O estágio de maturidade é uma forma de identificar e compreender a real situação de uma startups. Dividido em 4 fases não lineares, entenda a seguir como funciona.
Em que etapa o seu investimento está? Como saber se está tendo bons resultados? O estágio de maturidade da startup é uma alternativa para compreender a situação atual da mesma e medir seu desempenho.
Para os investidores, é uma ótima forma de separar as empresas de tecnologia e classificá-las. A título de curiosidade, em 2019, a Associação Brasileira de Startup (Abstartups) identificou 10.365 empresas na categoria. Logo, o método mostra-se como uma ótima estratégia para estudar o cenário.
Sem isso, seria como encontrar uma agulha no palheiro. A desorganização geraria concorrência desleal, desequilíbrio entre empresas, entre outros problemas.
Paralelamente, para o empreendedor, a metodologia auxilia a planejar e encontrar pontos de melhoria. Mas como saber qual o estágio de uma empresa? O que essas etapas significam de verdade? Acompanhe!
O que é o estágio de maturidade
O estágio de maturidade consiste no ciclo de vida de uma startup. O objetivo do modelo é categorizar as empresas de tecnologia existentes, além de guiar investidores e empreendedores.
Isso porque um empreendimento nesta categoria é como um organismo vivo. Nasce, se desenvolve, atinge seu máximo, envelhece e finaliza a sua jornada. Compreender cada uma dessas fases permite aos interessados aproveitar ao máximo as oportunidades e amenizar as ameaças.
Quais são as fases da startup
Tudo vai depender do modelo estudado. As fases de uma startup ou estágio de maturidade não é uma ciência precisa. Em 2015, Cukier, Kon e Krueger separaram o processo em quatro etapas: Criação, Evolução, Maturação e Autossuficiência. Partiremos deste modelo para explicar o conceito de cada uma delas.
Em outros locais, você pode encontrar os mesmos nomes como Ideação, Operação, Tração e Scale-Up. Optamos por deixar as duas versões, que significam a mesma coisa, para não gerar dúvidas.
O que é a fase de Criação ou Ideação
Tem uma ideia brilhante, porém, não sabe se na prática, vai dar certo? É este o momento de validar a sua hipótese e testar diferentes cenários. Na fase de Criação ou Ideação, como é conhecida, é hora de colocar a ideia para funcionar.
Algumas perguntas podem ajudar no processo, como:
- quem é meu público ideal;
- para quem a minha solução se destina;
- qual é a problemática que busco resolver;
- como posso explicar o meu produto / serviço de forma a ser claro e objetivo.
Os questionamentos são um ponto de partida. Nada impede que, ao longo dos anos, as respostas mudem. Diríamos, inclusive, que é esperado que isso aconteça. A transformação e o aprimoramento constante fazem parte das empresas de tecnologia e costumam significar maturidade.
O que é a fase de Evolução ou Operação
A partir do momento em que o processo de Criação foi validado e começou a dar resultados, é preciso dar o próximo passo. A fase de Evolução ou Operação consiste em ir atrás do cliente e vender a sua solução.
Aqui, já começamos a ter resultados. Dessa maneira, juntamos todos os argumentos pertinentes para criar uma oferta irresistível para futuros investidores. Se você não sabe como ou por onde começar, vale pesquisar mais sobre programas de aceleramento ou incubadora. Nestas iniciativas, a organização colocará você em contato com outros empreendedores.
Outra alternativa para buscar investidores são os aportes e/ou rodadas de investimento. Pesquise e estude o melhor modelo para se conectar com pessoas capazes de impulsionar seu negócio. Boas decisões necessitam de reflexão e análise das possibilidades..
Em todos os casos, o networking é uma ótima forma de potencializar seus resultados e aumentar o alcance do seu empreendimento. Certamente, os relacionamentos são a base para ser lembrado e ampliar o grupo de possíveis clientes.
O que é a fase de Maturação ou Tração
Sabe quando as coisas começam a estabilizar? A fase de Maturação ou Tração é quando seu negócio está se consolidando, começando a tomar forma e força. Você conhece o mercado e sabe o que é preciso para melhorar os seus resultados.
Mesmo permanecendo na busca pelos melhores investidores, continuar crescendo é a sua prioridade. Para isso, defina métricas que façam sentido. Avalie o fluxo de caixa e, se necessário, mude o modelo de negócio escolhido. Se possível, mantenha a escalabilidade. Em outras palavras, cresça, sem perder a sua essência.
Crie metas, estude seu cenário e avalie as reais condições da sua empresa. Quando a sua base está sólida, seu negócio cresce sem aumentar muito os custos.
O que é a fase de Autossustentação ou Scale-Up
Considerada como o auge do desenvolvimento, a fase da Autossustentação ou Scale-Up significa que sua startup chegou ao máximo. É, possivelmente, um dos melhores momentos para vendê-la como unicórnio e aproveitar os benefícios.
Para que isso aconteça, é preciso que a mesma apresente, durante 3 anos consecutivos, crescimento de 20% de receita. 10 contribuidores em um modelo sustentável é mais um requisito. Outra opção, que serve como indicativo, é continuar aumentando a equipe, ainda que tenha atingido o mínimo exigido.
Em ambos os casos, os processos de implementação precisam ser transparentes, com resultados rápidos.
