O que são organizações exponenciais? Tudo o que deve saber

O que significa as organizações exponenciais? Se você deseja entender mais sobre o assunto, está no lugar certo! Acesse o blog!

O mercado está em constante evolução e a cada ano surgem novas formas de empreender, com soluções modernas, inovadoras e com grande potencial. Mais um exemplo desse fato, são as organizações exponenciais, que são escaláveis e tem alto poder de crescimento acelerado.

Nesse sentido, todas as empresas buscam formas para melhorar os serviços, produtos e ter diferenciais para atingir o crescimento acelerado. No entanto, negócios que utilizam soluções tecnológicas para alavancar e crescer mais que empresas tradicionais, alcançam o conceito da organização exponencial.

Mas afinal, o que realmente significa as organizações exponenciais? Se você deseja entender mais sobre o assunto, está no lugar certo! Continue a leitura deste post e saiba o conceito e como se tornar uma organização exponencial para aperfeiçoar seu planejamento e alcançar o sucesso no mercado!

O que são as organizações exponenciais?

Organização exponencial é um termo criado em 2014 por Ismail, Michael S. Malone e Yuri van Geest, que dá nome ao livro publicado por eles. É um conceito desenvolvido para caracterizar empresas que crescem de forma extremamente acelerada em um curto período de tempo.

Em outras palavras, são empresas que apresentam crescimento consistente e exponencial em curto prazo, principalmente em comparação às empresas tradicionais. Normalmente, as organizações exponenciais utilizam a tecnologia e inovação para propor soluções promissoras, no entanto, se diferem das startups.

Como essas organizações funcionam?

As organizações exponenciais são negócios que encontraram estratégias para aperfeiçoar os processos e torná-los enxutos, melhorando as soluções oferecidas no mercado. Com isso, os resultados são expressivos e aumentam de forma considerável em curtos prazos.

Nesse contexto, as organizações exponenciais contam com equipes dinâmicas e especialistas, padronizando e automatizando processos para focar em aspectos mais relevantes. Para tanto, a transformação digital e a inovação são requisitos indispensáveis e permitem eliminar dificuldades que reduzem a velocidade de crescimento.

Portanto, uma organização exponencial desenvolve estratégias de negócios escaláveis e tem foco em oferecer soluções que facilitem a vida do público-alvo. Dessa forma, cria-se uma grande rede de promotores orgânicos que divulgam a marca por terem tido uma experiência enriquecedora.

Quais as características das organizações exponenciais?

Para ser considerada uma organização exponencial, uma empresa ou startup deve ter características marcantes, tanto em questões internas, externas e nos resultados. Dentre as principais, está a capacidade de inovação e atender as necessidades do público com eficiência e baixo custo.

Sendo assim, uma organização exponencial se destaca dos concorrentes e oferece soluções que superam expectativas. Além disso, são ambientes profissionais flexíveis sendo comum notar o trabalho remoto, equipes enxutas, engajadas e especialistas.

Além disso, os autores dividiram as principais características em 3 tópicos, veja quais são!

PTM – Propósito Transformador Massivo

O propósito Transformador Massivo é a expressão do objetivo global de um negócio e direciona as atividades das empresas. Pode-se dizer, que é semelhante a Visão, Missão e valores, porém mais evoluído e serve como guia para outras características internas e externas.

Atributos Externos – SCALE

As características externas de uma organização exponencial são representadas pelo termo SCALE. Esse conceito é representado da seguinte forma:

  • Staff on demand – Equipe sob demanda: adequação da equipa a demanda de trabalho;
  • Communitycomunidade: criam relações em comunidade com usuários que se identificam o PTM da empresa;
  • Algorithmsalgoritmos: algoritmos para organizar com eficiência grande volume de dados que uma organização exponencial precisam;
  • Leveraged Assets – ativos alavancados: as empresas exponenciais costumam terceirizar alguns serviços para ter maior flexibilidade;
  • Engagement – engajamento: as estratégias de engajamento são características fortes das organizações exponenciais, que utilizam até a gamificação de prêmios.

Atributos internos IDEAS

Assim como nas características externas, às organizações exponenciais têm atributos internos, representados pela sigla IDEAS. O conceito é definido de acordo com o seguinte acrônimo:

  • Interfaces: fluxos de trabalhos automatizados e algoritmos para contribuir com os atributos externos – SCALE;
  • Dashboards: monitoramento constante de indicadores de desempenho;
  • Experimentation: melhoria de processos pela experimentação e fornecimento de feedbacks;
  • Autonomy: hierarquia horizontal para gerar mais autonomia e agilidade;
  • Social Technologies: variedade de canais de comunicação internos e externos.

Quais as diferenças entre organizações exponenciais e lineares?

São chamadas organizações lineares, empresas que atuam de forma tradicional e os mais comuns no mercado. Ou seja, essas empresas apresentam um crescimento linear em que os resultados surgem, mas de forma gradativa, lenta e constante, sem muitas vertentes tecnológicas ou inovadoras.

Por outro lado, as organizações exponenciais são escaláveis e utilizam recursos tecnológicos e inovadores para crescer de forma acelerada. É um modelo de negócio descomplicado e que não depende de grandes equipes ou estruturas para funcionar e ter alto desempenho.

Outro ponto relevante, é os sistemas hierárquicos adotados pelas empresas. As organizações exponenciais valorizam a autonomia e descentralização, com ambientes de trabalho dinâmicos, já as organizações lineares utilizam uma hierarquia sólida e com decisões centralizadas.

