Ideação: entenda como funciona esse processo

Por que será que a ideação é tão útil para os investidores e fundadores de startups? Leia agora este artigo e entenda sobre o assunto. Confira!

Ideação é um momento em que há a provocação de várias cabeças, para que elas pensem juntas e atinjam os objetivos de crescimento das startups.

Ideação é um termo que não costuma ser muito usado no dia a dia dos negócios. No entanto, ele é imprescindível na criação e desenvolvimento de produtos das startups. Afinal, as ideias devem ser colocadas em prática, do contrário serão apenas opiniões. 

Por mais tecnológicas e inovadoras que sejam, as startups sempre dependerão dos indivíduos que fazem parte de seus times. Isso porque, por mais sofisticadas que sejam as máquinas, somente os seres humanos podem realmente entender os desejos das pessoas.

Sendo assim, especialistas em gestão de negócios perceberam que a chave do sucesso é apostar nas ideias. Pela importância do assunto, elaboramos este artigo no qual vamos esclarecer o que é ideação, além de explicar como, quando e por que fazer. 

Não temos dúvida que este conteúdo é de extrema importância para investidores, empreendedores e todos aqueles que se interessam pelo ecossistema de startups. Faça uma proveitosa leitura. 

O que é ideação?

Ideação é a parte do processo de desenvolvimento dos produtos, serviços e projetos de um negócio. Ela é uma etapa em que as pessoas são incentivadas a colocarem as suas criatividades em ação. 

Nesse momento, aquela máxima de que duas cabeças pensam melhor que uma se torna realidade. Ideação faz parte dos processos da estratégia de negócios conhecida como design thinking. 

No design thinking, as ideias são valorizadas e as pessoas são respeitadas e convidadas a colaborarem com suas opiniões. Nessa técnica, as ideias vão, literalmente, sendo desenhadas em conjunto conforme são apresentados os desafios. 

As etapas de um design thinking padrão são: 

  • imersão;
  • análise e síntese;
  • ideação;
  • prototipagem e teste;
  • implementação.

Viu onde a ideação entra? 

Como fazer uma boa abordagem de ideação?

Na verdade, praticamente todas as atividades de um negócio precisam ser previamente preparadas. Ou seja, premeditar as ações é uma técnica para quem deseja obter sucesso no mercado. 

Dessa maneira, a abordagem das pessoas para o processo de ideação deve ser elaborada por meio de alguns passos. Veja algumas das dicas que consideramos mais importantes para atrair e desenvolver ideias nos times da sua empresa. 

Crie ambientes favoráveis

Muitas vezes, a monotonia do dia a dia não é favorável para conseguirmos desenvolver ideias diferentes. O ambiente de trabalho e a mesma rotina em algumas ocasiões nos levam a fazer as mesmas coisas o tempo todo. 

Para resolver isso, crie ambientes favoráveis para desenvolvimento de ideias. Por exemplo, a elaboração de workshops e a contratação de palestras fora da empresa podem colaborar com a inspiração das pessoas.

Aceite qualquer ideia

Tenha em mente que no mundo dos negócios não há ideia boa, ruim, burra ou inteligente. O que existe é a oportunidade e o momento certo de aplicar um novo conceito ou plano. A partir disso, esteja receptivo a qualquer comentário.

Nas reuniões com propósito de ideação, encoraje os participantes a acreditarem que cada insight pode ser a cereja do bolo que faltava no seu negócio. Isso fará com que os integrantes das equipes se tornem mais confiantes. Imagine perder uma excelente ideia de negócio só porque os participantes não se sentem à vontade? 

Promova o hábito de registrar ideias

Oriente as pessoas a terem sempre em mãos um caderno de anotação ou um aplicativo de notas para smartphones. Peça para que no decorrer do dia ou da noite se assim optarem a anotar e registrar qualquer ideia relacionada aos assuntos propostos para ideação.

Essa é uma maneira de não deixar para trás qualquer ideia que venha à mente. Às vezes, no ônibus, no metrô, na fila de supermercado, entre outros, pode surgir um pensamento no assunto apresentado nas reuniões da empresa que se transforme em uma ação inovadora. 

Seja provocador

Provoque as pessoas por meio de tempestades de ideias (brainstorming) ou pelo uso da escrita (brainwriting). As duas técnicas são bastante eficazes e já são usadas há muito tempo. 

Estudos mostraram que existem pessoas com diferentes tipos de inteligências e maneiras de se expressarem. Algumas se comunicam melhor verbalmente e outras são melhores escrevendo. O importante é atingir o potencial de cada uma delas para gerar ideias.

Quando fazer ideação?

Não existe o momento considerado ideal ou único para praticar a etapa de ideação em uma startup. No entanto, algumas situações podem torná-la necessária. Conheça algumas delas:

Entenda porque cada uma dessas situações justifica a abordagem de ideação.

