltadas para o crescimento exponencial de brand awareness e notoriedade online. Essas táticas são ideais para negócios de inovação porque agregam valor e atraem investidores em potencial.

Que tipos de Marketing são mais usados pelas startups?

Existem várias estratégias de Marketing que já são consolidadas no mercado. Porém, algumas funcionam melhor para startups do que outras. Veja as principais utilizadas no ecossistema!

Marketing Digital

O Marketing Digital engloba uma série de estratégias que acontecem na internet. Trata-se de uma vertente bastante eficiente e flexível. Seus principais benefícios são:

  • vasto alcance de público;
  • custo baixo;
  • engajamento de clientes;
  • publicidade da marca;
  • geração de leads;
  • baseado em dados;
  • relatórios com métricas;
  • aumento da conversão.

Dentre as principais práticas do Marketing Digital temos o marketing de redes sociais. Além desse, podemos citar:

  • Marketing de Conteúdo;
  • e-mail marketing;
  • marketing de afiliados;
  • marketing para YouTube;
  • SEO (Search Engine Optimization);
  • marketing viral;
  • anúncios pagos por clique.

Growth Marketing

O Growth Marketing é um grupo de estratégias de crescimento rápido. Muito utilizado em startups, esse modelo ajuda a fazer testes baseado em dados. Assim, consegue corrigir gargalos e otimizar de maneira rápida os resultados. Também é muito associado ao termo growth hack.

Buzz Marketing

O Buzz Marketing é a propaganda “boca a boca”. Pode ser feita tanto por clientes quanto por parceiros. Muitos investidores anjo fazem buzz nas redes sociais e suas redes de investimento. Justamente porque são pessoas bem-conectadas e com notoriedade em seu meio.

Quais os 6 benefícios de uma estratégia de Marketing para startups?

Entenda algumas das vantagens trazidas ao implementar um plano específico para sua startup!

1. Ter mais tráfego no site

O Marketing Digital para startups ajuda a aumentar sua relevância e presença online. O motivo é que dispõe de diferentes canais baseados na internet. Isso facilita falar com diferentes pessoas em diferentes localidades. Se sua startup oferece um serviço virtual, por exemplo, pode atender o Brasil inteiro facilmente.

2. Aumentar reconhecimento da marca

Uma excelente maneira de tornar sua marca conhecida é iniciar uma vida digital para ela. Integrando as estratégias certas de Marketing para startup você consegue:

  • fidelizar seu público;
  • aumentar engajamento de usuários;
  • disseminar valores da marca;
  • educar consumidores sobre seu produto;
  • gerar valor para a marca.

3. Estabelecer credibilidade

Por meio do Marketing de Conteúdo é possível desenvolver uma base de informações de qualidade. Além de atrair tráfego para o blog, você estabelece sua marca como fonte de conhecimento para o público.

O Google aprimorou seu algoritmo a ponto de ler e entender cada palavra de um artigo. Assim, com a estratégia certa, e aplicação de boas práticas de SEO, é possível publicar artigos cada vez mais ricos e relevantes para seu público.

4. Atrair investidores

Um dos melhores resultados gerados pelo Marketing para startups é a atração de investidores anjo e demais capitais de investimento. Sua marca recebe notoriedade e é valorizada por todo o trabalho empregado nas estratégias.

Com feedbacks de clientes pode melhorar processos e produtos. Tudo isso aumenta o valuation e possibilita atingir altas metas nas rodadas de investimento.

5. Gerar leads qualificados

A geração de leads é muito importante para a qualificação de produtos. Além de impactar nas vendas, permite formar uma base de contatos para alimentação com e-mail marketing da startup. As principais características de seus serviços devem ser amplamente explicadas e disseminadas para seus consumidores.

6. Antecipar exposição

Se sua startup ainda não foi lançada, não se preocupe. Um dos benefícios do Marketing estratégico voltado para o ecossistema é gerar hype para a marca. Isso ajuda a preparar o mercado e público para seu branding, gerando curiosidade e novos seguidores. Evidentemente, também chamará atenção da concorrência e investidores para sua presença.

Dica: Confira tudo o que precisa saber sobre startups!

5 tendências do Marketing de startups em 2021

Agora que você já entende o básico do Marketing para startups, o que acha de conhecer algumas tendências que se destacam para o ano? Veja mais abaixo!

1. Aumento do SEO local e geolocalização

A geolocalização já não é uma novidade, porém, a tendência acabará por dominar marcas e usuários. Promoções, eventos e flash mobs digitais podem ser alavancados com uma hashtag e uma tag local nas redes sociais. Rapidamente você coloca o que quiser no mapa de outros usuários nas proximidades.

Saindo do mundo de social media, o Google Meu Negócio também ganha destaque com o SEO local. Basta ter um perfil para sua startup, é rápido e gratuito para fazer. Assim, fica fácil de:

  • dar notas para o atendimento, serviço ou produto;
  • saber endereço, horário de funcionamento e telefone de contato;
  • receber marcações e fotos de pessoas que passam no local;
  • ser encontrado mais fácil por quem faz buscas próximas à sua localização.

