As startups unicórnios são modelos de negócios que superaram as expectativas e atingiram o sucesso, com um valor de mercado substancial. Trata-se de empresas avaliadas em mais de 1 bilhão de dólares, o que é algo desejado por muitos empreendedores.
Além de terem inserido no mercado soluções inovadoras e de alto potencial, as startups unicórnios revolucionaram o mercado – por isso, apresentaram um crescimento acelerado e resultados expressivos, o que é uma conquista rara em um mercado competitivo.
Você sabe o que é startup unicórnio e quais os principais exemplos encontrados no Brasil? Se deseja entender mais sobre o assunto, está no lugar certo! Continue a leitura deste post e saiba o que significa esse termo, 11 exemplos para se inspirar e como evoluir para ter uma empresa unicórnio!
Afinal, o que significa startup unicórnio?
O conceito startup unicórnio foi criado no ano de 2013 pela fundadora da Cowboy Ventures, a investidora Aileen Lee. O termo é atribuído a startups que alcançaram a escalabilidade e um valor de mercado superior a 1 bilhão de dólares, demonstrando que a empresa conseguiu algo considerado difícil e raro.
Diante disso, uma startup unicórnio é um negócio inovador que cresceu de forma consistente no mercado, sendo avaliada em 1 bilhão de dólares antes de se tornar de capital aberto, ou seja, antes de fazer a Oferta Pública Inicial-IPO e vender ações no mercado financeiro.
As principais características que uma startup unicórnio tem, são as seguintes:
- inovação constante;
- investimento em tecnologia;
- são pioneiras nos segmentos em que atuam;
- tem foco total na experiência do cliente.
Considerando as dificuldades e competitividade no mercado, se tornar uma startup unicórnio é uma conquista extremamente difícil e exige um bom planejamento, inovação, e soluções capazes de superar as expectativas dos consumidores, promovendo um crescimento acelerado.
Como a avaliação da startup unicórnio funciona?
Toda startup avaliada em 1 bilhão de dólares tem características específicas, e muitas tiveram ideias consideradas irreais para o mercado. No entanto, tiveram boa aceitação e revolucionaram as atividades de determinado segmento, gerando uma valorização significativa da marca.
Para avaliar uma startup que não tem capital aberto, ou seja, não vende ações no mercado financeiro, é possível utilizar diversos métodos. O mais comum é realizado pelos fundos de investimento, que fazem o aporte de capital na startup.
Com isso, a startup participa de rodadas de investimentos e capta recursos para colocar a ideia em prática ou expandir os negócios. Pelos crescimento e resultados obtidos, é avaliado valor de mercado e quando é superior a 1 bilhão de dólares, é considerada uma startup unicórnio.
Quais os 11 principais exemplos de startups unicórnios no Brasil?
Apesar dos momentos de instabilidades e crises, o mercado brasileiro é um terreno fértil para as startups, que oferecem soluções inovadoras. Nesse contexto, é possível notar diversas startups que alcançaram um patamar de destaque e são consideradas como unicórnios.
Essas startups estão presentes em todos os nichos do mercado, como finanças, setor alimentício, mobilidade, imobiliário, varejo, marketing e outros. São negócios reconhecidos em todo o território nacional, conquistando uma grande fatia no mercado e ótimo posicionamento de marca.
Saiba quais as principais startups consideradas unicórnio no Brasil!
1. Nubank
O Nubank foi fundado em 2013 como uma fintech operadora de cartões de crédito totalmente digital, serviço considerado inovador. A solução proposta pelo Nubank é econômica e eficiente, e logo conquistou a preferência dos consumidores.
Dessa forma, em março de 2018, após uma rodada de investimentos, o Nubank se tornou uma startup unicórnio, avaliada em 1 bilhão de dólares. Desde então, a empresa aperfeiçoou seus serviços e cresceu de forma consistente.
2. 99
Uma das primeiras startups a se tornar unicórnio no Brasil, em janeiro de 2018, a 99Taxis é uma startup do segmento da mobilidade urbana, e recebeu um aporte de 100 milhões de dólares de um fundo japonês – após isso, a empresa diversificou os serviços e mudou o nome para 99.
3. C6 Bank
O banco digital C6 Bank se tornou uma startup unicórnio em dezembro de 2020, sendo avaliada em 2,1 bilhões de dólares. O Banco recebeu aportes de capital em rodadas de investimentos e com isso, impulsionou as atividades e os resultados de forma consistente.
4. iFood
Fundado em 2011, o iFood se tornou um dos mais famosos aplicativos de delivery de alimentos no Brasil, se tornando uma marketplace com diversos restaurantes. Após um aporte de 124 milhões de dólares, a startup cresceu e se tornou uma unicórnio, explorando um dos segmentos mais aquecidos do mercado.