Uma dica. Rodadas de investimento são ótimas formas de acelerar o que já está bom. Afinal, você tem uma equipe robusta, bons resultados e potencial para continuar crescendo.
Como saber qual estágio de maturidade
Dois erros comuns na rotina dos empreendedores: pular etapas do desenvolvimento ou estar perdido, sem saber sua situação atual. No primeiro caso, assim como na vida, cada etapa gera aprendizado. Até mesmo nos erros, estamos aprendendo.
Quando uma empresa pula as fases necessárias, corre o risco de enfrentar situações que ainda não está preparada para lidar. Como resultado, pode causar ou antecipar coisas que, não necessariamente, aconteceriam. Dívidas, situações constrangedoras, se queimar no mercado ou, até mesmo, a falência precoce são bons exemplos disso.
O processo de maturidade não é linear. Todavia, todas as etapas precisam ser superadas.
A alienação pode ser igualmente prejudicial. Afinal, se você não sabe onde está ou onde quer chegar, como medirá os seus resultados? Portanto, não compreender em qual estágio de maturidade seu negócio está, pode causar inúmeros problemas.
A seguir, separamos três dicas básicas para ajudar você a se guiar e descobrir a real situação de um negócio.
Quando minha ideia está validada
Um método só traz credibilidade quando está validado. Teste, crie hipóteses e busque um ponto em comum. Assim como na ciência, fatos produzidos de forma científica se tornam certezas.
Na rotina de uma startup, isso pode acontecer por meio de uma venda, o sucesso de um MVP e indicações orgânicas. Outras métricas também podem ser utilizadas. Aqui, o intuito é descobrir os números reais da empresa e o que eles significam.
Quando a minha empresa está como tração
A tração do carro é o que permite que ele continue em frente mesmo com os obstáculos. Em uma startup, a tração é a resposta aos desafios do crescimento. Por exemplo, a gestão financeira, a automatização dos processos e o alinhamento societário.
A tração é parte fundamental para o fortalecimento e sucesso de qualquer ideia. É a força que move e torna o seu negócio atrativo.
Quando devo escalar
Escalar se trata de progresso. É, após uma ideia ser validada e possuir tração, escalar o que foi conquistado para ampliar o alcance. Depois que a empresa está estruturada, resolveu o básico e está preparada para a próxima etapa, vale pensar sobre a escala.
Quando você sabe o momento para isso, já consegue identificar o impacto do seu empreendimento sobre o mercado.
Como uma startup muda de fase
Em um jogo, você muda de fase quando vence todos os monstros e supera os desafios. Em uma startup, não é diferente. Você avança mais um estágio de maturidade quando supera as limitações e continua crescendo.
A mudança pode ser feita de forma natural e estratégica, trabalhando em cima dos pontos de melhoria. No entanto, pode, também, acontecer conforme investimento e orientação de um especialista. Tudo vai depender da sua situação atual.
Em ambos os casos, vale relembrar. Novamente, utilizando o exemplo do jogo. Se usamos hacks ou artimanhas mentirosas para passar de fase, como será no futuro? A verdade é que corre o risco de, mais para frente, precisarmos da mesma jogada para não perder o jogo.
Portanto, seja honesto com a sua jornada.
Qual momento indicado de investimento
Um desafio, para startups de todos os tamanhos, é equilibrar a necessidade de recursos, associada ao momento certo para venda. Ter verba é importante para acelerar seu empreendimento. Em contraponto, quanto mais cedo você dilui a participação acionária, menores são as suas chances de aumentar seus lucros.
Um planejamento faz-se essencial para encontrar o melhor momento. Outra dica importante é esperar a sua ideia ser validada e estar com tração antes de tomar uma decisão. Até mesmo no investimento-anjo, comum nas fases iniciais de uma startup, é preciso que os dois fatores estejam alinhados.
Como avaliar uma startup
Avaliar o estágio de maturidade de uma startup ou se vale a pena investir nela, é um processo subjetivo. Não existe uma fórmula pronta. Um negócio de poucos meses pode ser um sucesso. Do mesmo jeito que uma empresa já consolidada pode decretar falência de um dia para o outro.
Somente ideias revolucionárias não são suficientes. É preciso uma gestão eficiente, crescimento constante, estudo do mercado, entre outros. A seguir, separamos alguns tópicos que podem ser um ponto de partida para o seu estudo:
- histórico de operações do empreendimento;
- proposta única de valor (diferencial que o torna único);
- ativos que não podem ser negociados;
- taxas de sobrevivência à longo prazo;
- chances de escalonar e continuar crescendo;
- potencial do mercado.
As startups são como organismos vivos. Passam por diferentes estágios de maturidade que representam seu ciclo de vida. Estágios os quais marcam etapas, desafios e metas que precisam ser superadas para continuar progredindo.
Denominadas como Criação, Evolução, Maturação e Autossustentação, nem sempre as fases de uma empresa de tecnologia são lineares. Todavia, é preciso passar por todas elas para garantir um negócio saudável e sustentável.
Para saber qual a etapa um negócio está ou se chegou o momento de investir, é preciso analisar o histórico da mesma. Veja se a ideia já está validada, traçada e escalada. A partir disso, você conseguirá tomar decisões mais eficazes.
Este conteúdo ajudou de alguma forma? Compartilhe nas suas redes sociais e auxilie seus amigos a compreender mais sobre o universo das startups.