A escalabilidade diz respeito a crescer em números (faturamento, clientes etc) sem precisar aumentar os custos na mesma proporção. Entenda o que é e como afeta o mercado de investimento.
Embora muito utilizado no universo das startups, para muitos empreendedores e investidores, o que é escalabilidade é um conceito confuso. Tanto em um sentido de compreensão da palavra, como avaliar se um empreendimento é ou não é escalável. No entanto, é preciso ter clareza no que significa.
Ainda mais para quem deseja investir na área. É necessário saber qual o potencial de lucro de uma empresa e as possibilidades de sucesso. Neste sentido, a terminologia pode ser uma importante aliada para ajudar na mensuração e na avaliação de um projeto.
Pensando nisso, reunimos, a seguir, as principais informações sobre o tema. Descubra o que é, para que serve e porque é relevante. Acompanhe!
O que é escalabilidade
Escalabilidade significa crescer mantendo a qualidade da entrega ou do modelo de negócio. Consiste na expansão da receita e dos custos de produção de forma desproporcional, gerando lucros. No universo das startups, trata-se da possibilidade de uma empresa crescer sem criar dívidas ou precisar de grandes investimentos.
Com o crescimento exponencial, um negócio de pequeno porte pode se tornar grande ou, até mesmo, um unicórnio. Em menos tempo que o normal, a empresa em questão multiplicará seu faturamento, tornando-se um negócio em potencial. Neste contexto, a tecnologia e a inovação são os principais aliados.
Lado a lado, a ideia de escalabilidade está relacionada à flexibilidade e inovação. É a capacidade de se adaptar e continuar crescendo, sempre melhorando seus resultados, independente do número de clientes. Dessa forma, as principais características de um negócio que se enquadra na categoria são:
- a capacidade de suportar novos usuários ou clientes sem a necessidade de grandes investimentos;
- a possibilidade de melhoria contínua com custos constantes e abaixo do padrão;
- o investimento inicial baixo, mas que proporciona retorno considerável;
- Em alguns cenários, a possibilidade da startup aumentar seu faturamento com um único cliente.
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Como funciona a escalabilidade para as startups
O conceito de escalabilidade surgiu atrelado a economia escalável. Ou seja, impulsionar os resultados de um empreendimento sem a necessidade de aumentar as despesas. Para isso, é preciso que o mesmo tenha potencial inovador, seja criativo e tenha um gestor eficiente.
Ele ou ela precisa entender o mercado e criar um modelo de negócio capaz de ser replicado. Uma dica para investidores anjo que querem ajudar neste processo é aplicar o Canvas. A metodologia permite avaliar hipóteses e ver a situação de modo mais estratégico.
Com a base estruturada, caberá à equipe acompanhar o mercado e adaptar os processos conforme necessidade. Em alguns setores, a escalabilidade é mais complicada que em outros. Como exemplo, o setor da saúde, que possui normas específicas e, em alguns casos, a necessidade de atendimento customizado.
Em contraponto, com o conhecimento na área, a estruturação de processos e o entendimento do mercado, tudo é possível. Até mesmo um negócio desses pode se tornar escalável.
Porque atrai investidores anjo
Empresas escaláveis normalmente conseguem manter/expandir os seus ganhos com um custo operacional baixo. Uma startup da categoria é aquela que pode crescer sem grandes investimentos. Dessa forma, não é preciso inventário nem estrutura, visto que ela consegue aumentar suas operações facilmente.
Isso sem falar que o processo de produção continua ser eficiente e acelerado, independente da quantidade de consumidores. A razão disso costuma ser as metodologias registradas, testadas e validadas para aproveitar o melhor de cada etapa. Portanto, a expansão é mais natural. Por conseguinte, empresas escaláveis tornam-se mais atrativas.
Para o investidor, o retorno costuma ser mais rápido quando comparado a outros tipos de negócio, e as possibilidades são maiores. No caso dos anjos, é preciso investir parte do seu capital para ter resultados. Logo, neste contexto apresentado, os riscos costumam ser menores, sendo uma aposta mais segura.
Afinal, independente do valor investido, o negócio em questão continuará crescendo e melhorando seus resultados.
Porque a escalabilidade é importante para as startups
A escalabilidade permite que uma empresa cresça sem perder a sua essência e as suas características. No mercado de startups, diz respeito a expandir as fronteiras com baixo investimento. Por conseguinte, como dito anteriormente, aumenta, também, a atratividade do negócio em questão.
Fora que possibilita avaliar os gastos, investindo naquilo que vale a pena e cortando custos desnecessários. Sendo assim, um negócio escalável tem a oportunidade de melhorar seus resultados rapidamente, sem precisar de muitos gastos e/ou tempo. É a solução ideal para valorizar um projeto.
