99 Táxi: conheça a história dessa startup de sucesso

Você já leu a história da 99 Taxi? Fique por dentro da trajetória de uma das mais eficientes startups que nasceram no Brasil.

Conhecer a história da 99Taxi é uma maneira de mostrar para os investidores que as startups brasileiras valem a pena. 

No Brasil, a 99 Taxi foi a primeira startup a receber o título de unicórnio. Essa denominação nos remete a mitologia, que define um ser forte, puro e raro. Porém, para atingir esse posto no mundo empresarial, muita coisa precisa ser feita.

Começar com um aplicativo de compartilhamento de táxi, em um mercado já existente, enfrentar a concorrência e escalar foi alguns dos desafios dos seus desenvolvedores. Os seus três fundadores precisaram de muita coragem para conquistar esse mercado. 

Dizemos isso porque precisavam bater de frente com empresas que faziam esse serviço e já tinham conseguido até investimento externo. Estamos falando, por exemplo, da EasyTaxi e da SaferTaxi. 

Portanto, era mais fácil desistir do que continuar. E não foi isso que aconteceu, os três acreditaram que poderiam entrar na briga. Assim fizeram, criaram suas próprias estratégias e conquistaram consumidores e parceiros.

Para contar o que aconteceu, elaboramos este artigo. Nele vamos falar da história da 99 Taxi, o que ela faz, quem foram os seus fundadores e muitos mais. Leia até o fim e busque inspiração para os seus negócios. Boa leitura!

O que é a 99 Taxi?

99 Táxi é um aplicativo que conecta passageiros com motoristas. Atualmente seu nome é 99, pois seus serviços foram ampliados. No início, a intenção era facilitar a solicitação de corridas de táxi. Da mesma maneira que já era feita em outros países.

A fundação da 99 startup ocorreu em 2012. Os seus fundadores investiram R$ 50.000,00 para iniciar os serviços. Como estratégia para se tornar mais atrativa, não cobravam taxas dos taxistas, fazendo com que a cada dia aparecem mais motoristas interessados. 

A partir daí, o serviço começou a dar certo. Apareceram concorrentes e a 99 conseguiu espantar do Brasil uma de suas rivais. Foi a empresa grega, a Taxi Beats. Porém, nem tudo é sucesso, concorrência e recessão econômica fizeram parte da vida dessa startup.

Para manter-se na briga com novas empresas de mobilidade que surgiram, como a Uber, seus fundadores criaram a 99 Pop, onde usam motoristas particulares. Além de oferecer táxis de luxo por meio de um serviço premium denominado com Top. 

A 99Taxi está presente em todo o Brasil e tem como meta oferecer serviços de qualidade até 30% mais baratos. A sua missão é impactar a mobilidade de maneira positiva. Sendo segura e rápida para os passageiros e rentável para os motoristas.

Leia também: As empresas de carsharing estão conquistando espaço, entenda quem são elas

Quem foram os fundadores da 99 Taxi?

A 99 Taxi foi fundada por três amigos que por suas diferentes habilidades pessoais e técnicas se complementam. Perceba como a união de um visionário, um nerd e um gestor pode criar uma empresa de sucesso. Veja quem são eles: 

  • Ariel Lambrecht: o visionário;
  • Renato Freitas: o nerd.
  • Paulo Veras: o gestor;

Ariel Lambrecht, o visionário, fazia uma viagem de férias pela Alemanha quando percebeu que os táxis eram chamados por meio de aplicativos de smartphones. Achou prático e interessante, mais do que depressa resolveu contar para Renato Freitas.

Renato Freitas, o nerd, era sócio de Ariel em uma startup acadêmica de compartilhamento de documentos. Além disso, estudaram mecatrônica na Politécnica da USP. Apaixonado em tecnologia ficou interessado na solução que os alemães usavam.

Os dois resolveram contar a novidade para Paulo Veras, o gestor, que era um empreendedor com experiência no mercado e que gostava de atuar no ecossistema das startups. A partir disso, surgiu a ideia para criar a 99 Taxi.

Quais foram as rodadas de investimento da 99 Taxi?

Sabemos que para uma startup escalar, expandir e sobreviver são necessárias várias rodadas de investimento. Conheça como foram as injeções de capital na 99. 

  • semente: 2013;
  • série A: 2015;
  • série B: 2015;
  • série C: 2017;
  • Série C: 2017.

Veja quais foram os valores do aporte e quais os investidores que participaram em cada rodada. Saiba quem foram as empresas brasileiras e as internacionais que ajudaram a alavancar a 99 startup.

Semente 2013 

O investimento semente em 2013 teve um aporte de R$ 3 milhões. Ao todo foram seis investidores. O líder foi a Monashees, seguida pela SmartCaps Ventures, pela Qualcomm Ventures, por Ignacio Vilela, pela Augusta Investments LLC e pela Adeyemi Ajao.

Série A 2015

A série A em 2015 foi anunciada em fevereiro. O dinheiro arrecadado foi de 15 milhões de dólares. Participaram dessa rodada quatro investidores. A Tiger Global Management foi a líder, seguida pela Qualcomm Ventures, pela Monashees e GE32 Capital.

Série B 2015

A rodada de 2015 teve seu anúncio no dia oito de abril. Teve uma arrecadação de 25 milhões de dólares. Os investidores foram os mesmos quatro da série A. A Tiger Global Management como líder, seguida pela Qualcomm Ventures, pela Monashees e GE32 Capital.

Série C 2017

A primeira rodada série C (Late Stage Venture) investimento considerado de fase final, foi anunciada em janeiro. O aporte arrecadado foi de 100 milhões de dólares. Para isso, participaram três investidores. Dessa vez foi a Didi Chuxing como líder, seguida pela Riverwood Capital, e pela Monashees. 

Série C 2017

A segunda rodada da série C em 2017 ocorreu em 24 de maio. Houve uma arrecadação de dinheiro de 100 milhões de dólares. Porém, dessa vez, apenas um investidor participou, foi a SoftBank Vision Fund.

Com essa rodada de 2017 a 99 startup provou novamente para o mundo dos negócios que era um produto escalável e merecia respeito do mercado. Entre os meses desses dois investimentos as suas corridas se multiplicaram cerca de 25 vezes.

Para acompanhar esse grande número de viagens a empresa duplicou o número de colaboradores. Com isso o seu atendimento se tornou mais eficiente. Além disso, reforçou suas campanhas de marketing para mostrar que a marca poderia ser referência.

Quem comprou a 99Taxi?

Você se lembra da empresa de investimento líder da primeira rodada da série C de 2017?

Foi a chinesa Didi Chuxing ou DiDi para os íntimos. Ela é o terror da Uber, responsável por tirar essa empresa do país asiático. 

Na verdade, a DiDi já estava de olho na 99, esse investimento não se trata de uma simples coincidência. É comum que grandes conglomerados observem startups que demonstram expansão em seus territórios. 

O bote certeiro aconteceu em janeiro de 2018. Foi quando a Didi Chuxing fez um aporte de 960 milhões de dólares para abocanhar o restante do controle societário da 99. Ela mesmo já era dona de cerca de 30% da startup. 

Com isso, a 99 atingiu o valuation de 1 bilhão de dólares. Com isso, acaba de nascer no Brasil o primeiro unicórnio. Esse foi um excelente negócio para os investidores das fases iniciais

Esse momento de saída de investidores acionistas é conhecido como exit. Vender a participação de uma empresa por questão obteve sucesso e quando ela acaba de virar um unicórnio, podemos dizer que é um sonho para todo investidor. 

Acontecimentos como esse traz experiência e confiança tanto para investidores quanto para fundadores. Além de mostrar que o Brasil é um celeiro de startups de sucesso. Isso entrega benefícios para todo o ecossistema de um país.

Quanto aos três fundadores da 99, pouco tempo após a venda eles se afastaram da startup. Em algumas de suas entrevistas e aparições deixaram claro que acreditavam terem feito a sua parte. Atualmente, ainda estão ativos no mundo dos empreendimentos e investimentos.  

Quais são os outros serviços que a 99 startup oferece?

Os chineses da DiDi não brincam em serviço. Já perceberam que o Brasil é um país que está sempre receptivo para a entrada de várias oportunidades de negócio. Além do serviço de mobilidade a 99 oferece outros produtos para não ficar atrás da concorrência.

Veja o que a 99 oferece atualmente além da mobilidade urbana:

  • 99Food;
  • 99Pay;
  • carro elétrico.

99 Food

O 99 Food  é um serviço de delivery. Nele, os usuários podem pedir comida nos variados tipos de restaurantes, de padarias, de cafeterias entre outros. Ele pode ser acessado pelo super aplicativo 99 ou se preferir pode ser instalado separado. 

Esse serviço é semelhante ao concorrente do ifood e do UberEats. Pode ser instalado em smartphones com sistemas operacionais Android ou IOS. A sua entrada no mercado traz mais oportunidades para consumidores e donos de estabelecimentos. 

99 Pay

O 99 Pay é uma carteira digital. Esse é uma modalidade de serviço financeiro. Onde os usuários podem pagar água, luz e internet. Também podem ser feitos os pagamentos das corridas da 99 e dos pedidos de comida da 99 Food, com possibilidade de descontos. 

Os pagamentos podem ser feitos tanto em débito usando o saldo na conta 99Pay ou por cartão de crédito. O dinheiro que não for utilizado rende juros maiores que a poupança. 

Pode ser acessado pelo super aplicativo da 99 ou instalado em separado.

Carro elétrico

A 99 e a Hitech Electric do Paraná em 2019 se uniram para um projeto-piloto de carro elétrico na cidade de Curitiba, capital do Estado. Trata-se de veículos com bateria recarregável com uma autonomia de 100 a 150 km. 

O custo estimado para a recarga das baterias é de 1,25 dólares. cálculos indicaram que esses carros podem economizar para os motoristas cerca de 15.000,00 dólares por ano de combustível. Oferecendo vantagens para os trabalhadores e para o meio ambiente.

Então, você percebeu que o 99Taxi surgiu de uma observação em uma viagem. Era um serviço que já existia, não foi nenhuma ideia de outro mundo. Além disso, seu investimento inicial foi de R$ 50K. O Sucesso dessa startup foi fé e perseverança de seus fundadores.

Portanto, um case de sucesso como a 99 startup não precisou de rios de dinheiro e nem a criação de um produto que não existia no mundo. Use esse exemplo como motivação! Não desanime com a concorrência e com situações desfavoráveis, tenha foco e trabalhe um dia após o outro.

Continue com a gente. Além do blog você pode nos encontra e seguir nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn. Até breve!