2. Prevalência da IA no Marketing para startups

A Inteligência Artificial pode fazer muito, principalmente se aliada ao Big Data e Machine Learning. Toda coleta de dados torna-se uma oportunidade de melhoria dos processos já existentes e também pode:

  • melhorar a comunicação;
  • analisar dados de clientes;
  • rastrear operações;
  • reduzir o trabalho repetitivo;
  • prever padrões de comportamento do consumidor.

3. Mais uso de buscas por voz e de conexões IoT

A Internet of Things (Internet das Coisas) é uma conexão que realmente integra a tecnologia computacional em nuvem ao dia a dia. Com um simples comando você consegue controlar as luzes e a porta da empresa.

Não é à toa que as buscas feitas por voz aumentaram. Com isso, o Google já prometeu que otimizará constantemente seus mecanismos de busca. Assim, poderá corresponder os resultados de maneira mais fiel à essa parcela de usuários.

O principal impacto estará no SEO e na forma como sua startup usa ele no Marketing de Conteúdo. Cada vez mais devemos nos comunicar para pessoas e menos para máquinas. Vale a pena revisar sua estratégia de blog nesse momento.

4. Preferência de propagandas em formato de vídeo

As pessoas já entenderam que os ads (ou anúncios) fazem parte da vida online. Por isso, elas preferem ver propagandas em vídeos curtos do que imagens e textos. A grande revolução disso é que as startups podem explorar o Marketing com essa possibilidade.

Uma estratégia bem desenvolvida e conectada permite inserir-se em diferentes nichos usando vídeos curtos. Você pode divulgar:

  • sua marca;
  • um lançamento;
  • um evento;
  • seu produto;
  • suas parcerias;
  • uma promoção.

5. Priorização da experiência do usuário

Outra tendência para 2021 no Marketing para startups é priorizar a experiência do consumidor. Seja ele quem consome seu conteúdo online, seja ele quem consome seu produto, é preciso entregar além. Uma boa forma de iniciar mudanças nesse sentido é integrar a comunicação.

Sua marca deve passar uma mesma mensagem em todos os canais de comunicação. Além disso, entregar o que o usuário deseja é uma ótima maneira de fidelizá-lo. Por consequência, também aumenta o engajamento com a marca.

Dica: Entenda como a inovação disruptiva impacta as startups

Passo a passo para sua estratégia de Marketing da startup

O que acha de começar seu plano de Marketing para startup agora mesmo? Abaixo damos o passo a passo necessário para colocar em prática tudo o que aprendeu em nosso artigo. Confira!

Passo 1: definindo a estratégia

Objetivos

Sua primeira ação deve estabelecer os objetivos que deseja atingir com sua estratégia de Marketing na sua startup. Você quer:

  • aumentar a brand awareness?
  • Engajar o público nas redes?
  • Mostrar sua marca no ecossistema?
  • Elevar o valor do seu produto?
  • Vender mais serviços/produtos?
  • Atrair novos clientes?
  • Fazer testes de produtos?

Seja qual for a meta que deseja atingir, ela deve ser definida agora mesmo. Com os olhos no alvo é que conseguiremos desenvolver nossos próximos passos e assim chegar onde desejamos.

Mercado

Entender o mercado a qual sua startup está entrando é uma ótima forma de começar sua estratégia de Marketing. É essencial entender se você entrega o que o público deseja. Sabia que muitas startups fecham as portas no primeiro ano?

O motivo é um: o produto proposto não tem mercado maduro o suficiente para oferecer demanda. Esse é um risco avaliado, inclusive, por investidores anjo na fase pré-seed de investimento.

Por isso, faça seu trabalho de casa e determine a força da sua concorrência, assim como as necessidades de demanda. Então, poderemos definir produtos, serviços e o público-alvo da sua estratégia de Marketing para startup.

Público

Agora já sabe onde quer chegar e como está o mercado no momento da sua “estreia”. Então, podemos entender quem será o público interessado em seu negócio. Aqui já podemos alinhar:

  • qual a mensagem que deseja transmitir?
  • Qual sua proposta?
  • O que o torna diferente?
  • Seu público é homogêneo ou heterogêneo?
  • Se heterogêneo, quantas e quais são as personas?
  • Quais os tamanhos de empresas que se encaixam no público-alvo?
  • Qual a classe social do público consumidor?

Assim, já conseguimos começar a desenhar outras necessidades para sua estratégia que veremos no próximo passo.

Orçamento

Com tudo o que temos em mãos até agora, podemos estimar um orçamento e partir para ação. Eventualmente será necessário alguns ajustes. Por isso, é muito importante seguir a estratégia e tentar alternativas para atingir os objetivos e diminuir o impacto no budget de Marketing da sua startup.

