A metodologia OKR ajuda no processo de definição de tarefas, tornando o processo estratégico a fim de garantir que os objetivos da empresa sejam alcançados
A metodologia OKR é uma ferramenta que pode ser utilizada no momento de definir e priorizar as tarefas que farão a empresa atingir determinado resultado almejado. Apesar desse processo de definição de tarefas parecer fácil, ele não é tão simples quanto parece.
Essa dificuldade se dá porque diariamente surgem diversos imprevistos na instituição. Em uma startup onde, quase sempre, todos atuam em diversas áreas, eles são ainda mais recorrentes, inviabilizando o cumprimento de determinadas ações programadas.
Nesse cenário, o profissional precisa ser assertivo em suas ações e sequências. Utilizar ferramentas que o ajude a analisar quais estratégias trazem mais resultados é uma alternativa para isso.
Se você está em busca de uma metodologia que auxilie no processo de definição e priorização de tarefas e te ajude a visualizar se os resultados de suas ações têm alcançado o objetivo desejado, então está no artigo certo. Aqui você vai encontrar essas e outras respostas para potencializar ainda mais as ações que tomar na sua startup. Continue a leitura para ter acesso às informações.
O que significa metodologia OKR?
O método OKR foi criado pelo ex-CEO da Intel, Andrew S. Grove, mas passou a ser conhecido quando John Doerr, do Google, o apresentou para a empresa. Isso porque ele é o famoso método que esteve presente no processo de crescimento dela.
Na época em que o método foi implementado, o Google continha 40 funcionários e nos dias atuais ele conta com mais 60 mil colaboradores, comprovando que a metodologia OKR pode ser utilizada por pequenas e grandes empresas.
OKR (Objectives and Key Results) é uma metodologia que pode ser considerada uma fórmula para determinar metas (objetivos) e resultados-chave. O objetivo é responsável por ajudar a empresa a entender onde ela quer chegar e os resultados auxiliam a organização a compreender quais as métricas que precisam ser analisadas, para saber se de fato a instituição está chegando onde deseja.
Qual a diferença entre metodologia OKR e outras metodologias tradicionais?
Diferente das metodologias tradicionais, a OKR não é sistemática e não dispõe de várias regras inflexíveis. Pelo contrário, ao desenvolver a metodologia, o criador, Andrew S. Grove, trouxe uma alternativa onde se tornou possível para as empresas adaptar detalhes da metodologia conforme o contexto da empresa.
Fora essa principal diferença, há algumas outras cabíveis de se destacar:
- As metas do OKR são definidas para um curto período de tempo, sendo, assim, mais tangível de conquistá-la e também de corrigir algum erro no processo;
- Os objetivos e resultados-chave são claros e simples, possibilitando que o time saiba exatamente o que fazer para alcançar as metas;
- Os feedbacks são realizados semanalmente, de modo que possa antecipar ou recuperar alguma prática para atingir a meta estabelecida;
- Caso a equipe falhe em algum OKR, o aprendizado será de um trimestre e não um ano, como nas demais metodologias tradicionais;
- Todos os colaboradores têm acesso aos OKRs da empresa e os diretores falam abertamente qual é a prioridade da corporação e como será feito o desdobramento dos objetivos para atingir o resultado-chave;
- As decisões são tomadas com base nos dados;
- Na OKR, a medição é feita pelo resultado e não pelo esforço das tarefas. Mas, claro que, para atingir grandes resultados é preciso de grande esforço. Mas vale ressaltar que com essa metodologia apenas a dedicação não será suficiente para a conquista do objetivo;
Exemplos de OKRs
Os OKRs podem ser destinados a empresa, departamento ou para um colaborador específico. Veja alguns exemplos:
OKR para a empresa
Objetivo: Captar investimentos
Resultados-chave:
KR 1: Prospectar 4 potenciais investidores;
KR 2: Levantar uma rodada da Série B de R$ 7 milhões;
KR 3: Bater a meta de receita de R$ 400K.
OKR para o departamento de marketing digital
Objetivo: Aumentar o engajamento nas nas redes sociais
Resultados-chave:
KR 1: Ter mensalmente 30 salvos e 100 compartilhamento nos posts respectivos a isso;
KR 2: Aumentar a taxa de clique no site vinda do Instagram para 500 cliques por mês;
KR 3: Aumentar a taxa de clique no site vindo do Facebook em 300 cliques por mês.
Como definir uma OKR para um projeto?
Apesar de a metodologia OKR ser implementada de maneira distinta em cada ambiente profissional, há algumas práticas recomendadas a todas as empresas para atingir um sucesso maior. Confira quais são elas!
1 – Defina metas de cima para baixo
As primeiras metas a serem definidas é da empresa como um todo. Ou seja, é necessário começar com as prioridades do CEO e em seguida criar as metas dos departamentos, das equipes e posteriormente de cada colaborador.
2 – Tenha clareza sobre seus objetivos
Chegado o momento de definir os objetivos, é importante que eles sejam construídos com bastante clareza com o que a empresa busca conquistar, detalhando-os.