5. Loggi
A Loggi, startup do segmento dos transportes, também é considerada uma startup unicórnio, após receber um aporte de 150 milhões de dólares. A startup oferece soluções por meio de uma plataforma de entregas realizadas por motoboys, auxiliando consumidores, empresas e motociclistas profissionais.
6. Quinto Andar
A Quinto Andar é uma startup especializada em serviços de aluguel de imóveis de forma descomplicada e digital. A empresa recebeu um aporte de capital de 250 milhões de dólares, o que fez multiplicar o valor de mercado e se tornar uma startup unicórnio em setembro de 2019.
7. Madeira Madeira
A Startup Madeira Madeira foi fundada em 2009 e atua como e-commerce de artigos para o lar, seja online ou offline. Em 2021, a startup recebeu um aporte de capital no valor de 190 milhões de dólares e também foi avaliada em 1 bilhão de dólares, se tornando mais uma unicórnio brasileira.
8. Vtex
A Vtex é uma startup que atua promovendo soluções para o comércio eletrônico, ou seja, e-commerce. A empresa também recebeu um aporte de capital significativo em rodadas de investimentos, no valor de 1,2 bilhões de reais, assim, foi avaliada em mais de 1 bilhão de dólares, se tornando uma unicórnio.
9. Stone
A Stone é outra startup do setor financeiro, especializada em pagamentos, que se tornou unicórnio em outubro de 2018. Em 2020 a Stone se tornou uma empresa de capital aberto, por isso, deixou de fazer parte do grupo de startups unicórnio, embora seja avaliada em mais de 1 bilhão de dólares.
10. Loft
Especializada na compra e reforma de imóveis com o uso da tecnologia, a Loft se tornou unicórnio de forma rápida, pois foi fundada em 2018. A startup recebeu um aporte de capital no valor de 175 milhões de dólares e, em janeiro de 2020, teve o valor de mercado superior a 1 bilhão de dólares.
11. Creditas
A Creditas é uma fintech que oferece crédito com garantias de imóveis, veículos, consignado e financiamento de veículos. Foi fundada em 2018 e recebeu investimentos de 228 milhões de dólares, atingindo um valor de 1,7 bilhões de dólares, se tornando mais uma no grupo de startups unicórnio.
Como se tornar uma startup unicórnio?
Ter um negócio promissor e alcançar a escalabilidade é um grande sonho para todo empreendedor. Entretanto, o caminho para o sucesso é árduo e repleto de desafios, que exigem muito planejamento e inovação para serem superados e assim, atingir os objetivos.
Além de um bom plano de negócios e ideais com potencial para surpreender o público-alvo, para chegar ao patamar de uma startup unicórnio é preciso fazer parcerias certas, e buscar estratégias para se adaptar às oscilações no mercado, para ter um crescimento acelerado.
Veja dicas que contribuem para desenvolver uma startup unicórnio!
Crie soluções inovadoras
O primeiro passo para criar uma startup unicórnio é ter soluções inovadoras e muito bem estruturadas. Os produtos ou serviços devem ser inovadores e com potencial para melhorar a experiência do consumidor, por isso, não deixe de estudar o mercado e desenvolver soluções que realmente possam inovar e crescer rapidamente.
Mantenha os princípios
Para alcançar o sucesso, todo negócio deve ter uma equipe especialista, engajada e que mantenha os princípios do negócio. Mesmo com as oscilações mercadológicas, é indispensável manter os princípios e valores da startup, pois é um fator que demonstra a personalidade da empresa.
Foque nos resultados
Toda startup unicórnio atua com foco na experiência do cliente e nos resultados, aprendendo com os erros e buscando melhorias constantes. É uma característica essencial para gerar negócios escaláveis e com potencial para transformar o mercado e a satisfação do público-alvo.
Faça a captação de investimentos
A captação de investimentos é fundamental para acelerar o crescimento de uma empresa, fornecendo recursos para aprimorar os produtos ou serviços, e investir em estratégias para expandir os negócios, alcançando uma parcela maior do mercado.
Sendo assim, participar de rodadas de investimentos ou contar com o investimento anjo, por exemplo, são excelentes alternativas para impulsionar a startup. Além disso, o aporte de capital é algo presente na grande maioria das startups unicórnios no Brasil e no mundo.
É preciso, no entanto, apresentar aos investidores um plano de negócios sólido e ideias inovadoras, com boas possibilidades de alcançar o sucesso. Dessa forma, o caminho para a startup se destacar e atingir a valorização será menos complexo, o que é uma grande vantagem.
Como você pode notar neste conteúdo, a startup unicórnio é um exemplo de sucesso, que serve de inspiração para empreendedores e uma oportunidade para investidores. Portanto, mesmo sendo um caminho difícil, vale a pena buscar formas para atingir os objetivos e ter negócios escaláveis para empreender ou investir.
Gostou do post? Se você deseja continuar lendo conteúdos relevantes sobre diversos assuntos do empreendedorismo, siga a Angel Investor nas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn!