A inovação está presente em todos os segmentos, principalmente com a evolução da tecnologia e da ciência, que oferecem soluções e ótimas oportunidades de negócios. Exemplo disso, é a ascensão das startups de biotecnologia, que estão conquistando um espaço significativo no mercado.
Trata-se de modelos de negócios que une a inovação, alta tecnologia e a área biológica, fornecendo soluções e produtos capazes de transformar o mercado – são avanços imprescindíveis para a humanidade, contribuindo inclusive com a qualidade de vida.
Por ser um assunto emergente, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a biotecnologia aplicada em uma empresa. Pensando nisso, confira neste post o que é uma startup de biotecnologia, como funciona e entenda qual o panorama dessas empresas no Brasil e saiba tudo antes de realizar um aporte de capital!
O que é uma startup de biotecnologia?
Os princípios do modelo de negócios startup, que são a inovação e a tecnologia em prol de soluções práticas para a sociedade, também se aplicam a biologia. É um fator muito importante e que está ganhando força no mercado, principalmente por oferecer produtos e serviços de qualidade e sem causar danos à saúde ou ao meio.
Nesse sentido, a startup biotecnologia é um tipo de negócio que utiliza sistemas biológicos e organismos vivos para criar serviços e produtos, com o uso da tecnologia, inovação, inteligência artificial, robótica, genética, química e outros segmentos da ciência.
Sendo assim, são empresas que têm propostas importantes para a sociedade, por exemplo:
- criar novas soluções para a alimentação;
- contribuir com a sustentabilidade;
- entender os aspectos genéticos;
- identificar novas formas para curar doenças.
Como essas empresas funcionam?
A área biológica tem diversas aplicações nas atividades humanas, como na alimentação, saúde e meio ambiente. Sendo assim, é preciso desenvolver métodos que contribuam para elevar a qualidade de vida e evitar danos ambientais ou para a saúde.
Em outras palavras, é necessário atender as demandas da sociedade de uma forma moderna, que otimize os recursos para obter qualidade e eficiência. Para tanto, a ciência e a tecnologia são imprescindíveis para atingir um alto patamar de inovação.
É justamente nesse sentido que a startup biotecnologia funciona, criando soluções para as mais diversas aplicabilidades, com base em pesquisas avançadas. Ou seja, é um negócio que utiliza a biologia e tecnologia para oferecer produtos e serviços ao mercado.
Dica: Entenda como a inovação disruptiva impacta as startups
Quais as principais áreas de atuação?
A startup biotecnologia pode atuar em muitos segmentos, que estão se desenvolvendo a passos largos e se tornando cada vez mais necessários. Considerando as mudanças no hábito de consumo e a necessidade de evolução, essas startups se tornaram uma grande tendência.
Sendo assim, é possível encontrar startups que se especializam em muitas áreas, desde as pesquisas até o desenvolvimento de produtos ou serviços. São empresas responsáveis por direcionar a inovação científica no país, que mesmo não sendo popularmente conhecidas, são muito importantes.
Veja os principais segmentos de atuação das startups de biotecnologia!
Alimentício
As startups de biotecnologia que atuam no segmento alimentício desenvolvem produtos saudáveis e com uma produção inteligente e intuitiva. Ou seja, utilizam a biologia para acelerar processos e obter resultados que unem o sabor, produção limpa e qualidade.
Saúde
Um dos segmentos de atuação mais importantes é a saúde, em que as startups utilizam a biotecnologia para compreender, controlar e modificar a genética para criar soluções para a prevenção e tratamento de doenças que atingem a saúde física e mental.
Ciência
A ciência é outro segmento relevante em que as startups de biotecnologia atuam com intensidade, no desenvolvimento de pesquisas para as mais diversas finalidades. Pode-se dizer, que a ciência é responsável pelo avanço das soluções presentes no mercado, elevando a precisão e eficiência de muitos produtos e serviços.
Sustentabilidade
O desenvolvimento sustentável se tornou uma necessidade para manter a economia sem prejudicar a vida animal e vegetal. Nesse sentido, as startups utilizam a biotecnologia para solucionar problemas ambientais, preservar o ecossistema e oferecer recursos para evitar que as atividades humanas causem danos significativos.
Qual a importância de uma startup de biotecnologia?
A startup biotecnologia tem uma responsabilidade essencial para a evolução do mercado nacional, pois tem a capacidade de promover inovações em conhecimento, desenvolvimento sustentável, promoção da saúde e diversos aspectos que têm relação direta às necessidades básicas da sociedade.
Sendo assim, as startups de biotecnologia são importantes e estão em crescimento no mercado, devido a necessidade de evolução das aplicabilidades da ciência no dia a dia e a exigência de ter um mercado competitivo, com reconhecimento internacional.
Quais as principais startups biotecnologia para investir?
No Brasil, todos os anos surgem muitas startups com ideias inovadoras e soluções eficientes, com grande potencial de crescimento e rentabilidade. Quando se trata da biotecnologia não é diferente, pois, existem muitas empresas tanto em desenvolvimento, quando já consolidadas no mercado.
