Descobrir o valuation da startup é um processo importante para o empreendedor e para o investidor. A seguir, aprenda para que calcular e como calcular o valor de um negócio.
O valuation de um startup é o valor atribuído pelo mercado a uma determinada empresa. Ele é importante para criar a relação de participação em um eventual investimento
Vale mencionar que o valuation não é, necessariamente, o preço da startup. Menos ainda a noção de valor de uma empresa de médio ou grande porte. A princípio, consiste no processo de avaliação de um empreendimento a partir da sua perspectiva de futuro e situação financeira.
Mas, como fazer essa avaliação? Depende! Cada método considera um fator específico que explicaremos ao longo deste artigo. Acompanhe!
O que é o valuation de startup
O valuation de uma startup é a percepção do mercado acerca do seu valor. Não é só um custo financeiro, menos ainda, um valor exato. Diz respeito às chances de lucro, perspectivas de futuro, realidade do mercado, entre outros fatores.
Por isso, por mais simples que o procedimento possa parecer, ele também pode ser complexo. Até mesmo uma startup já consolidada no mercado, com processos claros, pode ter dificuldades em estabelecer o seu valor. Ainda mais considerando as alterações de uma mesma variável analisada, que pode ou não fazer parte do cálculo.
Neste sentido, antes de tentar calcular o valuation de uma startup, avalie:
- a noção do empreendedor sobre o seu negócio;
- a equipe responsável pelo empreendimento;
- a estratégia desenvolvida;
- a solução oferecida;
- as próprias rodadas de investimento;
- a competição entre os investidores;
- a atratividade do próprio mercado.
Para que calcular o valuation da startup
Nem sempre, uma empresa que apresenta prejuízos financeiros ou nenhuma receita, é um negócio ruim, pelo contrário. Pode significar apenas um mercado imaturo, problemas de gestão, solução incompleta, entre outros cenários que podem ser corrigidos. Por isso é importante calcular o valuation, para compreender o que os números significam.
Além disso, o cálculo pode auxiliar a entender se um negócio vale a pena ou não. Tanto para quem investe, como para quem recebe o investimento. Isso porque ao analisar o valor de uma startup, fica mais fácil entender a sua configuração.
Neste sentido, o processo de tomada de decisão é simplificado. Espera-se que a partir dessa informação, ambos os profissionais saberão o que é preciso para melhorar os resultados. Independente do método escolhido para o cálculo, será preciso estudar o mercado, a concorrência e o público-alvo.
Paralelamente, outras vantagens de calcular o valuation de uma startup é:
- auxiliar no planejamento estratégico;
- expor as taxas de crescimento;
- demonstrar pontos de melhoria;
- apresentar as características da startup;
- ajudar nas negociações.
8 formas de como calcular Valuation de Startup
Existem diferentes métodos de como calcular o valuation da startup. Para garantir resultados precisos, é fundamental saber o real valor do seu empreendimento. Um valor menor pode reduzir as chances de lucro. Da mesma forma, um valor maior pode dificultar e/ou comprometer as rodadas de investimento futuras.
Outro erro comum ao calcular o valuation da startup é estabelecer participações societárias desequilibradas. Mesmo com o investidor oferecendo o capital, o empreendedor deve deter a maior parte das ações e se manter motivado. Afinal, é ele que deverá correr atrás do investimento, resolver as questões burocráticas, entre outros fatores.
Pensando nisso, separamos 8 métodos para ajudar nessa etapa. Confira a seguir!
- Método Venture Capital
O Método Venture Capital ou Capital de Risco estabelece o valor da startup a partir de três critérios. Capital aportado no início do projeto, margem líquida e lucro projetado. Tudo isso em um intervalo de 5 anos para avaliar se o valor de saída vale a pena.
Além dessas variáveis, é preciso considerar o preço sobre lucro (P/L) do mercado e as taxas de desconto. Por ser uma metodologia mais complexa, que envolve outros elementos, é recomendada para startups mais maduras, com faturamento mais destacável.Os próprios fundos de Venture Capital também possuem essa preferência.
