As estratégias de growth hacking usam grande parte dos recursos que a sua startup já tem, para que ela alcance mais rápido o seu público-alvo sem necessidade de altos investimentos.
Sem dúvida, crescimento e resultado rápido são algumas das palavras-chave dos negócios que envolvem as startups. As estratégias de growth hacking são técnicas desenvolvidas para que esses tipos de empresa atinjam esses objetivos.
A boa notícia é que, além disso, boas estratégias de growth hacking ajudam a empresa a crescer sem a necessidade de gastar muito dinheiro nas suas campanhas. Isso é muito bom porque startups em fase iniciais ainda não conseguem alavancar altos financiamentos.
Os growth hackers (profissionais que trabalham com growth hacking) usam os próprios canais de comunicação digitais da startup para realizar pesquisas e testes com os clientes. Para isso, trabalham com uma área de atuação da empresa ou com produtos específicos.
Se você já está envolvido no mundo das startups ou se pretende fazer parte desse ecossistema, garantimos que esse assunto é de seu interesse. Neste artigo, preparamos as principais informações e dicas de estratégias de growth hacking.
Este material contém referências relevantes para investidores anjo, empreendedores, fundadores de startup e todo o público envolvido com negócios dessa área de tecnologia e inovação. Faça uma boa leitura!
Entenda o que é o growth hacking
O growth hacking é uma estratégia para crescimento das empresas, principalmente as startups. Em tradução livre, do inglês para o português, growth é crescimento.
Esses processos são realizados pela equipe de marketing da startup. Logo nos primórdios desta técnica, os times das estratégias de growth hacking eram associados aos hackers. Isso porque eles ficam testando os produtos e as reações dos clientes.
O termo “hackers” foi utilizado em 2010 por Sean Ellis, empresário, investidor anjo e pai do growth hacking. Ele fez essa referência porque precisava de pessoas que fizessem uma startup crescer (growth) fora dos moldes tradicionais de marketing.
Com isso, Sean foi em busca de indivíduos que não precisavam ser obrigatoriamente especialistas em marketing. Mas, que tivessem a capacidade de acompanhar e interpretar os algoritmos gerados nos diferentes canais de mídia digital. Por isso, fez a associação com “hackers”.
Os objetivos do growth hacking
Porém, ao contrário dos hackers tradicionais, os do growth hacking são indivíduos do bem. Seus propósitos visam trazer o desenvolvimento para as empresas, o bom atendimento e a melhor experiência dos consumidores.
Os growth hackers ficam monitorando as reações de cada público-alvo. Além de acompanhar e monitorar as ferramentas que eles usam para verificar a taxa de conversão dos clientes — chamados de testes A/B.
A vantagem desses testes é que eles são muito eficientes, pois usam as redes sociais onde o público-alvo da startup se encontra. Sendo assim, os seus resultados oferecem dados atualizados e reais das preferências dos consumidores.
Com isso, os comentários com reclamações e sugestões indicam onde devem ser voltados os esforços para as melhorias. No caso dos elogios, a empresa perceberá que está seguindo o caminho certo. No entanto, isso não é motivo para acomodação.
Dito isso, a startup que implanta o marketing de crescimento consegue obter resultados de maneira rápida e sem a necessidade de investir grandes montantes de dinheiro.
As principais vantagens do growth marketing são:
- atração de clientes;
- fidelização do público-alvo;
- engajamento de consumidores;
- aumento das vendas.
Então, se você é um investidor anjo experiente ou iniciante, um empreendedor ou fundador de startups, já percebeu que vale muito a pena conhecer e implementar estratégias de growth hacking no seu negócio.
Conheça as 3 melhores estratégias de growth hacking
As startups que obtiveram sucesso em suas jornadas, certamente, usaram estratégias de growth hacking. Empresas que fazem uso dessas táticas aceleram o seu crescimento.
Muitas delas hoje já se transformaram em pouco tempo em unicórnios e já iniciaram as suas jornadas de investimentos na bolsa de valores.
Sendo assim, conheça agora três estratégias de growth hacking eficientes para as startups:
- inbound growth;
- outbound growth;
- objetivos SMART.
