O número de startups e outros negócios com ideias inovadoras cresce a cada ano, criando novas oportunidades para investimentos promissores. Mas afinal, o que os investidores querem saber ao analisar uma empresa para fazer aplicações?
A tomada de decisão para investir o capital em uma empresa é um processo criterioso, que exige análises técnicas e um planejamento eficiente – um momento em que o investidor avalia todos os riscos, o mercado e a escalabilidade, para ter segurança e saber onde e quando fazer aplicações.
Nesse sentido, contar com aporte financeiro é imprescindível para uma empresa inovar e acelerar o crescimento no mercado, alcançando o sucesso. Pensando nisso, confira neste post 6 fatores que os investidores querem saber ao analisar uma empresa para fazer aplicações e saiba como facilitar o processo!
Por que é importante ter investidores na startup
O mercado é competitivo em todos os segmentos, e mesmo com ideias inovadoras, consolidar o negócio é uma tarefa complexa, principalmente nas etapas iniciais. Considerando esse fato, é preciso que os empreendedores tenham estratégias consistentes e apoio para superar os desafios.
Nesse contexto, contar com investimentos e investidores é a melhor alternativa para impulsionar a startup e ter recursos suficientes para direcionar as ações. Em outras palavras, consiste na oportunidade ideal para facilitar os processos, reduzir o tempo para alcançar os objetivos e ter apoio intelectual para o uso correto dos recursos.
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Principais tipos de investimentos para uma startup
Existem muitas formas para os investidores aplicarem capital em uma startup. Apesar de parecerem semelhantes, há diferenças substanciais que precisam ser compreendidas pelos empreendedores que desejam captar recursos no mercado.
Em outras palavras, entender o tipo de investimento e como eles podem influenciar o negócio é fundamental para se preparar para uma entrevista com um investidor. Além de saber como aprimorar a gestão interna e apresentar a ideia do negócio com eficiência, para ter os recursos necessários e impulsionar a empresa no mercado.
Veja quais são os principais tipos de investimentos para startups encontrados no mercado!
Investidor anjo
Os investidores anjo são pessoas físicas que investem o capital próprio em startups consideradas promissoras. Esses profissionais podem atuar de maneira individual ou juntamente com uma equipe e, geralmente, são especialistas e com expertise para reconhecer o potencial de crescimento e resultados de um negócio.
Além disso, os investidores anjo atuam como mentores e orientam a startup nas etapas iniciais, auxiliando a aplicar uma boa gestão e melhorar os resultados. Ou seja, são profissionais que além de fornecer o valor necessário para a startup crescer, ajudam os gestores a aplicar os recursos de maneira adequada.
Venture Capital
O Venture Capital, ou capital de risco como também é chamado, é um tipo de investimento focado em startups mais maduras, ou seja, empresas que já estão em atividade e apresentam um potencial de crescimento e rentabilidade já comprovados e em níveis estáveis.
Sendo assim, o objetivo desse investimento é impulsionar a startup para alcançar o nível máximo do seu potencial e se consolidar como referência no mercado. Nesse processo, os empreendedores recebem o capital em troca de participação acionária na startup.
Private Equity
O Private Equity é um investimento que também acontece em empresas em estágio mais avançado da trajetória, ou seja, já são consolidadas no mercado. Entretanto, é um tipo de aplicação com valores significativos e com objetivos mais expressivos.
Nesse tipo de processo, a empresa precisa apresentar um bom posicionamento de marca, resultados satisfatórios, bom faturamento e maturidade gerencial. Normalmente, os fundos provenientes desse mercado são os mesmos que acontecem com as fusões e aquisições empresariais.
Crowdfunding
Embora não seja muito conhecido e praticado no mundo dos negócios, o Crowdfunding é uma modalidade de investimento em que pessoas físicas aplicam recursos para ter acesso a benefícios ou prioridade em caso de lançamento de produtos.
Os valores envolvidos nessa modalidade de investimento, normalmente, são pequenos, de acordo com o tipo de negócio e características do negócio. Também podem ser gerenciados por uma plataforma, em que um conjunto de pessoas realizam o investimento.
6 fatores que os investidores querem saber ao analisar uma startup
Para ter investimentos significativos e promover a evolução da startup no mercado é preciso ir além de apresentar ideias inovadoras e possibilidades. Os empreendedores precisam demonstrar maturidade na gestão e diferenciais capazes de tornar o produto ou serviços relevante para o mercado.
Nesse sentido, os investidores precisam notar que o negócio é promissor, bem estruturado e com uma gestão eficiente para ter segurança e realizar os investimentos. Sendo assim, entender o que os investidores querem saber ao analisar uma empresa é primordial para se preparar.
Saiba quais os principais pontos analisados por todos os investidores antes de investir em um negócio!
1. Fator social e humano
Para os investidores, a proposta da startup deve ter o DNA dos fundadores, pois é um fator essencial para a motivação e dedicação com o negócio. Sendo assim, os investidores querem saber qual o propósito do projeto, como ele pode contribuir para a sociedade e a identificação emocional dos empreendedores com a startup.