Criação de um produto ou serviço

A criação de um produto, serviço ou até mesmo de uma empresa será mais acertada se houver a colaboração de mais de uma pessoa. Por mais criativo e competente que seja um empreendedor, outras percepções e experiências, certamente, trarão resultados mais satisfatórios

Feedback de clientes

Os feedbacks recebidos dos clientes por meio de canais de relacionamento com o consumidor servem de alerta para abordagens de ideação. Principalmente, os retornos negativos, pois são gatilhos para provocar a melhoria nos produtos e serviços.

Ajustes de preços

Em alguns momentos os ajustes de preços tanto para cima quanto para baixo requerem ideias coletivas. A abordagem de diferentes times ajudam na determinação de acréscimos ou descontos nos valores dos produtos.

Pressão da concorrência

Mesmo que as startups sejam empresas de inovação, sempre haverá produtos semelhantes no mercado. Sendo assim, a pressão da concorrência de mercadorias e serviços do mesmo ramo requerem cuidados e novas ideias para evitar danos no negócio.

Por que fazer ideação?

As ideias geradas nas reuniões para ideação produzem uma série de iniciativas e vantagens para um negócio. Os seus efeitos oferecem resultados tanto a longo quanto a curto prazo. 

As ideias dos times de colaboradores em conjunto ajudam na sobrevivência e no crescimento da startup em um mercado que não admite erros e exige decisões rápidas. 

Veja os benefícios que fazem a ideação um procedimento necessário e vantajoso para os negócios.

  • torna a marca uma autoridade;
  • promove a melhoria contínua;
  • alinhamento das equipes;
  • aproveitamento da experiência coletiva;
  • aumenta a harmonia no ambiente de trabalho; 
  • evita acidentes e mantém a produção;
  • torna o negócio sustentável.

Vamos ver com mais detalhes o que cada um desses benefícios entrega para o empreendimento.

Torna a marca uma autoridade

Oferecer produtos e serviços de maneira única e inovadora torna a marca uma autoridade no mercado. Isso faz com que o seu produto ou serviço seja um sinônimo. Como a Xerox, a Gillette, a Coca-Cola entre outros.

Promove melhoria contínua

O hábito de reunir as equipes e solicitar ideias para inovar produtos promove a melhoria contínua. Essa ação torna os produtos e serviços cada vez mais próximos das metas da empresa. Além de atender as demandas dos retornos dos consumidores.

Alinhamento de equipes

Os processos que levam a geração de ideias por meio de ideação alinham as equipes da empresa. Isso acontece porque nas reuniões de design thinking os diversos times conhecem, ao mesmo tempo, as metas e necessidades do empreendimento.

Aproveitamento da experiência coletiva

Atualmente, é comum vermos principalmente nas redes sociais as pessoas se despedirem usando o termo: “tamo junto”. Se levarmos isso ao pé da letra percebemos que trabalhar em conjunto faz parte até mesmo do inconsciente coletivo.

Sendo assim, a técnica de ideação de colocar as pessoas para pensarem, coloca para fora os talentos que podem estar guardados na empresa. É importante que essas competências possam surgir tanto dos colaboradores mais experientes quanto dos novatos. 

Aumenta a harmonia no ambiente de trabalho

Quando os colaboradores de um empreendimento percebem que suas ideias são valorizadas eles se sentem bem. Saber que a empresa aproveitou a ideia de um funcionário cria bem-estar no dia a dia. Esse sentimento aumenta a harmonia no ambiente de trabalho.

Evita acidentes e mantém a produção

Sabemos que determinados procedimentos do dia a dia das empresas podem provocar incidentes prejudiciais à vida ou à saúde dos colaboradores. Usar a experiência coletiva para soluções nas atividades de rotina evita e reduz acidentes. 

Os acidentes, além dos danos que provocam para as pessoas, são também responsáveis pela queda de produtividade por meio de faltas e afastamentos. Portanto, o aproveitamento das ideias e experiências de quem está na frente de trabalho mantém a produção.

Torna o negócio econômico e sustentável

As ideias geradas em reuniões de ideação produzem novas maneiras de fabricar produtos e realizar serviços. As novas atitudes obtidas economizam materiais e mão de obra. Evitando o desperdício de matéria-prima e tempo. Assim, o negócio se torna mais econômico e  sustentável, criando uma boa imagem diante da sociedade.

O que o investidor anjo deve saber sobre ideação?

O investidor anjo é o primeiro ou um dos primeiros a apostar no crescimento de uma startup. Sendo assim, ele conhece o empreendimento quando normalmente está começando a caminhar ou é ainda apenas um projeto.

Nem sempre os investidores anjo entram apenas com o capital, muitos deles colaboram com as suas experiências de mercado. A partir disso eles podem usar a ideação a favor do desenvolvimento do empreendimento. Devem provocar ideias e instigar as pessoas a colaborarem com seus insights e talentos.

Então, conseguiu perceber porque a ideação é tão importante para um negócio? Entenda que o processo de gerar e provocar ideias nunca prejudicará ou apresentará desvantagens para os empreendimentos. Portanto, nunca subestime um pensamento ou uma ideia. Siga as nossas recomendações. 

Desejamos que tenha sucesso nos seus próximos negócios. 

Gostou do assunto? Continue conosco no blog e confira 3 estratégias de growth hacking para startups!