O que é pré-seed? Confira o nosso roteiro!

As startups precisam de diferentes rodadas e etapas de investimento. Você conhece o pré-seed capital? Leia este artigo e entenda como funciona essa rodada.

O investimento pré-seed é a próxima aceleração que as startups recebem após o apoio de financiamento dos investidores anjo.

O investimento pré-seed é uma etapa que faz parte das iniciativas de fragmentação dos financiamentos em startups. Essa é mais uma das estratégias criadas com a intenção de dar oportunidades para desenvolvimento de projetos de inovação e tecnologia.

O mercado financeiro tradicional para conseguir o mínimo de garantia em seus financiamentos cria determinadas exigências que dificilmente são atendidas pelas novas empresas. Quando os negócios conseguem apresentar os documentos, as taxas de juros podem se tornar inviáveis para quem ainda tem pouca expectativa de retorno financeiro.

O investimento pré-seed é muito menos burocrático e é adequado para as primeiras fases de vida das startups, podendo ser decisivo para as suas sobrevivências. Pensando na relevância desse recurso financeiro, elaboramos este artigo para esclarecer de maneira objetiva o que vem a ser essa etapa de financiamento. Acompanhe!

O que é investimento pré-seed?

O pré-seed é uma etapa de financiamento em startups que vem após o investimento anjo. Esse termo carrega o nome de seed (semente) e o prefixo “pré” indica que se trata de um novo empreendimento e que ele ainda se encontra em um estágio considerado bem prematuro, o produto ainda não desabrochou.

As fases iniciais de investimento em startups são fundamentais, como se fosse o adubo para o crescimento das plantações. Porém, ao contrário dos vegetais, o número de financiadores é escasso. Afinal, nessa etapa os produtos ou serviços ainda são projetos e ideias pouco conhecidos.

Para contornar a desconfiança dos investidores o ecossistema de empreendimentos de inovação e tecnologia cria degraus de investimentos. Essas escalas possibilitam aportes com menores riscos para indivíduos, empresas e grupos que pretendem apostar nas startups.

O pré-seed é um investimento que pode revelar startups importantes e promissoras para mercado e sociedade, mas que não conseguiriam sair do papel e crescer sem esse empurrãozinho. Não é à toa que a injeção de recursos em etapas iniciais de negócios vem crescendo. 

Em 2020, o Brasil bateu recorde em investimentos iniciais de startups. Foi um crescimento de 154% em relação ao ano anterior. Nesse grupo está justamente o investimento em seed e pré-seed. 

Diferenças entre pré-seed e seed?

Ambos os investimentos são feitos em empresas novas no mercado. No entanto, no seed (investimento semente) a empresa já apresentou um certo volume de produtos e serviços para o mercado. 

Os produtos e serviços desenvolvidos com os aportes do investimento seed necessitam de mais dinheiro que no pré-seed, para aumentar a produção e conquistar mais clientes. Essa necessidade de ampliar o crescimento é conquistada com a injeção de maiores valores dos seus cheques.

Portanto, basicamente, a diferença entre essas duas etapas de investimentos em startups está nos volumes dos valores financeiros de seus aportes e na ordem das rodadas de investimentos. 

Quanto se investe em uma rodada de pré-seed?

O investimento nas rodadas de pré-seed não são valores considerados de grande riscos para os investidores. Os seus aportes nas startups, geralmente, não ultrapassam R$ 500 mil.

Os valores são próximos das aplicações feitas nos aportes dos investidores anjo, do próprio fundador e até mesmo dos parentes e amigos do empreendedor. O que normalmente muda é a intenção e objetivos dos financiadores.

Os primeiros investidores anjo, o fundador e seus parentes (love money) se preocupam com as necessidades básicas da empresa. Já os investidores da fase do pré-seed começam a cobrar o MVP (Produto Mínimo Viável) do projeto.

O que é MVP? (Produto Mínimo Viável)

O MVP (Minimum Viable Product) em poucas palavras é uma versão do produto ou serviço que a startup pretende apresentar para o mercado. Podemos dizer que ele é um tipo de protótipo de teste para ver a aceitação do público-alvo.

O Produto Mínimo Viável é uma estratégia muito usada por empresas que não têm ou não podem investir grandes recursos financeiros em seus novos produtos. Essa é uma característica comum na grande parte das startups em fase iniciais.

Mesmo sendo versões mínimas de representação dos itens ou serviços que a empresa pretende distribuir em massa, elas devem ser o mais fiel possível do projeto. Caso contrário, esse lançamento pode provocar efeitos contrários ao desejado e arruinar a empresa.

Um processo de MVP bem elaborado assinala uma resposta segura do mercado. Isso faz com que apareçam financiadores mais ousados que tendem a oferecer recursos financeiros mais generosas e os valores dos aportes têm maiores números de casas decimais.

Como conseguir investidores pré-seed? 

Abordar e conquistar os investidores é uma tarefa fundamental e necessária para a startup que pretende realmente sair do papel e dos sonhos do fundador. Além da obrigação de criar um produto ou serviço inovador, existem alguns parâmetros que devem ser seguidos pelos empreendedores. 

Vamos destacar de maneira objetiva as principais dicas para você conseguir alcançar o desejado financiamento pré-seed. Veja quais são eles:

  • rede de relacionamentos;
  • construção de pitch deck atraente.

Entenda com mais detalhes cada uma dessas dicas.

Rede de relacionamentos

A rede de relacionamentos ou o networking é a atitude básica para encontrar possíveis contatos com investidores. Em toda a sobrevivência da empresa a sua agenda deve estar sempre atualizada, afinal conhecer bons apoiadores e financiadores não ocupará espaço em seu negócio.

Assim, a rede de relacionamentos das startups é uma agenda profissional, no entanto, não abra mão dos seus colegas de faculdade, do ensino médio, dos companheiros da academia. Além das feiras, congressos e das empresas em que já trabalhou. Além disso, comunidades de investidores são fontes ricas de networking e de aprendizagem. 

Citamos esses contatos para exemplificar que o networking é um trabalho que o empreendedor deve considerar em todos os seus relacionamentos. Porém, não estamos sugerindo que seja interesseiro e enxergue todas as pessoas como parte do seu negócio. É importante saber separar os momentos certos para tratar assuntos de trabalho.

Parte de um ditado popular diz que o mundo é pequeno. Isso pode parecer um clichê, porém um amigo que você não vê há anos pode conhecer um influente investidor. Dito isso, fique de olho nas oportunidades e ocasiões adequadas para apresentar o seu negócio. 

Pitch Deck

Nem todos os investidores entendem do produto que o empreendedor pretende lançar no mercado. Esse pode ser um motivo para fazer com que não sintam atraídos por determinada startup. Para evitar isso o fundador deve elaborar um pitch deck atraente.

Diante disso, o pitch deck é a apresentação do projeto e da empresa para os financiadores. Precisa ter clareza para que tanto os investidores leigos no tipo de produto quanto os especializados sejam atraídos pela proposta do fundador. 

Para isso, um pitch deck de valor deve conter no mínimo as informações que descreveremos a seguir. Saiba quais são:

  • produto ou serviço;
  • equipe (time) da startup;
  • estratégia do negócio.

Entenda esses parâmetros com mais informações.

Produto ou serviço

Sem dúvida a primeira informação que um financiador aguarda do empreendedor é o produto que será lançado. Para que seja atrativo dentro do sistema de startups deve ser no mínimo inovador e apresentar características diferentes de possíveis semelhanças com o mercado tradicional.

Na etapa do pré-seed que é o momento em que serão lançados os primeiros testes por meio do MVP. O fundador deve esclarecer que poderão ser feitas adequações nos produtos conforme forem sendo obtidos os feedbacks dos consumidores.

Equipe (time) da startup

Normalmente, os investidores querem saber quem é a equipe que desenvolverá e acompanhará os processos de produção dos produtos e serviços da startup. Ou seja, o fundador deve elaborar o currículo da equipe. 

A experiência teórica e prática do fundador e do time trazem mais segurança para os investidores. Isso porque ficam mais confiantes em saber que não estão entrando em um negócio que não tenha fundamento. 

Estratégia do negócio

A estratégia do negócio é fundamental para demonstrar para os investidores que os fundadores da empresa já pensaram no modelo do negócio. Isso quer dizer que já sabem como vão conquistar o mercado e lidar com a concorrência das empresas tradicionais.

Nessa apresentação devem ser citados modelos de negócios similares que conquistaram bons resultados. Fazendo isso, os investidores percebem o potencial de crescimento do produto a ser lançado no mercado.

Como conseguir empresas para investir em etapas de pré-seed?

A fase de investimento pré-seed pode receber aportes até mesmo de pessoas físicas. No entanto, para reduzir os riscos, mesmo que não sejam considerados altos, essa não é uma prática muito comum. Isso porque encontrar startups promissoras não é uma tarefa tão simples quanto possa parecer

Afinal, boas ideias surgem a cada minuto e não querem dizer que os seus produtos alcançaram o sucesso esperado. Por isso, os investidores estão optando por financiamentos em grupo que podem ser feitos por meio de fundos, companhias e programas governamentais e entre os próprios investidores anjo. 

A vantagem desses investimentos em grupo é que os investidores diluem os seus capitais em um maior número de empresas. Além disso, os administradores de fundos são profissionais com experiência em identificar projetos promissores. Essas atitudes reduzem os percentuais de risco dos aportes caso estes tenham sido direcionados em apenas uma startup.

O exemplo de um programa para investimentos é o Start-Up Brasil, com apoio do Governo Federal e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e de outras aceleradoras. Além disso, existem empresas privadas que financiam etapas de pré-seed como a Bossa Nova fundada pelos investidores João Kepler e Pierre Schurmann.

Neste artigo, esperamos ter conseguido esclarecer que a etapa de investimento denominada pré-seed é apenas uma parte da jornada inicial de financiamentos das startups. Salientamos que a busca de recursos financeiros durante um bom tempo fará parte da vida dos empreendedores.

Para os investidores o pré-seed é uma boa oportunidade para diluir os seus capitais e apoiar novos empresários com sonhos de alavancar bons projetos. Fazendo isso, o financiador colabora com a atividade econômica, tem possibilidade de conseguir retornos acima da média e ajuda a romper os grandes monopólios.

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