O equity crowdfunding é uma opção de investimento em grupo. Quando é feito no momento certo, oferece retornos satisfatórios para investidores e empreendedores.
O sistema financeiro oferece diferentes oportunidades de financiamento para startups. Entre elas, o investimento na modalidade equity crowdfunding é um produto que tem se tornado cada vez mais atraente para investidores e empreendedores.
Receber recursos de várias fontes facilita a captação de financiamento para fundadores de startups. Por outro lado, diluir o capital em um maior número de empresas amplifica a possibilidade de retornos satisfatórios e reduz os riscos dos investidores.
Essas são algumas das vantagens do equity crowdfunding. No entanto, escolher as melhores empresas para direcionar o capital ou conseguir investidores requer cautela e conhecimento.
Pensando na importância desse assunto, elaboramos este artigo com dicas estratégicas tanto para quem pretende captar recursos quanto para aqueles que desejam investir nessa modalidade. Acompanhe!
Dicas para investidores investirem no equity crowdfunding
Saber onde aplicar o valioso capital é uma tarefa que deve ser feita com profissionalismos e estudo do mercado. Conheça as recomendações que separamos, aproveitando dicas dos mais renomados investidores.
Veja como fazer a escolha certa no momento de investir na rodada de equity crowdfunding.
1. Escolha um mercado que tenha familiaridade
Investir em cestas de empresas onde o investidor tem familiaridade é uma boa estratégia. Afinal, navegar em águas conhecidas é melhor que entrar em ambientes de negócios em que não há afinidade.
Isso porque com a experiência no mercado o investidor consegue sentir após certo tempo de investimento se os aportes da plataforma estão oferecendo possibilidades de crescimento para a startup ou se esse empreendimento está declinando.
Além disso, quando o investidor tem mais experiência no setor e não está entrando às cegas, com o crescimento do negócio, ele pode aplicar além do dinheiro. Um exemplo disso é o smart money.
2. Conheça e estude as empresas
O conhecimento é a base de sucesso em todas as atividades de nossa vida. Sejam elas em momentos de trabalho ou até mesmo no lazer. No mundo dos investimentos, estudar as empresas em que se pretende investir é essencial para um investidor obter sucesso em seu portfólio.
A verdade é que existem negócios bons e ruins. Infelizmente, nem todas as startups vão atingir os objetivos esperados pelos investidores e pelos empreendedores. Por isso é tão necessário estudar as empresas antes de empregar o capital.
Sabendo disso, procure conhecer as empresas por meio dos projetos ofertados no pitch dos seus empreendedores. Observe se realmente têm alguma inovação. Analise o comportamento de negócios semelhantes. A partir disso, decida se vale a pena investir.
3. Crie o seu portfólio
Sabemos que investir é uma atividade de risco. E no caso das startups, por serem negócios em expansão, a chance de perder capital ou de não obter os retornos nos valores e prazos esperados é grande.
Sendo assim, como é difícil ter certeza de qual empresa que vai alavancar no mercado, o ideal é que você crie o seu portfólio. Isso quer dizer que é necessário ter uma cesta composta por várias empresas. Recomendamos inicialmente cerca de dez startups para um investidor ter uma carteira considerada confortável.
Fazendo isso, os seus aportes serão diluídos e dessa maneira existe a possibilidade de haver um balanceamento. Ou seja, se algumas das empresas investidas estão em baixa ou com prejuízos às outras podem estar alavancando e entregando retornos favoráveis.
Dicas para os empreendedores conseguirem recursos com equity crowdfunding
Os empreendedores de startups precisam captar recursos financeiros para acelerar os seus negócios. Se não fizerem isso, podem ser engolidos pela concorrência e serem obrigados a sair do jogo, por melhor que tenha sido o projeto.
Para obter captação de recursos e se tornar um ímã e atrair investidores, os empreendedores precisam dar alguns passos. Veja o que deve ser feito na etapa de equity crowdfunding.
1. Entenda se é esse o investimento que a sua empresa precisa
Por mais curioso que possa parecer, existem momentos em que determinado investimento não é adequado para um empreendimento. O empreendedor precisa analisar se está preparado para receber impactos, como a interferência de novos acionistas no negócio.
Isso porque nas rodadas de investimento na modalidade equity crowdfunding os investidores buscam participações no negócio. Por isso, além da colaboração com o capital, certamente, eles vão interferir em seu negócio com sugestões e mentorias.
A entrada de capital em uma empresa deve ser bem drenada e aproveitada. Pode parecer brincadeira, mas dependendo do volume de dinheiro recebida numa rodada, em vez dela ser benéfica, ele pode ser prejudicial aos planos de desenvolvimento de uma startup.
Saiba que quando uma empresa recebe investimentos ela se compromete em oferecer retornos com determinados prazos e precisa cumprir exigências dos investidores. Sendo assim, pense antes de buscar captações de recursos.
Muitas vezes no momento em que seu empreendimento está vivendo, os recursos provenientes das vendas de produtos e serviços são suficientes para a fase de desenvolvimento em que a empresa se encontra.