Resumidamente, as principais vantagens para a startup são:
- amplo alcance: ao expandir as fronteiras, um startup escalável pode ser oferecida para qualquer consumidor.
- captação de recursos: por ser uma startup, o investimento inicial pode ser um pouco menor, com alta possibilidade de retorno financeiro. Por isso, uma empresa da categoria é mais atrativa para os investidores;
- baixo investimento no geral: negócios escaláveis conseguem continuar crescendo sem precisar de grandes investimentos;
- faturamento: o lucro tende a ser maior, visto que não necessariamente o crescimento gerará novos gastos.
Como saber se uma empresa é escalável
A escalabilidade é uma característica comum das startups, que conseguem crescer com a estrutura que já possuem. Em um negócio tradicional, muitas vezes, esse processo é comprometido ou prejudicado por questões organizacionais, mão de obra, entre outros problemas. Isso não quer dizer que a melhora nos resultados não acontecerá.
Somente é esperado que demore um pouco mais. Fora que devido às burocracias e modelos de negócio mais limitados, é normal que o aumento repentino cause sobrecarga. Por outro lado, pense no Airbnb, por exemplo. O aplicativo conecta empresa, viajante e proprietário.
O interessante da startup citada é que, para aumentar a sua receita, não é preciso construir novas casas. Basta, apenas, aumentar o número de usuários que utilizam a plataforma e a quantidade de propriedades. Logo, os investimentos necessários são mais específicos e menos custosos.
Em um cenário ideal, a escalabilidade faz parte dos ciclos das empresas de inovação, que passam por 6 etapas básicas:
- Descoberta: descoberta de que a sua solução realmente resolve o problema proposto;
- Validação: validação de que a solução entrega resultados e cumpre com o prometido;
- Refinamento: lapidação da solução após primeiros testes e percepção de pontos de melhoria;
- Escala: reprodução em larga escala da solução testada e aprimorada;
- Sustentabilidade: adaptação e constantes melhorias da solução para continuar atrativa para o seu público;
- Renovação: descoberta de novas oportunidades para a solução.
Paralelamente, há startups que se esforçam para escalar e acabam fracassando. Segundo um estudo divulgado pela Genome Report, 70% das empresas falham por antecipar um processo antes da hora. Em outras palavras, aumentar os seus resultados sem estarem prontos para isso.
Veja, a seguir, alguns passos para analisar se o empreendimento investido chegou ou não nessa fase.
1.º passo – O primeiro teste
O primeiro teste de escalabilidade consiste em responder três perguntas básicas. A primeira, se os processos internos estão organizados para serem ensinados para novas pessoas. A segunda, se a solução é única e valiosa, portanto, um diferencial no mercado. Terceiro, se o modelo é ampliável e possível de repetir.
Isto pois, um negócio ensinável facilita e acelera o processo. O valioso demonstra que é um projeto que vale a pena investir e se dedicar. Por fim, se ampliável, é possível crescer de forma tranquila.
2.º passo – O teste após um desafio
Um gargalo foi identificado. Como a startup lidou com isso? Para além, o que foi feito para solucionar a situação e amenizar os impactos? Em alguns tipos de empreendimento, é interessante já pensar e validar um posicionamento estratégico para caso algo dê errado.
Ora no setor de marketing, ora nas funções mais produtivas, a escalabilidade exige respostas rápidas. Por causa disso, verifique se a empresa em questão está preparada para gerir a crise com velocidade.
3.º passo – O teste do crescimento rápido
Se o seu negócio crescesse 10x mais rápido, quais seriam os desafios encontrados? Quais problemas precisam ser resolvidos de antemão para evitar complicações futuras? Pensar de modo preventivo é uma forma estratégica de lidar com a situação e investir de forma correta.
Em síntese, se você sabe o que pode dar errado, é mais simples se preparar para o que vem adiante.
Como vimos ao longo deste artigo, a escalabilidade é um elemento essencial para as startups. Uma empresa escalável nada mais é que aquela que consegue crescer sem gerar gastos. Em outras palavras, aumentar o faturamento sem aumentar muito os custos.
Como resultado, possibilita que o negócio em questão cresça com mais facilidade e com menos riscos. Um exemplo disso é o Airbnb. Para aumentar seus resultados, não é preciso investir em infraestrutura. Apenas na atração de parceiros e usuários que pretendem consumir da plataforma.
A vista disso, os negócios que são escaláveis são mais atrativos para o investidor. Ainda mais considerando que, ao investir, o empresário corre riscos. Isso sem falar na demora para ter o seu retorno. Neste sentido, quando comparado a uma empresa tradicional, as escaláveis reduzem ambos os problemas.
E o interessante é que é mais uma etapa do ciclo de vida desse tipo de projeto. Portanto, pode acontecer de forma natural. Por fim, para isso, é preciso descobrir uma solução, validá-la e treiná-la. Tudo isso antes de escalar.
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