Leia também: Private Equity vs Hedge Fund: entenda a diferença aqui!

Quais são os principais exemplos de organizações exponenciais?

O mercado é repleto de empresas que alcançaram o sucesso e reconhecimento de todos, com resultados cada vez melhores. No entanto, para ser considerada uma organização exponencial é preciso atender todas as características, e não apenas o crescimento acelerado.

Sendo assim, diversas das empresas mais tradicionais do mercado podem parecer organizações exponenciais por serem consolidadas. Mas as demais características internas e externas também devem estar presentes, principalmente o PTM, uso da tecnologia e inovação.

Veja alguns exemplos de organizações exponenciais de grande sucesso!

Netflix

A Netflix é considerada a maior plataforma de streaming da atualidade e tem atuação consolidada em todo o mundo. A empresa usa a inovação e tecnologia para propor soluções econômicas e eficientes aos usuários, fator que elevou o crescimento e se tornou uma organização exponencial.

Airbnb

A Airbnb é uma empresa que encontrou uma solução prática para superar os altos valores de hospedagens com benefícios aos proprietários e usuários. Com base na economia compartilhada, tornou- se uma organização exponencial, com resultados que crescem de forma acelerada a cada ano.

Uber

Outro exemplo comum de organização exponencial é a Uber, considerada pioneira em soluções de transportes compartilhados no mundo. Aproveitando as dificuldades do transporte nas grandes cidades, a empresa ofereceu soluções econômicas e práticas aos usuários que rapidamente ganharam destaque mundial.

Como iniciar um planejamento para ser uma organização exponencial?

Toda organização exponencial alcança o sucesso com muito planejamento e objetivos bem definidos, desenvolvendo soluções inovadoras e pensadas para superar as expectativas. Sendo assim, são empresas que vão além e buscam melhorar os processos internos para aperfeiçoar a atuação do mercado.

Embora pareça algo extremamente complexo, com um bom planejamento é possível superar as adversidades e alcançar o crescimento exponencial. No entanto, é indispensável compreender todas as características das organizações exponenciais para se adaptar melhor ao negócio ao longo do tempo.

Saiba quais os requisitos mais importantes para criar uma organização exponencial!

Defina o PTM

O Propósito Transformador Massivo é o primeiro passo para a empresa se tornar uma organização exponencial, pois é um fator que guia as estratégias, estimulando a mudança de cultura. Portanto, considere o PTM como o ponto de partida para uma mudança profunda e que será decisiva para a escalabilidade.

Defina uma equipe especialista

Toda organização exponencial conta com profissionais especialistas, modernos e com ideias inovadoras para desenvolver cada função com excelência. Sendo assim, é indispensável investir em uma equipe dinâmica e criar formas de trabalho flexíveis para gerar engajamento e alto desempenho.

Crie ideais inovadoras

As organizações exponenciais desenvolvem suas soluções com base na inovação, se diferenciando dos concorrentes diretos e indiretos. Dessa forma, é preciso ter foco no desenvolvimento de ideias inovadoras e com potencial para surpreender o público-alvo.

Conte com a tecnologia

Outro fator imprescindível para as organizações exponenciais é o uso de recursos tecnológicos avançados, que otimizam, padronizam e automatizam as tarefas. Por isso, não deixe de investir em tecnologias para aprimorar os processos da sua empresa e torná-los mais eficientes, econômicos e ágeis.

Desenvolva plataformas para organizar e monitorar

As plataformas de monitoramento de indicadores e desempenho são essenciais para demonstrar os avanços da empresa, além dos pontos fortes, fracos, riscos e ameaças. É um requisito fundamental e não deve faltar, pois fornece informações valiosas para embasar decisões.

Implemente os requisitos SCALE e IDEAS

Para evoluir como uma organização exponencial, é necessário analisar criteriosamente os atributos internos e externos, SCALE e IDEAS. Essas características são os pilares da atuação das empresas exponenciais e você deve ter foco nelas para evoluir o seu negócio.

Crie soluções para decolar

Para ter resultados exponenciais, as empresas precisam se adaptar às oscilações do mercado e criar novas ideias para reinventar o relacionamento com o consumidor. Ou seja, é preciso ter atenção e conduzir o negócio com soluções flexíveis e que se encaixam perfeitamente nas necessidades do cliente.

Leia também: Conheça 28 termos dos investidores anjo!

Por que as organizações exponenciais são importantes?

As organizações exponenciais são empresas com grande relevância no mercado, e não apenas para os empreendedores e funcionários. Elas também contribuem com soluções mais acessíveis aos consumidores, geração de renda compartilhada e em muitos outros aspectos financeiros e políticos.

As organizações exponenciais representam uma boa oportunidade para investir, pois muitas delas são de capital aberto e comercializam ações na bolsa de valores. Além disso, identificar negócios com potencial para se tornarem exponenciais são grandes oportunidades para investidores anjo ou outro tipo de aporte de capital.

Nesse contexto, como o crescimento é um objetivo comum a todos os empreendedores, se tornar uma organização exponencial consiste em um desafio promissor. Ou seja, uma oportunidade para investir em melhorias e inovações para alcançar um patamar de sucesso a curto prazo.

Como você percebeu, as organizações exponenciais são mais que apenas uma expressão do mundo do empreendedorismo, mas negócios inovadores e de crescimento expressivo. Portanto, são inspirações para aperfeiçoar o modelo de negócios, empreender ou investir em ideias promissoras.

Gostou do post? Se deseja ler mais conteúdos relevantes de uma forma intuitiva e agradável, siga a Angel Investor nas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn!