Entenda o que é OKR e porque fazer na startup

Quer saber a respeito da metodologia OKR? Então acesse o blog e confira o artigo na íntegra!

Busca entender o que é OKR e porque ele ficou conhecido como a metodologia utilizada pelo Google? Então este artigo é para você! Através dele, você irá descobrir tudo que precisa acerca desse sistema

O mundo dos negócios é marcado por ferramentas e metodologias que visam potencializar o trabalho dos profissionais e o OKR é uma delas. Se está se perguntando o que é OKR, saiba que essa sigla corresponde ao termo Objectives and Key Results. Ela faz referência a uma metodologia que auxilia startups e investidores na definição e no desdobramento de metas e objetivos da organização.

A metodologia OKR é conhecida e usada por diversas empresas do Vale do Silício, mas ficou mais famosa após ter sido adotada pelo Google. Mesmo com sua popularidade no exterior, aqui no Brasil, agora que o termo tem sido explorado por empresas, principalmente da área de tecnologia.

OKR tem-se mostrado um modelo de gestão rápido, mensurável e adepto ao contexto disruptivo dos negócios relacionados à tecnologia. Portanto, se busca por uma ferramenta que te ajude a definir suas metas e objetivos como startup, mensurá-los e aumentar os resultados, então este artigo é para você. 

Nos próximos parágrafos, você verá aspectos importantes da metodologia OKR, motivos pelos quais ela ajuda a empresa a atingir seus objetivos e, ainda, demais informações pertinentes sobre o tema. Se interessou? É só continuar com a leitura!

OKR, o que é?

OKR é um acrônimo em inglês de “Objectives and Keys Results”, que, no português é compreendido como “Objetivos e Resultados Chaves”. Ele se trata de um método de gestão que visa estabelecer metas de acordo com o objetivo estratégico da empresa, sendo uma ferramenta que ajuda a alcançar as metas de um negócio

O foco dessa metodologia se difere das demais que tem o mesmo objetivo, pois enquanto a maioria se centraliza na tarefa que os profissionais devem realizar para atingir uma meta, neste o foco volta-se aos resultados.

Para se concentrar nos resultados, a metodologia OKR não se importa quanto às ações que serão realizadas, desde que as metas e os objetivos sejam atingidos. Ou seja, a equipe e os departamentos podem determinar e executar as tarefas da forma que mais se adequar ao contexto e realidade da empresa.

São dois os principais componentes desse método:

  • Objetivos (O): definição claras sobre onde a empresa deseja chegar (um objetivo efetivo é aquele que possui detalhes);
  • Resultados-chave (KR): metas relevantes e mensuráveis que irão impactar diretamente no alcance do objetivo determinado na etapa anterior.

A metodologia pode ser aplicada por todos os tipos de empresas, principalmente por startups, e utilizadas por todos os colaboradores da organização. Com ela, eles trabalham com um objetivo em comum, estabelecido pelos gestores, que levam em consideração o momento que a empresa está passando e onde ela deseja chegar.

Como surgiu a OKR?

A OKR é uma metodologia inspirada por outro método. Peter Drucker – considerado o pai da administração moderna – criou o MBO, Management By Objectives. Em 1968, Andrew Groove, cofundador da Intel, atuava como CEO da empresa e nesse tempo desenvolveu uma adaptação do MBO que mais para frente se tornou o método OKR.

Tudo foi documentado em seu livro High Output Management (Administração de Alta Performance), publicado em 1983.

Mas a metodologia passou a ser conhecida dentre as empresas do Vale do Silício quando o Google adotou ela. Isso aconteceu em 1999, quando John Doerr, que aprendeu sobre o método na Intel, compartilhou sobre com os fundadores do Google as características do OKR. Desde então, o método OKR tem sido utilizado no mundo todo.

Como funciona a metodologia de OKR?

A metodologia de OKR se baseia em três fases:

1 – Planejamento

A etapa de planejamento e também desdobramento é destinada a definir os objetivos da empresa e transformá-los em OKRs. Ou seja, ela é voltada a detalhar os objetivos da organização e estabelecer quais são os resultados-chaves que vão evidenciar que a meta foi alcançada.

Essa etapa é a base da implementação do OKR, sendo essencial para alcançar os resultados objetivados.

2 – Acompanhamento

A fase de acompanhamento serve, como o nome já dá a entender, para acompanhar os resultados. Para isso, a empresa precisa investir em reuniões de acompanhamento, que podem ser realizadas semanal ou quinzenalmente. Nelas, cada gestor se reúne com sua equipe e verifica os OKRs de cada um.

São citados os OKRs que têm alcançado o progresso esperado pela instituição e também aqueles que precisam de maior atenção. E, então, são discutidos os porquês de alguns não estarem progredindo e as ações que devem ser realizadas para mudar esse cenário.

Para que esse processo se desenvolva naturalmente, é importante que a empresa implemente uma cultura de aprendizagem. Pois através disso, o colaborador se sentirá à vontade para compartilhar os OKRs que não estão sendo alcançados. Eles saberão que ao compartilhar terão apoio e ideias para melhorar o que precisa. 

3 – Reflexão

A etapa de reflexão é destinada a analisar e debater sobre todo o ciclo de OKR. Nela são avaliados todos os OKRs: quais foram alcançados e quais não, os motivos que impossibilitaram ou impossibilitaram a conquista e se há aprendizados que podem ser levados para o próximo processo.

Por que implementar OKR em uma startup?

O OKR é conhecido por ser um método bastante simples quando comparado às demais alternativas disponíveis. Esse é o principal benefício e desencadeia outros que você irá conferir adiante.

Mais foco e priorização de objetivos importantes

Os OKRs estimulam a empresa a focar nos resultados do negócio que são mais essenciais conforme o cenário do momento. Isso evita que a organização perca tempo e energia com circunstâncias não importantes.

E apesar de os objetivos serem globais, as métricas de resultados devem ser estabelecidas com todos da equipe. Essa ação promove clareza e direcionamento, características importantes para que o sucesso do OKR venha acontecer.

Mas é importante entender que o número de metas deve ser menor, pois só assim a equipe conseguirá focar no que de fato interessa

Maior colaboração 

Outro benefício que o OKR pode gerar, é com relação ao desenvolvimento de um ambiente colaborativo, o que é essencial para o modelo de negócio startup. Isso porque, geralmente, a empresa é composta por poucos profissionais e todos eles precisam se comunicar entre si para resolver a problemática de todas as áreas de organização.

Mesmo com um modelo de negócio mais estruturado em nível de área, geralmente os objetivos requerem esforço de mais de uma área para serem alcançados, então, os colaboradores precisam obrigatoriamente trabalhar em conjunto para uma conquista maior.

Clareza nos objetivos da empresa

Uma das propostas do OKR é auxiliar no processo de desenvolvimento dos objetivos da empresa, de modo que eles sejam o mais claros e específicos possível, para que, desta maneira, a organização tenha ciência sobre o que exatamente deve buscar.

Maior motivação dos profissionais

A criação de metas tende a aumentar o interesse dos colaboradores em realizar suas tarefas para alcançá-las e ainda estimula o time a desempenhar uma alta performance, pois para os colaboradores, como se fosse um desafio a ser superado.

Desenvolvimento de uma estrutura ágil

O OKR permite a revisão de curto prazo dos objetivos. Enquanto em um planejamento tradicional há um prazo de definição, análise e feedback de 1 ano, os ciclos de OKRs dispõe de ciclos de 3 meses.

No OKR, o feedback é semanal, com isso, a empresa pode realizar possíveis reajustes necessários e que garantirão corrigir o rumo para alcançar a meta estabelecida pela empresa. 

Inclusive, essa flexibilidade é o que diferencia a OKR dos demais métodos de gestão de resultados e definição de objetivos, porque ele possibilita avaliar o andamento dos objetivos a curto prazo. É um processo completamente dinâmico, assim como o modelo de negócio das startups.

Maior produtividade

Os objetivos são definidos e compartilhados com todos da empresa, por isso qualquer colaborador tem acesso a elas e pode dedicar suas práticas para alcançá-las ao invés de perder tempo tentando identificar o que precisa ser realizado.

Como implementar OKRs na sua empresa?

Agora que conhece a facilidade e os benefícios por trás de um OKR, provavelmente está interessado em saber como implementá-lo, certo? Então confira abaixo!

Explique o que é OKR para a equipe

Antes de qualquer implementação do OKR, a equipe deve entender como o método funciona para que consiga inseri-lo na sua realidade de trabalho e no futuro próximo possa medir seus resultados. 

Portanto, antes de tudo, é fundamental que todos os colaboradores tenham certeza de como funcionam os objetivos e as métricas.

Defina os objetivos

Depois que tiver certeza que sua equipe entende o que é OKR e como ele funciona, então você deverá estabelecer quais os objetivos que estão relacionados com as metas estratégicas da empresa. 

É importante que a sua startup foque em poucos objetivos e metas, assim ela aumenta as chances delas serem cumpridas. Geralmente entre 3 a 5 metas são suficientes.

Lembre-se que a participação de todos na criação dos objetivos também é de fundamental importância nessa metodologia.

Saiba quais resultados devem ser alcançados

Como já comentado por aqui, o foco da metodologia OKR é o resultado e não como ele será alcançado, por isso estabelecer quais são os resultados é parte crucial dessa prática. 

Cada meta pode conter mais de um key result (resultado-chave) mas isto não é regra. O importante é que os objetivos sejam qualitativos e os KRs sejam quantitativos.

Ouse nas metas

Nesta etapa é fundamental também criar metas ambiciosas, que de fato provocam grandes mudanças na empresa e, é claro, resultados. 

Mas essas metas também precisam ser possível de serem alcançadas. Às vezes, a empresa confunde metas ousadas com metas impossíveis, o que pode desestimular os colaboradores e tornar o método OKR infrutífero.

Defina o sistema de pontuação

É preciso dispor de um sistema de pontuação para identificar quais os resultados deverão ser alcançados em cada key result. 

O Google, por exemplo, utiliza uma escala de 0,0 a 1,0, com objetivo de se alcançar 0,6 ou 0,7, pois a partir desse valor já consideram que a meta foi atingida.

Estas são as principais práticas que sua startup deve realizar a fim de implementar o sistema OKR na empresa. Você gostou deste artigo? O que acha de receber em primeira mão um aviso quando um novo conteúdo for compartilhado no blog?

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