Conheça as histórias de 10 startups que não deram certo

No artigo, você conhecerá algumas startups que não deram certo e verá o quanto é necessário ter convicção em suas tomadas de decisões.

Está pensando em abrir ou investir em algum negócio? Por meio deste artigo você conhecerá algumas startups que não deram certo e verá o quanto é necessário ter convicção em suas tomadas de decisões.

O mercado empreendedor oferece várias oportunidades de crescimento e consolidação. No entanto, é necessário buscar conhecimento e identificar pontos altos e baixos que definirão o seu planejamento estratégico. Em outras palavras, conhecer cases de sucesso e histórias de startup que não deram certo.

Atualmente, as empresas emergentes são consideradas bem mais do que tendências. Uma vez que agregar a tecnologia no seu segmento é um investimento que trará benefícios a longo prazo. Por isso, nada melhor que se manter atento e tomar decisões sábias.

Neste artigo você conhecerá alguns exemplos focados nesse tema. Em suma, será possível aprender lições preciosas para não ficar vulnerável a certos cenários de risco. Portanto, continue conosco e tenha uma boa leitura!

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1. Secret

Por meio da internet, o usuário pode fazer inúmeras atividades. Desde pesquisas sobre temas pertinentes até a troca de opiniões com uma determinada comunidade virtual. Sob esse ponto de vista, muitos empresários criaram ambientes virtuais capazes de atender tais demandas.

Foi o caso do Secret. Lançado em maio de 2014, o app foi desenvolvido por dois ex-colaboradores do Google. Obtiveram um valuation de US$ 100 milhões. O propósito era dividir informações de maneira anônima relacionadas a diferentes assuntos da sociedade. 

Como forma de facilitar a adesão, as pessoas podiam se conectar com a conta do Facebook. Assim, teriam acesso às confissões secretas da sua rede de amigos. No entanto, o que parecia uma tentativa de tornar a comunicação mais espontânea, virou um grande problema aos donos.

Ao passo que era um espaço virtual que propagava difamações e mentiras. Apesar de terem conquistado um bom faturamento, o aplicativo gerou uma repercussão muito negativa

Consequentemente, não souberam solucionar tal situação e acabaram entrando para lista de startups que não deram certo. Com isso, ele foi proibido de ser usado no Brasil e após 16 meses ativos chegou ao fim.

2. Theranos

Outro exemplo de startup que não deu certo foi a Theranos. A ideia trazia bastante inovação e com certeza melhoraria a qualidade de vida de muitas pessoas. No entanto, a resolução dessa história deixou a CEO impedida de dirigir novos negócios públicos durante uma década.

Trata-se da Elizabeth Holmes. Ela criou essa empresa emergente com o propósito de facilitar o processo de exames de sangue com ajuda de um aparelho portátil. Em síntese, o procedimento poderia ser feito por meio de uma gota de sangue. Coletada com uma simples picada no dedo do paciente. Ou seja, sem a necessidade de agulhas.

O resultado era obtido com maior agilidade e não causava dor ao usuário. Entretanto, o empreendimento foi investigado em 2016 pela Comissão de Segurança e Câmbio (SEC) sob relatos de fraudes e irregularidades.

Entre elas, podemos destacar o fato da startup contar com militares à frente dos serviços, ao invés de médicos especializados. Além disso, ficou provado que os testes não eram confiáveis e que a temperatura do ambiente não concordava com parâmetros que uma empresa de biotecnologia deveria apresentar.

Diante disso, a empresa não conseguiu ser vendida e encerrou as atividades em setembro de 2018. Eles obtiveram aportes que ultrapassaram US$ 700 milhões. Em suma, o case serve de alerta aos investidores-anjo que desejam apostar em certas startups unicórnio disponíveis no mercado.

3. Rdio

Atualmente, contamos com variados streamings no mercado. Desde serviços relacionados a música, séries ou filmes. Em suma, esse é um modelo de negócios que permite um crescimento exponencial. Sem dúvidas, os clubes de assinaturas são ótimas chances de investir em táticas de fidelização e atração de clientes.

No entanto, nem todos conseguem êxito nesse segmento. É o caso do Rdio, mais uma das startup que não deram certo. Popularizado no Brasil em 2011, ele foi pioneiro ao disponibilizar álbuns de artistas de diferentes gêneros em um aplicativo prático e intuitivo.

Entretanto, ele não soube criar um diferencial competitivo. Com a chegada dos concorrentes Spotify e Deezer, ele entrou em desvantagem aos olhos do consumidor. Com isso, declarou falência em 2015 e teve a tecnologia vendida para o app Pandora por por US$ 75 milhões.  

4. Airware

Com forte presença no mercado B2B, a Airware, com valuation de US$ 59 milhões, trazia uma solução prática aos que precisavam trabalhar com dados aéreos. Foi fundada em 2011 e chegou a ter um valuation de US$ 59 milhões. Em suma, a tendência do cloud computing focado em drones parecia uma ideia revolucionária. 

No entanto, este foi mais um exemplo de startup que não deram certo. Além de enfrentar o mesmo problema que o aplicativo anterior, a empresa não soube maximizar o potencial do próprio produto. Bem como não estudar o cenário atual e as possibilidades de crescimento. O que causou o fechamento em setembro de 2018.

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5. Pay By Touch

Como bem sabemos, é muito importante que as empresas valorizem os funcionários e contem com gestores competentes. Em suma, é necessário que todos consigam desenvolver um bom papel de liderança diante da equipe.