1. Inbound growth
A incorporação do inbound marketing ao growth marketing reforça as análises de dados e pontos de melhorias nas suas estratégias e redes sociais — seja no SEO, no e-mail marketing ou no social media do seu negócio.
2. Outbound growth
Outbound é o marketing tradicional. Quando alinhado a estratégias de growth hacking e aplicado de maneira complementar, você terá uma prospecção ativa mais acertadas.
Isso porque a união do outbound com o growth permite a utilização de dados e análises para identificar os seus potenciais clientes. Logo, você tende a fechar mais negócios.
3. Objetivos SMART
O growth hacking é praticado a partir de técnicas cientificamente comprovadas com uso de modelos matemáticos e engenharia. Por isso, utiliza os objetivos “SMART“ em seus processos.
As metas, ou objetivos SMART, é uma ferramenta que ajuda na definição de metas e de suas prioridades. Algo que é essencial em termos de performance e custos nas startups.
A sigla SMART quer dizer:
- S: specific (específica);
- M; measurable (mensuravel);
- A: attainable (alcançável);
- R: relevant (relevante);
- T: time based (baseado em tempo).
Entenda, a seguir, como cada uma dessas etapas é aplicada.
Específico
O time de growth hacking deve ter a definição clara do motivo dos experimentos que eles vão desenvolver. Isso é feito para que não se perca um valioso tempo.
Nessa etapa, tente responder perguntas relacionadas à estratégia ou à tarefa, como: o quê? Como? Quando?
Mensurável
As suas estratégias de growth hacking e metas precisam ser mensuráveis. Afinal, como você acompanhará o crescimento em algo abstrato? Lembre-se: o que não pode ser medido, não pode ser mensurado, nem gerenciado, nem cobrado. Defina valores, dados e metas mensuráveis,
Atingível
As suas metas são atingíveis, ou você está dando passos maiores que as pernas? Busque ter objetivos para o futuro, mas tenha os pés no chão. Entenda o comportamento das estratégias de growth hacking e do negócio, avalie o patamar em que ela se encontra e defina passos alcançáveis. Caso contrário, além de dinheiro e tempo perdidos, a frustração é certeira.
Relevante
Como observamos, os objetivos das estratégias de growth marketing para as startups têm o propósito de serem rápidos e eficientes. Para que isso aconteça, só devem ser realizados os processos que forem realmente relevantes.
Temporal
A letra “T” (temporal) do objetivo SMART exige que qualquer trabalho que seja realizado pelos growth hackers tenha o tempo definido. Ou seja, é preciso ter prazo de início e término.
Veja cases de sucesso das estratégias de growth marketing
Os cases de sucesso das startups são formas de inspirar e mostrar que vale a pena confiar no growth. Para que entenda, na prática, como essa as estratégias de growth hacking podem alavancar negócios, vamos conferir alguns cases de sucesso.
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Os criadores do Facebook perceberam que não estavam alcançando as suas metas de crescimento — tanto em quantidade quanto na qualidade. Para resolver essa situação, contrataram profissionais de outra área para os ajudarem a ter uma visão diferente.
Essa atitude que tomaram é uma das premissas ideais do growth hacking. Pois, os “hackers” não precisam ser do mesmo ramo de atuação da startup. Só por distribuírem emblemas e widgets para as pessoas postarem em suas páginas, já começaram a arrecadar milhões de usuários.
Além disso, compraram provedores de países em desenvolvimento, conseguiram inscrições de pessoas influentes como artistas e empresários. Em muitos casos essas atitudes não seriam tomadas se houvesse a participação somente de profissionais do Facebook.
As táticas do growth marketing fizeram com que essa rede social multiplicasse em 100 vezes o seu número de inscrições. Saltou de 2 milhões de usuários para 200 milhões. E não foi nada muito complicado para atingir esse crescimento. A mudança foi permitir a criação de perfis públicos.
Com isso, ficou mais fácil encontrar um profissional, pois basta colocar um dado como nome, cargo ou empresa. Antes, as pesquisas eram mais demoradas e exigiam mais dados do profissional que estava sendo procurado.
Essa é a rede social queridinha dos presidentes, jogadores de futebol, atores de Hollywood, e influencers que adoram gerar polêmica. O Twitter usou os experimentos e pesquisas dos growth hackers para aumentar a permanência e a atividade dos usuários.