2. Plano de negócios
O primeiro documento avaliado pelos investidores é o plano de negócios, que consiste em todas as estratégias, objetivos e informações relevantes sobre a empresa e o segmento de atuação no mercado, utilizado como uma identidade do negócio e direcionado às atividades.
Ao analisar um plano de negócios, os investidores procuram por ideias bem estruturadas e embasadas por análises criteriosas de todo o nicho de atuação. Ou seja, é preciso ter detalhes sólidos sobre o mercado e também sobre os seguintes fatores:
Dados gerais sobre a startup;
- análise de mercado;
- estratégias de marketing e aquisição de clientes;
- análise dos concorrentes diretos;
- plano operacional;
- cenários alternativos;
- pontos fortes e fracos;
- missão, visão e valores;
- ciclo de vida do produto ou serviço.
Além dessas informações, o plano de negócio da startup deve ser consistente e apresentar decisões baseadas em dados. Assim, os investidores vão sentir maior confiança para aplicar o capital e melhorar o desempenho da ideia no mercado.
3. Potencial de crescimento e escalabilidade
Todos os investidores estão interessados em multiplicar o patrimônio, por isso, um dos principais aspectos que avaliam é o potencial de crescimento da startup. Sendo assim, eles querem saber como é a perspectiva e estimativa de receitas a partir dos dados apresentados pelo mercado e outros indicadores.
A avaliação da escalabilidade da startup é uma etapa importante para conseguir investimentos com maior facilidade, pois auxilia os investidores a saber qual a previsão para ter retorno do capital, promovendo um planejamento financeiro mais eficiente.
Portanto, é preciso apresentar de forma minuciosa e clara todo o processo adotado para estimar as receitas e o potencial de crescimento no mercado – com dados realistas e obtidos por estudos e análise dos indicadores, de acordo com a maturidade da startup.
4. Posição em relação aos concorrentes
O estudo da concorrência é fundamental para o sucesso de qualquer empresa, principalmente das startups, que são modalidades inovadoras. Todos os anos surgem novas ideias, com isso, a competitividade pode se tornar tanto uma oportunidade de crescimento, quanto um risco considerável.
Dessa forma, os investidores precisam saber quem são os concorrentes, quais os produtos eles oferecem ao mercado e os diferenciais em relação a startup. Quando os empreendedores têm um bom mapeamento dos concorrentes, ele demonstra habilidades importantes sobre a avaliação de negócios.
5. Principais riscos do negócio
Os riscos que afetam uma empresa não são apenas os relacionados aos concorrentes. Diversos fatores internos e externos têm influência direta nos resultados e devem ser mapeados e conhecidos para direcionar as ações e evitar prejuízos sérios.
Nesse contexto, os investidores também precisam saber todos os riscos e ameaças que o negócio pode enfrentar, como:
- competitividade;
- alterações nas tecnologias;
- condições mercadológicas;
- possíveis crises econômicas;
- políticas governamentais;
- riscos financeiros;
- sazonalidade;
- disponibilidade de mão de obra especializada.
Diante disso, nas entrevistas com os investidores os gestores da startup devem apresentar uma análise de riscos abrangente, levantando tudo que possa interferir nos resultados a curto, médio e longo prazo, garantindo ainda mais segurança para a decisão de investimentos.
6. Quais são as vantagens competitivas
Quais são os diferenciais que destacam os produtos e serviços da startup dos concorrentes e o que torna atrativo para os clientes? Essas são perguntas comuns durante as reuniões com investidores e determinam o que a empresa tem para ganhar posicionamento de marca.
Por isso, a startup deve dar ênfase nos pontos que a tornam, de fato, inovadora e como pretende impactar o mercado com produtos ou serviços exclusivos. Pode-se dizer, que é um aspecto capaz de influenciar a decisão de um investidor, contribuindo inclusive para ter maior captação de recursos.
Dessa forma, os empreendedores precisam dar respostas consistentes, apresentando as propriedades intelectuais, inovação e capacidade de atingir o mercado-alvo com eficiência, e de maneira que se destaque dos concorrentes e atenda às necessidades dos clientes de forma surpreendente.
Toda startup que pretende conquistar uma fatia significativa do mercado com mais facilidade, deve priorizar a captação de recursos financeiros. Eles são capazes de impulsionar a ideia e reduzir o tempo para ter resultados satisfatórios.
Ciente disso, os investidores precisam encontrar características sólidas e uma boa gestão para ter segurança de que a startup é promissora. Sendo assim eles procuram por ideias inovadoras e gestores íntegros, perseverantes, que tenham capacidade de assumir riscos e bom potencial mental.
Ou seja, todos os atributos necessários para o crescimento do empreendimento e construção de uma trajetória de sucesso, que renda frutos para os empreendedores, investidores, funcionários e todos que tem participação direta ou indireta no negócio.
Como você percebeu, saber exatamente o que os investidores querem saber ao analisar uma empresa é imprescindível para atingir os objetivos. Afinal, contar com investimento de capital e a experiência de investidores especialistas é o caminho mais curto para o sucesso da startup.
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