2. Aposte em um bom pitch
O pitch deck é semelhante ao trabalho de conclusão de curso para uma especialização ou a tese em um mestrado. No entanto, em vez dos professores, no caso dos investimentos o empresário precisa desenvolver uma apresentação para convencer investidores profissionais.
A apresentação da empresa por meio do pitch deck precisa ser elaborada de maneira que os investidores compreendam o projeto e queiram investir na sua startup. Segundo a Associação Brasileira de Startups esse material deve conter entre 13 a 15 slides.
Essa mesma associação lista o que o empreendedor deve apresentar para os investidores. São os motivos da existência do empreendimento e as justificativas que fazem do projeto um diferencial no mercado.
Tratam-se de alguns itens básicos que um pitch deck de sucesso deve ter. Veja agora quais são:
- o problema;
- a proposta de valor;
- o modelo de negócio;
- a estratégia competitiva;
- a equipe;
- o fundraising.
Entenda o que quer dizer cada um deles.
O problema
O problema também é conhecido como a dor do consumidor. Isso quer dizer que o cliente precisa resolver algo no seu dia a dia e que o mercado tradicional ainda não oferece da maneira que está sendo proposta.
A proposta de valor
A proposta de valor é a demonstração que prova que o produto ou serviço oferecido pela startup é competitivo e que será um diferencial entre as opções semelhantes existentes.
O modelo de negócio
O modelo de negócio mostra para os investidores como é feito na prática o desenvolvimento do produto. Deve esclarecer os procedimentos de criação, características técnicas construtivas entre outros.
A estratégia competitiva
Na estratégia competitiva o empreendedor deve informar qual será o seu modelo de competição. Deve demonstrar no slide o que será feito para a sua startup vender mais e se destacar diante dos possíveis concorrentes. Sejam eles diretos ou indiretos.
A equipe
O curriculum do time da startup é importante. Geralmente os investidores gostam de conhecer quem são os idealizadores do projeto, com quem podem se comunicar e quais as suas experiências no mercado.
O fundraising
O fundraising é o processo de captação de recursos. O empreendedor pode mostrar quais foram os procedimentos anteriores para receber financiamento e quais as estratégias para o futuro.
Saiba que o pitch deck é responsável pelo crescimento de muitas startups de sucesso que conhecemos. Esteja preparado para responder questionamentos e até provocações com intenção de testar o seu conhecimento no projeto.
3. Faça o lançamento corretamente
Estude se fará um lançamento de oferta privada ou pública. Pense nos prós e contras de cada uma delas. Consulte investidores líderes de plataformas, comunidades de investimento, empreendedores experientes entre outros. Obtenha todo o tipo de informação possível.
Se pretende captar investidores mais selecionados deve escolher a oferta privada. No entanto, se a sua intenção é atingir um grande público, a sua opção é buscar uma rodada pública ou aberta.
Para isso, será necessário que calcule o valuation da empresa. Ou seja, valor do empreendimento no mercado. Aliado a isso deve estimar quanto pretende captar e em quanto tempo receberá os aportes.
4. Escolha o meio de captação de recursos adequadamente
As plataformas de investimentos equity crowdfunding são os meios em que os empreendedores de startups encontram para captar os seus financiamentos. São ambientes online que ofertam negócios e administram a relação entre as empresas e os investidores.
Como as plataformas são responsáveis pela seleção de startups e de investimentos, elas são aliadas de extrema importância e são responsáveis pela tramitação dos investimentos. Sendo assim, devem ser escolhidas com cautela e atenção para evitar futuros transtornos.
Portanto, antes de se cadastrar para captar os seus recursos em uma plataforma de investimentos, leia todo o regulamento e observe quais são as taxas cobradas, valores dos aportes, prazos de liberação dos recursos.
Além disso, verifique se a plataforma está devidamente regulamentada, ou seja, se está em conformidade com a Comissão de Valores imobiliários (CVM). Lembrando que esse órgão é responsável por fiscalizar, normatizar e disciplinar operações do mercado imobiliário.
5. Mantenha os compromissos da empresa em dia
As dicas que mencionamos acima perderam a credibilidade se a documentação da empresa estiver desatualizada. Além disso, o pagamento de impostos e taxas devem estar em dia, e a existência de processos e ações na justiça não serão bem-vistos pelos investidores.
Nos casos de ações na justiça sabemos que em determinadas situações algumas delas são injustas, no entanto, faça tudo para poder evitá-las. Assim evitará ter que ficar se justificando, pois os investidores e as plataformas pesquisam essas informações.
Então, essas são as dicas que consideramos relevantes tanto para investidores quanto para empreendedores ao decidirem participar de rodadas de investimento equity crowdfunding. O grande segredo é se antecipar aos riscos por meio de estudos e pesquisas no mercado. Com isso, esperamos ter lhe ajudado a dar mais esse passo nos negócios.
Gostaríamos de lhe convidar para assinar a nossa newsletter. Fazendo isso, enviamos na sua caixa postal as nossas novas publicações com conteúdos relevantes e de grande interesse para você.