As startups são modelos de negócios que estão em grande ascensão no Brasil e no mundo, por oferecer soluções inteligentes e inovadoras. No entanto, outros tipos de empresas surgiram e são alvo de dúvidas, como o conceito scale up.
Embora seja um termo pouco conhecido no mercado brasileiro, as empresas scale ups são conceitos que estão ganhando força no cenário econômico – é mais uma evolução do mercado e pode ser uma grande oportunidade para os empreendedores e investidores.
Mas afinal, o que significa scale up e em quais aspectos se difere das startups? Estar à frente e entender tudo sobre os termos do mercado é indispensável. Pensando nisso, confira neste post o que é scale up e entenda todas as diferentes em relação às startups!
O que são as startups?
As startups são modelos de negócios que alcançaram grande destaque no mercado global, devido às soluções inteligentes e modernas. Sendo assim, são empresas inovadoras, que utilizam a tecnologia para oferecer produtos e serviços que superam as expectativas dos público-alvo.
Dessa forma, é possível dizer que as startups são negócios inovadores e com grande potencial de crescimento em curto prazo. Essas empresas atuam em diversos segmentos, como finanças, conectividade, entretenimento, saúde, bem-estar, agronegócio e muitos outros.
Trata-se de empresas que utilizam recursos digitais e tecnológicos para solucionar e otimizar diversas situações, facilitando a vida dos clientes – o que justifica a ascensão de muitas startups no mercado, demonstrando que
O que é scale up?
Ao longo da jornada de maturidade, uma empresa passa por diversas etapas, que vão desde as fases embrionárias, até a consolidação no mercado. Essa classificação é muito importante para definir o potencial de crescimento e a escalabilidade de um negócio.
Nesse sentido, as scale ups são empresas que já alcançaram o crescimento e tem produtos ou serviços consolidados no mercado. Ou seja, são empresas escaláveis e que conquistaram um crescimento constante a longo prazo, com resultados sólidos e sustentáveis.
Em outras palavras, as scale ups são empresas que apresentam crescimento anual significativo e sustentam esses resultados ao longo do tempo. Sendo assim, o termo scale up está diretamente relacionado com o potencial e desenvolvimento escalonável de uma empresa.
Geralmente, as scale ups são negócios inovadores e atuam em vários segmentos do mercado, sendo anteriormente, consideradas startups. Portanto, uma startup pode evoluir para atingir o patamar da scale up, apresentando crescimento gradativo e consolidação no mercado.
Qual a diferença entre scale up e startup?
Em síntese, a scale up é um nível de negócio que pode ser atingido por startups e outras empresas, independentemente do tempo de atuação no mercado. Sendo assim, nem toda scale up foi uma startup, e muitas startups se consolidam no mercado rapidamente, se tornando naturalmente uma scale up.
Diante disso, uma scale up se diferencia da startup em muitos aspectos gerenciais e mercadológicos, e não apenas nos resultados obtidos durante um determinado período. Ou seja, é possível dizer que o modelo scale up é um patamar que se destaca pela escalabilidade e estabilidade do negócio.
Entenda quais os principais pontos que diferem uma startup de uma scale up!
Aceitação do produto no mercado
As startups são reconhecidas pela inovação e modernidade, sendo empresas novas que ainda estão desenvolvendo e aperfeiçoando as suas soluções no mercado. Por isso, na maioria dos casos ainda buscam a melhor performance dos produtos para melhorar a aceitação do público-alvo.
Por outro lado, a scale up já está em um nível avançado de maturidade do produto, pois já alcançou a fidelidade e boa aceitação do produto ou serviço no mercado. Pode-se dizer, que é uma das principais diferenças entre startup e scale up, pois a aceitação do produto é determinante para os resultados.
Fase de maturidade
A scale up e a startup também apresentam diferenças intensas na fase de maturidade do negócio, por isso, também estão em fases diferentes de financiamento. Os investimentos realizados em startups, normalmente, são no tipo anjo ou Venture Capital.
Por estar em um nível de desenvolvimento e maturidade mais avançado, a scale up tem um estágio superior ao da startup, portanto, é alvo de investimentos específicos para empreendimentos mais avançados e estáveis, que desejam expandir a atuação no mercado.
Organização da equipe e hierarquia
Nas startups é comum que os empreendedores e gestores atuem em diversas frentes de trabalho para conduzir o crescimento do negócio e melhorar as soluções. É uma situação típica de empresas que ainda estão nas fases iniciais do desenvolvimento e não tem resultados para manter um quadro de funcionários mais extenso.
Nesse sentido, a scale up possui hierarquias e funções bem organizadas, com equipes de trabalho superiores a 10 funcionários. Isso garante uma gestão mais abrangente para conduzir um negócio maior, com uma atuação mais consistente no mercado.
Capacidade de assumir riscos
A capacidade de assumir riscos para alcançar resultados cada vez maiores é uma característica forte de uma scale up, pois conta com maiores recursos. Além disso, a empresa conta com maior expertise e solidez para se arriscar e impulsionar os resultados.
No caso da startup, esse processo pode ser mais cauteloso e exige um planejamento eficiente, pois os riscos podem causar cenários irreversíveis – por ser um negócio que ainda busca a estabilidade e por isso o crescimento deve ser gradativo para evitar prejuízos.
Posicionamento de marca
Outro fator relevante que diferencia a scale up da startup é o posicionamento de marca, ou seja, reconhecimento da empresa pelos clientes e mercado. Trata-se de um fator importante e que influencia diretamente nos resultados e potencial de crescimento.
Sendo assim, as scale ups são negócios com grande reconhecimento e posicionamento de marca consolidada, provando que tem uma economia sustentável. As startups estão em expansão e geralmente não tem um reconhecimento nacional, ou um posicionamento de marca forte.
Quando uma startup vira scale up?
As startups são negócios inovadores e que oferecem soluções inteligentes para os clientes, por isso, tem grande potencial para o crescimento acelerado. Com o devido apoio e planejamento, as possibilidades de se tornar um negócio escalável e se tornar uma scale up são expressivas.
Diante disso, uma startup se torna uma scale up quanto atinge as seguintes características:
- crescimento acima de 10% ao ano;
- presença consistente no mercado;
- resultados sólidos;
- sustentabilidade econômica;
- grande aceitação do produto ou serviço no mercado;
- bom posicionamento de marca;
- consolidação no mercado;
- escalabilidade comprovada.
Portanto, a startup se torna uma scale up quando alcança um patamar mais avançado, com resultados comprovados em dados reais. Ou seja, vai além das perspectivas de crescimento e apresenta capacidade de se manter no mercado e atingir os objetivos.
Como se tornar uma scale up?
Para se tornar uma scale up é preciso ter um planejamento eficiente, contar com investimentos e ter um modelo de negócio escalável. Além de ter uma gestão eficiente, que equilibra os custos com a elevação do faturamento para gerar receitas e resultados.
Sendo assim, os empreendedores devem aperfeiçoar e modernizar a gestão, processos internos, produtos e serviços para torná-los mais escaláveis. Assim, é possível melhorar os resultados a curto e médio prazo, conquistando a solidez do negócio.
Para alcançar o nível scale up, os gestores e empreendedores devem estar atentos aos seguintes fatores:
- aumentar o fluxo de vendas e emissão de notas;
- ampliar as estratégias de marketing;
- atrair e fidelizar mais clientes;
- ter uma equipe especialista e em bom número;
- investir nas estratégias pós-venda;
- ter foco na qualidade e experiência do cliente;
- ter uma contabilidade bem estabelecida;
- automatizar tarefas;
- buscar diferenciais para a empresa;
- monitorar indicadores e métricas.
Embora seja um processo difícil e repleto de desafios, com um bom planejamento e ações bem executadas a startup pode se tornar uma scale up. Além de melhorar as receitas e resultados, a empresa tem mais facilidade para captar investimentos e ampliar a atuação.
O que os investidores precisam saber sobre a scale up?
Ter uma carteira diversificada e aplicações realizadas em negócios escaláveis é o principal objetivo dos investidores, pois as oportunidades de alcançar retornos significativos a médio e longo prazo são maiores, otimizando os objetivos.
Sendo assim, as empresas scale ups são grandes oportunidades de negócio e oferecem riscos menores, pois já estão consolidadas no mercado – a possibilidade de a ampliação de uma empresa scale up dar certo é elevada, devido a posição de maturidade já conquistada.
Entretanto, investir em scale up é uma opção mais interessante para investidores de perfil moderado ou arrojado, pois os valores envolvidos sempre são mais elevados. Até mesmo devido aos típicos interesses ambiciosos de scale ups, que procuram investidores para facilitar a expansão do negócio.
Contudo, todo investidor deve ter atenção para as scale ups em rodadas de investimentos, pois representam boas possibilidades de sucesso. No entanto, é essencial considerar o perfil, objetivos e os riscos que pretende assumir para ter lucros mais rápidos.
A scale up é um modelo de negócio que já alcançou um patamar de sucesso, demonstrando resultados consistentes e grande presença no mercado. Portanto, tornar a startup em uma scale up é fundamental tanto para os empreendedores, quanto para os investidores.
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