Esse fator representa uma oportunidade importante para todos os tipos de investidores, que podem explorar um setor em expansão e com possibilidades reais de escalabilidade, em negócios que podem ter retornos em tempo reduzido.
Veja alguns exemplos de startups de biotecnologia com destaque nacional!
Meltech
A Meltech é uma startup de biotecnologia desenvolvida no Rio Grande do Norte e atua no segmento alimentício, produzindo o hidromel e o chá fermentado probiótico Kombucha. A principal inovação da empresa é o uso da biotecnologia para obter uma fermentação rápida e com alta qualidade.
Com foco na expansão dos produtos para o mercado internacional, a Meltech é uma startup com grande potencial, e que oferece produtos de qualidade e com uma produção inovadora, reduzindo os malefícios causados à saúde.
Myleus
Formada na UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais, a Myleus é uma startup de biotecnologia que tem o foco na segurança alimentar. Os serviços oferecidos pela startup ajudam empresas do segmento alimentício a oferecer produtos seguros, livres de contaminações e problemas sanitários.
A startup utiliza os pilares da microbiologia, DNA e parâmetros físico-químicos para analisar alimentos e identificar componentes que oferecem riscos. Como o mercado da alimentação é uma dos mais aquecidos, a Myleus tem um grande potencial de crescimento.
R-CRIO
A R-CRIO é uma startup que atua com células-tronco, que são aplicadas na medicina regenerativa e normalmente são obtidas no cordão umbilical. O diferencial da startup é o desenvolvimento de métodos para retirar as células dos dentes de leite, criando soluções para o armazenamento, criopreservação e multiplicação.
Tismoo
Desenvolvida por profissionais da medicina especialistas em doenças neurogenéticas e autismo, a Tismoo cria soluções e trata as limitações causadas em crianças. O foco da startup é na realização de testes, mapeamento e aconselhamento genético para melhorar a qualidade de vida.
Mancha Orgânica
A Mancha Orgânica é uma startup biotecnológica criada no Rio de Janeiro que produz tintas 100% orgânicas, desenvolvidas a partir de pigmentos vegetais. É mais um exemplo de empresa que utiliza a biotecnologia para oferecer produtos de qualidade e que não agridem o meio ambiente.
Pickcells
Com o uso da inteligência artificial, a Pickcells automatiza os exames de microscopia realizados em laboratórios para encontrar padrões. Além disso, cria soluções modernas e inovadoras para análises clínicas, integração em nuvem e uso da inteligência artificial para diversas atividades na medicina.
Regenera Biotecnologia
Localizada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a startup Regenera utiliza a biotecnologia a partir dos ambientes marinhos, sendo o primeiro e único banco de micro-organismos marinhos do Brasil, as soluções oferecidas pela empresa são:
- prestação de serviços e consultoria científica;
- pesquisas, inovação e desenvolvimento;
- banco de micro-organismos marinhos para o desenvolvimento tecnológico.
Dica: Food techs: breve panorama do Brasil
As startups biotecnologia são ótimas oportunidades de negócios!
Todo investidor ou empreendedor que deseja alcançar o sucesso da carreira, deve se reinventar e saber identificar as melhores oportunidades de negócios. Em outras palavras, é necessário ter expertise em enxergar possibilidades em empresas emergentes para lucrar no futuro.
Nesse contexto, as startups de biotecnologia são oportunidades interessantes e muito respeitadas no mercado, por oferecer soluções extremamente técnicas e científicas. Ou seja, são negócios desenvolvidos por profissionais especialistas e que se destacaram no segmento da ciência.
Dessa maneira, as startups têm produtos com eficiência comprovada, criados com base em pesquisas e uso de tecnologias de ponta. Portanto, as possibilidades de sucesso são consistentes, mesmo que em algumas situações seja um projeto a longo prazo.
Sendo assim, dar atenção às startups biotecnologia que estão surgindo no mercado é uma alternativa interessante, até mesmo para se diferenciar dos concorrentes. Com negócios mais diversificados, as possibilidades são promissoras tanto para investidores, quando para os empreendedores.
Contudo, o estudo detalhado da ideia, avaliação da escalabilidade, potencial de crescimento e estágio de maturidade é indispensável para conhecer melhor o projeto. Ou seja, permite que o profissional tenha segurança para realizar um aporte de capital e desenvolver estratégias para alcançar a lucratividade.
O cenário brasileiro é favorável ao crescimento das startups de biotecnologia, pois a necessidade de ter soluções competitivas e que se destacam no cenário internacional é presente em todos os segmentos, o que reflete o otimismo para esses modelos de negócio.
Portanto, conhecer bem a startup biotecnologia é fundamental para ficar de olho no mercado e identificar oportunidades e projetos com grande potencial. Afinal, é uma estratégia que pode levar ao sucesso e a resultados surpreendentes para todos os envolvidos.
Gostou do post? Agora que você entendeu mais sobre as startups biotecnologia, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais! Permita que a sua rede de contatos também permaneça bem informada!