A estratégia do Oceano Azul é capaz de proporcionar resultados importantes para toda empresa, direcionando o foco para os objetivos de crescimento. Trata-se de uma ferramenta importante para superar a concorrência, que levou muitos negócios ao sucesso.
Nesse sentido, os principais pontos de um planejamento estratégico empresarial é a análise do mercado e a necessidade de oferecer soluções com preços atrativos. Com as estratégias do oceano azul, os gestores ou investidores podem ter facilidade para inovar e impulsionar o negócio em todos os sentidos.
Diante disso, entender mais sobre o assunto é imprescindível para quem deseja ter negócios escaláveis e competitivos, e se esse é o seu caso, está no lugar certo! Continue a leitura deste post e veja as vantagens e 5 dicas valiosas para montar a estratégia do oceano azul e ter sucesso!
O que é a estratégia do oceano azul
Desenvolvido após intensas pesquisas dos professores W. Chan Kim e Renée Mauborgne, o oceano azul consiste em uma estratégia de negócios. Os principais objetivos dessa metodologia é reduzir custos produtivos e elevar o valor comercial.
Para tanto, a estratégia utiliza como pilares a inovação e técnicas para superar e fugir da concorrência, ou seja, a empresa ou startup cria soluções, produtos ou serviços diferenciados e com isso, fogem da concorrência para explorar um novo patamar.
Diante disso, a estratégia do oceano azul tem base em 6 princípios que são os direcionadores da aplicação das técnicas. Embora seja um recurso considerado intenso e arriscado, é capaz de promover ganhos e resultados satisfatórios para o negócio.
Qual a importância da estratégia oceano azul
A estratégia do oceano azul tem a capacidade de melhorar o desempenho de uma startup por elevar os diferenciais competitivos. Além disso, é uma metodologia que auxilia a explorar diferentes nichos do mercado, ideal para uma marca se tornar referência e impulsionar os resultados.
Sendo assim, o oceano azul é uma estratégia que auxilia a identificar mercados com boa demanda e pouca oferta, aumentando as possibilidades de sucesso. Ou seja, benefícios importantes e desejados por todo empreendedor ou investidor.
Portanto, a estratégia oceano azul é uma ferramenta importante para implementar a inovação e a mudança na cultura organizacional – contribuindo para gerar lucratividade e atingir os objetivos e metas propostos no planejamento empresarial.
Quais as principais características da estratégia
Todo negócio utiliza a inovação para fugir da concorrência e explorar outros nichos do mercado amplia os horizontes e as perspectivas de faturamento. Isso acontece devido às características da estratégia oceano azul, que muda a atuação e a mentalidade de uma empresa ou startup.
Dessa forma, as características mais marcantes da estratégia oceano azul são:
- é possível ser diferente com baixo custo;
- é uma estratégia baseada em dados reais;
- desenvolve um espaço novo no mercado;
- é possível superar as 6 fronteiras em 4 passos;
- ajuda a entender oportunidades de negócio;
- ajuda a entender os riscos;
- pode potencializar os resultados.
Essas características são consideradas os pilares da estratégia oceano azul e proporcionam maior rentabilidade, desde que a metodologia seja implementada da forma correta e com o devido planejamento prévio.
Quais as vantagens de investir nessa estratégia
A inovação é um requisito primordial para o sucesso de um negócio no cenário atual, principalmente se tratando de startups. A competitividade e o aumento da exigência dos consumidores exigem que os empreendedores e investidores utilizem estratégias eficientes para se destacar e ter sucesso.
Nesse sentido, o oceano azul proporciona vantagens importantes, veja quais são!
Fortalecimento da marca no mercado
Ao conquistar um novo nicho do mercado com produtos inovadores, principais objetivos da estratégia oceano azul, a empresa fortalece a presença no mercado. Com isso, a marca se torna mais forte e reconhecida, favorecendo resultados consolidados.
Impulsiona o crescimento
Outra vantagem evidente em empresas que utilizam a estratégia oceano azul é a oportunidade para acelerar o crescimento do negócio. Ao inovar e atuar em outras frentes do mercado a startup tem um crescimento acelerado e atinge alta escalabilidade, proporcionando retornos rápidos e satisfatórios.
Ganho de visibilidade e competitividade
Quando a empresa é inovadora e atua com foco nos princípios da estratégia oceano azul, ela desperta a atenção do público-alvo e com isso, aumenta a visibilidade. Uma vantagem importante para a empresa ser mais competitiva, se tornar pioneira no segmento e sair na frente dos futuros concorrentes.
5 dicas para implementar a estratégia oceano azul
Agora que você entendeu o conceito da estratégia do oceano azul e as vantagens que pode proporcionar ao negócio, é essencial saber como implementá-la. Embora pareça um assunto simples, é preciso ter um planejamento eficiente e desenvolver aptidões para identificar oportunidades para a inovação.