Ao invés de dizer “melhorar a performance do marketing” procure colocar “Investir em capacitação profissional para os colaboradores de marketing melhorarem a performance de inbound”. Veja como este é mais detalhado que aquele.
3 – Disponha de métricas qualitativas e quantitativas
Os objetivos devem sempre ser qualitativos para que os colaboradores tenham clareza sobre o que precisam fazer. Agora os resultados-chave, usados para saber se o objetivo está de fato sendo alcançado, devem ser quantitativos.
Se seu objetivo é conquistar mais vendas do produto ou serviço da sua startup no primeiro trimestre, por exemplo, ao invés de dizer “melhorar as vendas” tente detalhar com “aumentar a receita em 20% nos próximos 3 meses”.
4 – Ouse, mas com responsabilidade
A metodologia OKR consiste em estabelecer objetivos grandes e ambiciosos, portanto sua startup deve ter ousadia na hora de criar as metas e objetivos.
Todavia, os objetivos devem ser atingíveis, caso contrário os colaboradores ficarão desmotivados. Ou seja, nessa hora é fundamental dispor de um equilíbrio.
5 – Limite os objetivos e OKRs
A quantidade de objetivos e OKRs deve ser limitada. Se sua startup dispor de muitos OKRs certamente ela terá dificuldade de se concentrar. Mas também se tiver poucos, de certo ela não estará se desafiando. Então é recomendado que sejam estabelecidos de 3 a 5 OKRs.
OKR e Growth hacking
Growth hacking é considerado um marketing orientado a experimentos e tem como principal finalidade identificar oportunidades visando resultados rápidos para o crescimento da organização.
No processo de implementação da metodologia OKR, sua empresa terá que definir objetivos e, após isso, ações que podem levá-lo a atingir esse objetivo. Essas ideias vão ser identificadas após sua equipe observar a jornada do cliente, o funil de marketing, o ciclo de vida do produto, dentre outras análises internas.
Após esse processo de maior introspecção, você terá uma lista de ideias, então precisará pontuar e priorizá-las. Um método que pode adotar para fazer isso é o ICE, muito utilizado pelo Growth hacking.
OKR e o ICE
Como você tem acompanhado neste artigo, a metodologia OKR foca nos resultados que sua empresa deve alcançar. Portanto, dispor de um sistema de pontuação é fundamental.
Um método de pontuação bem comum é o ICE (impacto, confiança e facilidade). Ele foi desenvolvido pelo o mesmo autor do Growth Hacking, Sean Ellis. Pois como o Growth Hacking está relacionado a experimentação rápida e falha rápida, o criado necessitava de um sistema de pontuação que priorizasse o que fosse rápido e simples, igualmente ao método.
O desenvolvedor do sistema de pontuação o dividiu em 3 partes:
- Impacto: quanto o projeto será alterado para alcançar a métrica almejada;
- Confiança: é a certeza de que o projeto terá o impacto previsto;
- Facilidade: o nível de esforço necessário para finalizar o projeto.
O cálculo é bastante simples e dirá qual projeto deve ser testado primeiro e qual o último. Veja um exemplo:
Projeto A
Impacto: 7/10
Confiança: 3/10
Facilidade: 5/10
7 x 3 x 5: 105
Projeto B
Impacto: 6/10
Confiança: 8/10
Facilidade: 4/10
6 x 8 x 4: 192
Métrica Estrela do Norte
A métrica mais importante de Growth hacking costuma ser chamada de Métrica da Estrela do Norte.
Para entender melhor esse conceito, vamos utilizar como exemplo a startup Airbnb. A “estrela do norte” da Airbnb é dispor de reservas. Isso significa que todos os feitos da empresa são voltados para melhorar o número de noites reservadas.
Se o Airbnb fosse motivado pela quantidade de instalações do aplicativo, a empresa poderia dispor de diversos downloads, porém poucas reservas. Com isso, a Airbnb não aumentaria sua receita e os clientes não iriam compartilhar suas experiências com amigos. Ou seja, são as reservas que geram valor para a marca.
Essa métrica quando implementada junto com a metodologia OKR auxilia aos colaboradores a atingirem seus objetivos porque traz direcionamento e foco aos profissionais.
A métrica Estrela do Norte não substitui OKRs
A Estrela do Norte (North Star Metric) não substitui uma OKRs. Os OKRs são um processo tático que auxilia as equipes a se alinharem. Ou seja, eles alinham sistematicamente os objetivos do indivíduo com os objetivos da equipe e da organização, entregando responsabilidades para todos da organização.
Já uma métrica North Star retrata princípios importantes de crescimento. Em outras palavras, ela oferece direção e foco, e se torna uma ferramenta adicional à metodologia OKR, guiando experimentos e conectando as equipes.
Gostou deste artigo? Então nos acompanhe nas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn. Através delas, nós compartilhamos dicas, informações e avisos de novos conteúdos postados no blog!