Os seus fundadores adotaram o growth hacking porque perceberam que grande parte dos usuários fazia a inscrição e interagiam pouco. Os dados obtidos pelos hackers provocaram alterações nesse canal, fazendo-o atingir o crescimento e a credibilidade que tem hoje.
Desde a sua implantação como técnica de crescimento para startup, os benefícios do growth hacking já atingiram muitas empresas. Além dessas que citamos, não podemos deixar de lembrar ainda da Airbnb e o YouTube.
Saiba porque fazer growth hacking na startup
Porque o mercado da tecnologia e inovação de certa forma é ingrato. Se uma startup não age para oferecer produtos por meio da sua base de dados, elas fecham com a mesma velocidade que abriram. Além disso, esses são setores que mudam com muita velocidade.
Tudo que envolve tecnologia exige resultados rápidos. Essa é a proposta das estratégias de growth hacking para as startups. Entenda que os concorrentes também sabem disso. Então, para sua empresa sair na frente, você precisa aproveitar as ferramentas que tem em mãos.
O marketing de crescimento acompanha os usuários dos seus serviços do início do funil de venda até o final. Os growth hackers não se satisfazem em adquirir clientes. Eles buscam a retenção e a fidelidade. Tudo isso, por meio dos testes e análise dos algoritmos.
Confira como fazer growth hacking na startup
Os benefícios das estratégias de growth hacking são capazes de elevar a sua empresa a outro patamar. Porém, para que isso aconteça, é preciso que elas sejam muito bem planejadas.
Então, se você não sabe por onde começar, confira como fazer growth hacking na sua startup.
Diversifique as suas mídias
As mídias digitais são as principais ferramentas que as equipes de growth hacking das startups devem usar para atingir o público-alvo. A publicação de conteúdos relevantes provoca comentários, likes e compartilhamentos dos usuários.
Portanto, use e abuse dos seguintes canais de comunicação:
- vídeos no próprio blog, no site e no YouTube;
- podcasts;
- Facebook;
- LinkedIn;
- Instagram.
Use tendências da sua área
Usar as tendências do mercado no mesmo ramo de atuação é uma maneira eficiente de aproveitar a experiência das outras empresas a nosso favor. Fazendo isso, evitamos cometer erros e aprimoramos tudo aquilo que consideramos de utilidade.
Com essa análise externa, podemos voltar os esforços e os aportes dos financiamentos para modelos testados e aprovados pelos clientes das outras empresas. Isso reduz o tempo para as tomadas de decisões.
No entanto, isso não quer dizer copiar. Além do diferencial ser importante para a sua empresa. As estratégias de growth hacking precisam ter “a cara” da sua startup. Nem sempre o que o seu concorrente faz é adequado para você.
Encontre parceiros e investidores
O cooperativismo é uma maneira que as empresas encontram para expandir os seus negócios, mas sem gastar muito dinheiro. É como diz aquela antiga expressão: “uma mão lava a outra”. Nem todas as empresas são consideradas como concorrentes.
Portanto, faça parcerias com empresas e investidores que podem tanto beneficiar a sua startup quanto a deles. O Dropbox, por exemplo, ofereceu gratuitamente em 2013 o armazenamento 50Gb se adquirisse telefone e câmeras da Samsung.
Outra alternativa, ainda mais eficiente e de longo prazo, são os investidores anjo. Esses verdadeiros anjos são pessoas que investem capital pessoal ou financeiro. Assim, você terá diversos recursos para colocar as suas estratégias de growth hacking em prática.
Capte contatos
Os e-mails são muito aceitos pelas técnicas dos growth hackers. Afinal, essa lista de endereços estará sempre disponível, ela não depende da sobrevivência de redes sociais e outros canais.
Para que os seus e-mails não sejam apenas textos, use um pouco de tecnologia. Crie dentro deles, botões de conversões para seus outros canais de comunicação direcionando o usuário para o site ou blog.
As estratégias de growth hacking para startups não vieram mudar as maneiras tradicionais de fazer marketing. As suas técnicas foram desenvolvidas para fortalecer e aprimorar os contatos e entender melhor as necessidades dos clientes. Assim, você fecha negócios cada vez mais qualificados.
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