Passo 2: escolhendo os canais

Mídia online

A mídia online inclui todo canal de comunicação que se baseia na internet. Por isso é importante escolher com quais você vai trabalhar. Alguns deles, como site e blog, não são mais opcionais. Se sua startup quer marcar presença digital, ela precisa de um site. Fim de conversa.

Ter um domínio na internet representa fixar seu endereço online. É por lá que seu público orbita ao redor do seu produto. Por meio de um site, seus clientes podem:

  • saber quais produtos e serviços você disponibiliza;
  • conhecer quais são os meios de entrar em contato;
  • entender qual é sua política de troca e entrega;
  • se conectar com as redes sociais da marca;
  • indicar para amigos e conhecidos seus produtos.

Porém, não se atenha apenas ao site. A internet é grande o suficiente para que você ofereça uma variedade de canais de comunicação com seu público. Geralmente, as startups que iniciam seu Marketing investem em:

  • site corporativo;
  • blog ou portal de conteúdos;
  • redes sociais mais usadas por seus consumidores;
  • aplicativos de mensagens instantâneas;
  • conteúdos educativos e de entretenimento;
  • anúncios pagos;
  • social influencers.

Mídia offline

O Marketing tradicional, feito em mídias fora da internet, também são excelentes apostas. Sua startup pode pensar desde cartões de visita, até mesmo outdoors. Alguns dos meios mais utilizados são:

  • folhetos;
  • parcerias com comércios;
  • anúncios em jornais e revistas;
  • cartões-postais para ocasiões específicas.

E-mail

O e-mail corporativo é muito importante para centralizar sua comunicação pela internet. Além disso, é por ele que seus consumidores receberão novidades sobre seu blog e promoções de produtos. Porém, cuidado, tente personalizar suas mensagens eletrônicas e evite o spam.

Ademais, o e-mail marketing é uma excelente estratégia que pode ser aliada do Marketing de Conteúdo. É comum a entrega de um material rico, como planilhas ou e-books, em troca de dados para contato. Assim você desenvolve uma carteira de leads qualificados e segmentados.

Passo 3: medindo as métricas

Definição das KPIs

As KPIs (Key Performance Indicators, ou, Indicadores-chave de Desempenho) são dados quantificáveis que medem a qualidade de processos. Dessa forma podemos acompanhar melhor nossas metas e entender o que realmente funciona. Esses números também ajudam a melhorar os gargalos encontrados na operação.

Algumas das KPIs mais utilizadas no Marketing para startups são:

  • blog e site;
    • visitantes;
    • assinantes;
    • velocidade de carregamento;
    • ranqueamento SEO;
    • tempo de leitura;
    • backlinks;
  • canais online de venda;
    • assinaturas recorrentes;
    • cliques em ads;
    • total de leads e leads qualificados;
    • clientes efetivos;
    • atendimentos bem-sucedidos;
    • reclamações;
    • churn;
    • CAC – Customer Acquisition Cost;
    • CLV – Customer Lifetime Value;
  • redes sociais;
    • engajamento;
    • compartilhamento;
    • alcance;
    • seguidores;
  • gerais;
    • lucro de anúncios;
    • ROI – Return Over Investment;
    • taxa de conversão;
    • crescimento da presença digital;
    • conhecimento da marca;
    • fidelidade dos consumidores;
    • buzz digital.

Acompanhamento

Com suas métricas definidas, já podemos começar a acompanhar os primeiros resultados. Saiba que alguns podem demorar para surgir, como o ranqueamento orgânico de postagens de blogs. Além disso, a medição deve ocorrer de maneira periódica e consistente. Somente assim você conseguirá entender:

  • se sua estratégia está funcionando;
  • quais melhores dias e horários de postagens;
  • quais hashtags surtem mais efeito;
  • qual o tipo de conteúdo que seu público mais gosta;
  • o que gera mais engajamento;
  • entre outros.

Passo 4: aplicando melhorias

Testando novidades

Quando você se deparar com os primeiros resultados, é importante analisá-los para compreender melhor o cenário. Provavelmente serão necessários alguns ajustes na estratégia. É nessa hora que você pode testar mudanças e acompanhar novamente as KPIs para entender o resultado.

É importante que você mantenha tudo documentado para permitir uma timeline em sua estratégia. Com cada mudança tendo sua data de implementação e os resultados obtidos, você reconhecerá rapidamente o que ainda precisa de retoques.

Colhendo resultados

Os resultados de uma estratégia de Marketing para startup podem ser muitos. É preciso acompanhar seus relatórios e entender como está o desempenho do que foi planejado. Assim você perceberá facilmente que oportunidades surgiram e qual movimento executado que gerou seu surgimento.

O Marketing para startups fortalece seja qual for o objetivo que você deseja atingir. O momento certo de iniciar seu plano estratégico é agora. Lembre-se de separar aqueles elementos que são cruciais para você e mantenha o foco no que foi planejado. Também não deixe de medir seu desempenho.

Então, vamos começar logo sua estratégia de Marketing? Se tiver dúvidas, deixe um comentário no post que responderemos!