Nesse contexto, todo empreendedor que deseja impulsionar o negócio precisa pensar de maneira abrangente e inovadora. Ou seja, atuando com foco nos resultados e utilizando estratégias para aperfeiçoar as soluções e conquistar um novo espaço no mercado.
Em outras palavras, é necessário inovar para melhorar os processos internos, reduzir custos produtivos e elevar o valor do produto ou serviço. Assim, impulsionar os resultados em um novo segmento do mercado, evitando a concorrência acirrada.
Veja dicas valiosas para montar a estratégia do oceano azul!
1. Faça o planejamento e envolva a equipe
O primeiro passo para começar bem e aumentar as possibilidades de sucesso é com o planejamento e envolvimento da equipe. Todos os setores devem ter funções e engajamento com as novas ideias, criando ambientes colaborativos e harmoniosos.
Para tanto, o planejamento deve estar bem estruturado e claro para a equipe, com participações e uma comunicação eficiente – principalmente na avaliação dos indicadores e avanço durante a implementação das etapas da estratégia.
2. Domine bem cada etapa da estratégia
Outro fator indispensável é conhecer detalhadamente a estratégia do oceano azul, que estabelece 6 princípios para superar e construir uma nova fronteira do mercado – são requisitos para considerar e facilitar a identificação de novos mercados para a empresa atuar, citado no livro de W. Chan Kim e Renée Mauborgne.
As 6 fronteiras da estratégia oceano azul são:
- avaliação de mercados alternativos;
- avaliação de setores e grupos estratégicos;
- estudo da oferta de serviços ou produtos complementares;
- avaliar o comportamento do consumidor;
- avaliar a cadeia de compradores;
- análise da evolução ao longo do tempo.
Sendo assim, é importante que você reúna a equipe da gestão e faça um estudo criterioso da estratégia, avaliando inclusive cases de sucesso – como a Starbucks e Cirque Du Soleil, para ter inspirações e facilitar a entender os melhores caminhos para o sucesso.
3. Crie uma matriz de valor
A matriz de valor é uma forma intuitiva para acompanhar a estratégia e visualizar um panorama sobre a sua empresa, mercado e concorrentes. É uma ferramenta indispensável para gerar novas ideias e facilitar a identificação de oportunidades para a inovação.
Para tanto, é possível utilizar 4 estratégias, que são:
- despertar visual: comparação entre a empresa e os concorrentes para verificar se algo precisa ser modificado;
- exploração visual: analisar e verificar na prática as 6 fronteiras e assim, levantar as vantagens e definir o que pode melhorar;
- feira de estratégia visual: utilizar os dados obtidos e criar a matriz de avaliação de valor, sempre atentando aos feedbacks de todo o público-alvo;
- Comunicação visual: divulgar para toda a equipe a estratégia considerada promissora e que será implementada, facilitando o entendimento para que os objetivos sejam atendidos.
Nesse momento, toda a equipe deve estar engajada e entender claramente os objetivos a curto, médio e longo prazo. Sobretudo, para conseguir reduzir os custos e começar a nova jornada da maneira correta e bem planejada, evitando falhas.
4. Conheça o público-alvo
O conhecimento do público-alvo é indispensável para todo tipo de negócio, pois fornece informações para embasar as decisões e direcionar desde o desenvolvimento de produtos ou serviços, até as estratégias de marketing.
Sendo assim, é imprescindível fazer um estudo detalhado do mercado atual e que pretende explorar, identificar o público-alvo e conhecer as reais necessidades. Dessa forma, as estratégias do oceano azul serão mais eficientes, além de contribuir para inovar e aumentar as possibilidades de sucesso.
5. Identifique o que pode se tornar uma oportunidade
Desbravar novos mercados é algo que precisa acontecer com o devido planejamento, identificando as oportunidades para investir e prospectar resultados promissores. Por isso, os empreendedores ou investidores devem ser visionários e encontrar possibilidades onde outros ainda não notaram.
Nessa perspectiva, desenvolver uma visão criteriosa para criar oportunidades a partir de pontos deficientes é um desafio comum quando uma empresa inicia a atuação em outra vertente do mercado, portanto, é necessário contar com o planejamento e todos os dados para identificar e aproveitar oportunidades.
Com todas as informações e as estratégias do oceano azul definidas, gerando ideias claras e promissoras, basta buscar recursos – que pode ser em rodadas de investimentos – testar e lançar o programa de forma bem planejada, inovadora e toda a possibilidade de alcançar o sucesso.
Como você pode notar, a estratégia do oceano azul é um processo de gestão de negócios que promove a inovação disruptiva nas empresas ou startups. Portanto, é uma alternativa interessante para crescer no mercado e alavancar os resultados, seja para empreendedores ou investidores.
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