Com isso, é possível engajar o crescimento dos profissionais e propagar a sinergia do time. Dessa forma, é imprescindível que o gestor aprimore seus conhecimentos e sempre procure maximizar as competências e habilidades dos colaboradores.

No entanto, este não foi o caso da Pay By Touch. Basicamente, ela está nessa lista de startups que não deram certo por conta do CEO John Rogers. Desde 2002 a startup tinha a missão de realizar pagamentos e demais transações por meio da biometria. Chegaram até a arrecadar o valor de US$ 340 milhões.

Era um tipo de serviço que traria mais segurança e buscava combater tentativas de fraudes. Entretanto, o mau gerenciamento corporativo levou o empreendimento à falência em Maio de 2008. Rogers foi alvo de várias acusações. Entre elas, a posse de drogas e abuso doméstico. Além de usar o dinheiro adquirido do negócio para fins pessoais. 

6. Shyp

O negócio escalável permite que um empresário obtenha grandes resultados com o auxílio de poucos recursos. Atualmente, existem muitos modelos nesse estilo no mercado. Uma alternativa que alinha transformação digital e estratégias de crescimento da empresa.

Sem dúvidas, ela ajuda a trazer vantagens a longo prazo para o seu negócio. Por exemplo, a alta de demanda de entregas, a automatização de processos no desenvolvimento da qualidade nos serviços e a expansão da marca em esfera internacional.

No entanto, é necessário passar por um processo de autoanálise e ver os melhores caminhos até que aconteça a implantação. Infelizmente não foi o caso da Shyp, outro exemplo de startup que não deu certo e fechou no início de 2018.

Ela tinha o objetivo de realizar serviços de entrega por demanda. Inicialmente, arrecadou US $ 2,1 milhões e conseguiu se instalar em algumas cidades dos EUA. Porém, o SEO Kevin Gibbon, um engenheiro que já havia criado outro aplicativo chamado Shoparound, não soube mantê-las.

7. Webvan

Atualmente, a realização de compras online é uma prática constante na vida de muitos consumidores. Uma vez que traz inúmeras vantagens e proporciona conforto ao público-alvo. Assim, a empresa tem a oportunidade de aperfeiçoar a logística e realizar táticas para propagar as vendas recorrentes. 

No entanto, a Webvan pensou muito além do tempo e não conseguiu obter sucesso com esse modelo de negócio no início do novo milênio. Foi fundada em 1996 por Louis Borders, com um capital de US $ 800 milhões, entrou em 2001 para a lista de startups que não deram certo. 

8. Primary Data

A automação de processos é um investimento bastante comum e necessário na rotina de negócios que lidam diariamente com tecnologia. Uma vez que sabemos o quanto é importante estabelecer uma boa parceria entre os colaboradores e as ferramentas tecnológicas. 

Contudo, até isso se tornar uma realidade, muitos esforços foram despendidos até que a transformação digital fosse considerada uma necessidade que vai além da formação do diferencial competitivo. Sob esse foco, não podemos esquecer a história da Primary Data, mais uma das startup que não deram certo.

Em suma, ter uma plataforma de software de automação dependia de informações preciosas para a melhoria contínua da ferramenta. No entanto, poucas marcas estavam dispostas a colaborarem no aprimoramento desse serviço. Aliado a outros problemas, a Primary Data teve um valuation de US$ 52 milhões e encerrou as atividades em 2018.

9. Bluesmart

A análise preventiva é muito preciosa para a melhoria contínua de uma startup. Afinal, é necessário identificar certos cenários nocivos e impedir que malefícios aconteçam. Com isso, empresários criaram produtos e serviços capazes de suprir demandas bem pontuais. 

É o caso da Bluesmart. Ela era focada no serviço de malas inteligentes, smart bags. Com ela, o cliente não ficaria vulnerável a perda ou roubo do material. Além disso, ela trazia outras vantagens atrativas. Por exemplo, carregamento para celular e trava eletrônica.

Um diferencial que ajudaria a conquistar vários consumidores ao redor do mundo. Entretanto, eles não contavam com o surgimento de uma recomendação da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA). O que provocou mais um exemplo de startup que não deram certo.

Segundo ela, a bateria presente nas bagagens simbolizavam um perigo as companhias aéreas. Uma vez que elas corriam o risco de explodir durante os voos. Dessa forma, ela encerrou as atividades e vendeu a tecnologia e toda identidade visual à Travelpro. Tiveram um valor arrecadado de US$ 30 milhões.

10. Lantern

Com um valuation de US$ 37 milhões, a Lantern estava focada em melhorar a qualidade de vida do público-alvo. Por meio de uma mensalidade de US$ 50, o usuário teria acesso a uma ferramenta que ajudava a combater crises de ansiedade e estresse.

A ideia de focar em um produtivo que ajudasse na saúde mental das pessoas era bastante pertinente. Além disso, eles ofereciam serviços com treinadores que ajudavam a colaborar na mudança comportamental das pessoas. 

No entanto, a baixa adesão de clientes foi o suficiente para fechar as atividades no começo de agosto de 2018. Assim, o que parecia uma solução que traria benefícios a longo prazo, virou mais uma história de startup que não deram certo. 

Neste artigo você conheceu alguns exemplos de startups que não deram certo. Apesar de não terem atingido a longevidade, muitos tiveram oportunidade de absorver conhecimento e carregar mais convicções na hora de empreender ou investir em algum negócio. 

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