HR Techs: como funcionam essas startups?

HR Techs são startups dedicadas a solucionar problemas da área de RH. Você já ouviu falar sobre elas? Saiba mais no blog!

Startups que trazem soluções para o setor de Recursos Humanos, as HR Techs têm evidenciado ainda mais que este setor é o mais estratégico de uma organização 

Nos últimos anos surgiram startups para criar soluções em diversas áreas. As HR Techs especificamente apareceram para gerar soluções para os Recursos Humanos, um setor empresarial que tem apresentado grandes mudanças ao longo do tempo.

De área empresarial voltada para o controle de pontos, emissão de contracheques e organização das férias, com o advento de softwares e demais tecnologias, o setor tem se inovado e se transformado em um âmbito estratégico

Cada vez mais as empresas têm visto a influência que o RH dispõe sobre os colaboradores e como ele pode ser uma área voltada para a gestão dos profissionais, atuando diretamente no desenvolvimento de uma equipe de alta performance. Essa mudança gera grande procura por soluções que transformem o setor na potência que ele pode ser.

Com demanda de mercado, as HR Techs se tornam ainda mais promissoras de se investir, tanto na criação de startups quanto no investimento de HR Techs já existentes, mas que precisam de apoio para decolarem e serem lançadas no mercado.

Para que entenda sobre esse tipo de startup e como esse mercado tem crescido em nível mundial e nacional, neste artigo você vai ler várias informações sobre ele: o que é HR Tech, características e como o mercado dessa área tem se desenvolvido nos últimos anos.

Ficou curioso para ler sobre o assunto? Então não deixe de acompanhar os próximos parágrafos para ter acesso a todas informações que precisa dispor.

Leia também: Beauty Tech: o que é e porque investir

O que é HR Tech?

HR Tech é o nome dado às startups que criam soluções para o setor de Recursos Humanos, fazendo o uso da tecnologia. O termo é uma abreviação de “Human Resources Technology”, em português compreendido como “tecnologia para Recursos Humanos”.

No geral, as HR Techs atuam a partir da identificação de lacunas existentes no setor que impedem ou dificultam a atuação máxima dos integrantes. O objetivo dessas startups é tornar os processos mais produtivos, diminuir custos e melhorar a eficiência.

Mas essas empresas têm como finalidade muito mais do que entregar novas tecnologias para o setor, elas desejam desburocratizar processos, mudar a cultura empresarial e possibilitar que o setor trabalhe de forma estratégica, atuando em todo o seu potencial e se tornando a maior vantagem competitiva da empresa.

As funções do setor de RH são diversas e na maioria delas há desafios que devem ser vistos como oportunidades para startups de HR Tech. Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa realizada pela SilkRoad, que teve a participação de 853 de gestores da área, mostrou que a maior problemática está em engajar os colaboradores, 53% dos gestores dizem ser essa a maior dificuldade. 

Mas não para por aí, ainda na mesma pesquisa foi apontado por 45% dos participantes que o desenvolvimento de líderes e o gerenciamento das diversas habilidades dos profissionais é outra problemática bastante recorrente, seguido pela dificuldade no processo de recrutamento de talentos para cargos específicos, em que 41% dos participantes disseram ser um desafio.

Como o setor de RH desempenha diversas atividades, os desafios são enormes, o que abre espaços para RH Techs criarem soluções e mudarem essa realidade apontada pelos profissionais.

Tipos de HR Tech

Os tipos mais recorrentes de HR Techs estão relacionados a 6 áreas específicas: Recrutamento e seleção, HR Core, Gerenciamento e desenvolvimento de talentos, Sistema de gerenciamento de Recursos Humanos (HRMS), Offboarding e Office Services.

Saiba melhor sobre cada uma delas: 

HR Tech de Recrutamento e seleção

São startups voltadas para encontrar soluções para os todos os processos de recrutamento e seleção de pessoas: mapeamento de candidatos, entrevistas, avaliação de habilidades técnicas e comportamentais a fim de identificar os melhores talentos para as vagas em aberto das instituições.

HR Tech de HR Core

HR Tech voltadas para HR Core atuam diretamente com a administração de RH, realizando operações como processo de admissão de colaboradores, realização de pagamento e de benefícios aos colaboradores, bem como o gerenciamento da folha de ponto.

HR Tech de desenvolvimento e gerenciamento de talentos

Já as startups de desenvolvimento e gerenciamento de talentos têm como objetivo trazer soluções para a gestão de cargos e salários, de modo que tragam bem estar ao profissional e, como consequência aumente a produtividade deles no trabalho.

HR Tech de HRMS

As HR Tech de HRMS criam softwares para unificar vários sistemas e processos. Elas têm como finalidade trazer uma maior visão para a organização, facilitando o gerenciamento dos recursos humanos e seu trabalho com a administração de negócios e dados.

HR Tech de Office Services

Office Services é voltado para a organização do escritório. Startups assim buscam facilitar a instalação física, de modo a observar quais as melhores soluções ergonômicas é questão de usabilidade do espaço coletivo.

HR Tech de Offboarding

HR Tech de Offboarding ajudam as empresas no processo de desligamento dos colaboradores, fazendo toda a parte de gestão de comunidade de ex-profissionais.

Leia também: Health techs: entenda como funciona a startup da saúde

Tendência internacional

De acordo com uma pesquisa realizada pela IWC no ano de 2018, 70% dos profissionais de todos os lugares do mundo já atuavam no sistema home office. Com o surgimento da pandemia do Covid-19 essa prática se tornou ainda mais comum e instaurou nas empresas que ainda não experimentaram o modelo, o interesse de recorrer a ele.

Assim, a tendência das organizações é dispor de tecnologias para viabilizar ainda mais o desenvolvimento de times remotos, dando espaço também ao modelo de trabalho híbrido (como anywhere office).

Mas essa pandemia não despertou as empresas somente a estarem abertas ao modelo de home office. Ela também enfatizou a importância de se importar com o bem-estar dos profissionais, o quão isso influencia na produtividade, sendo outra oportunidade para startups da área de recursos humanos promoverem soluções.

Outra necessidade que empresas têm se deparado nos últimos anos é com relação a experiência dos profissionais, portanto soluções para a área de employer branding e endomarketing já estão sendo buscadas e devem ser bastantes requisitadas pelo mercado num futuro breve.

Isso porque essas caracterizações impactam na atração e contratação de bons talentos. Em uma pesquisa feita pelo Linkedin concluiu que a imagem da empresa tem muita influência nesse processo, 72% dos recrutadores dizem se preocupar com isso e buscar soluções para.

O panorama brasileiro não é diferente e evidencia grande espaço para startups HR Techs.

Leia também: Conheça o mercado de startups no Brasil

Mercado das HR Techs no Brasil

O mercado das HR Techs no Brasil ainda tem muito espaço para crescimento. De acordo com um relatório feito pelo Centro de Inovação Distrito, há aproximadamente 373 startups voltadas para o setor de recursos humanos. Deste total, 85,2% foram desenvolvidas há menos de 10 anos, evidenciando que o mercado é totalmente novo.

O mercado das HR Techs ainda está entre as três áreas mais lucrativas e requisitadas. Cerca de 11,6% dos investimentos destinados para as startups no ano de 2019 foram aplicados em HR Techs.

No período mais crítico da pandemia do novo Coronavírus, quando as empresas precisaram migrar a forma de trabalho de seus colaboradores para o home office, o uso da tecnologia foi determinante para a sobrevivência de diversas empresas.

Conforme um levantamento realizado pela Wessek, as startups HR Tech proporcionaram para 65% das 1.000 empresas brasileiras questionadas, confiança e inovação para esse processo acontecer.

Benefícios de investir em uma HR Tech

Os benefícios de uma HR Techs estão relacionados à eficiência na administração, simplificação da gestão de informações e dados e a melhora na capacidade de gestão de tarefas.

Há ainda outros benefícios que startups HR Techs podem gerar para as empresas:

  • Melhora no clima organizacional, diminuindo os conflitos de trabalho;
  • Diminuição nas chances de novos processos trabalhistas;
  • Aperfeiçoamento no desempenho dos colaboradores da área de recursos humanos;
  • Processo de recrutamento e seleção mais efetivo;
  • Diminuição na taxa de turnover;
  • Otimização dos sistemas de gestão de desempenho;
  • Redução de gastos;
  • RH mais estratégico;

Exemplos de HR Tech

Veja algumas startups que já estão no mercado, tem buscado inovar no âmbito da gestão de recursos humanos e já estão chamando atenção do mercado:

QRPoint

O QRPoint é um negócio que tem como foco utilizar a tecnologia no setor de recursos humanos. O aplicativo dispõe de várias funcionalidades que estão relacionadas à gestão do controle de ponto, cálculo de horas, adicionais e faltas. Ele também integra todos os ERPs e, ainda, contém Dashboard indicadores com os dados.

Allya

A Allya é uma corporação que atua com soluções tecnologias para garantir o bem estar dos profissionais.

Por meio de um programa de benefícios disponibilizado totalmente on-line, a Allya cuida de todo o processo de gestão de parcerias, facilitando para as corporações.

Catho

Catho é uma HR Tech voltada para o recrutamento on-line. É uma startup que dispõe de inteligência na gestão de processos de busca e contratação de profissionais para as empresas.

Ou seja, a Catho encontra profissionais que estejam de acordo com as perspectivas da instituição, que se enquadram nas habilidades técnicas e comportamentais exigidas, e também contém um sistema completo para profissionais disponíveis no mercado encontrarem empresas que estejam contratando no momento.

O que você achou deste conteúdo? Gostou? Então que tal nos seguir nas redes sociais para estar sempre a par do que é compartilhado aqui no blog? Acesse: Facebook, Instagram e LinkedIn