Em síntese, o princípio da metodologia é demonstrar para o investidor o lucro que ele pode ter. Desse modo, antes de calcular o valor, é preciso saber:
- O quanto será investido;
- Média de faturamento anual;
- Projeção de receita ao final dos cinco anos;
- Margem Líquida esperada até o final do intervalo delimitado.
- Método de Avaliação por Scorecard
O Método de Avaliação por Scorecard estabelece uma média do valor das startups, somado aos fatores relevantes para o avaliador. Fatores aos quais podem ser destacados:
- grau de inovação da solução quando comparado aos concorrentes;
- o mercado do segmento;
- o empreendedor e a equipe;
- tamanho da equipe, entre outros.
Cada um desses fatores possui um peso, que deve ser descontado ou somado do valor inicial. Por ser uma metodologia mais analítica, é indicada para empresas que ainda não possuem faturamento.
- Método JK
O Método JK é ideal para startups nos estágios iniciais de aceleração. Com o uso de uma inteligência artificial, a ferramenta compreende o presente, as projeções, fatores técnicos, entre outras variáveis. Sempre em busca do aprimoramento constante e da melhoria do valuation.
Para isso, o método sustenta-se em quatro pilares: overview, financials, scorecard e risks. Neste sentido, é uma das escolhas mais completas para calcular o valuation de startup, sendo muito utilizada no cenário brasileiro. Sua margem de erro costuma ser de 10% abaixo ou acima.
- Método dos Múltiplos Mercados
Não recomendado para calcular o valuation de startups iniciantes, o Método de Múltiplos Mercados consiste na comparação de dados. Ou seja, para definir o valor de um negócio, compara-se o valor da empresa com o de outras semelhantes.
Ao fazer a análise, é essencial considerar outras variáveis que podem afetar nos resultados, como histórico de transações recentes etc. Por ser uma ferramenta mais simples, seu uso é indicado com outras metodologias complementares. Costuma-se utilizá-la em conjunto com o Método Venture Capital, por exemplo.
- Valor Patrimonial
O Valor Patrimonial de um negócio diz respeito à avaliação do patrimônio líquido. Para tal fim, é preciso somar os ativos circulantes com os não circulantes. Depois disso, subtrair o valor obtido pelo passivo circulante e não circulante. Por exemplo, obrigações trabalhistas, fornecedores, etc.
Para o cálculo, considera-se as despesas de caixa, valores a receber, entre outros bens e direitos como ativos circulantes. Já os não circulantes, são os bens e direitos que não podem ser convertidos em dinheiro a curto prazo. Como os imóveis, máquinas, estoque, entre outros.
Portanto, o Valor Patrimonial é o método mais objetivo para estabelecer o valuation de uma startup. Descrito no Código Civil é, também, escolhido para a quitação de dívidas societárias.
- Base Zero
Muito utilizada para a criação de planejamentos financeiros, como o próprio nome já diz, a metodologia parte do ponto zero. Ou seja, desconsidera orçamentos anteriores, situações ocorridas, entre outros fatores. O objetivo desse enfoque é evitar vícios da proposta anterior, à medida que identifica gastos supérfluos.
Posto isso, para calcular o valuation da startup, é preciso apenas somar todos os ativos tangíveis.
- Total de Ativos + Lucro Líquido
Para descobrir o valor da startup a partir desta metodologia, considere apenas o financeiro da empresa. Isso em razão de Total de Ativos + Lucro Líquido = valor. Os ativos são tudo aquilo que a empresa possui ou controla, seja em bens ou créditos, seja em dinheiro.
Pela simplicidade no método, ele é recomendado para empresas menores com quadro societário reduzido.
- Método BuyCo
Assim como o Método JK, o BuyCo utiliza de uma inteligência artificial para calcular o valuation. Nela, após analisar 54 perfis de empresa e 5 métodos de avaliação, criou-se uma algoritmo próprio. Rápido, seguro, acessível e ideal para pequenas empresas já maduras, a ferramenta valoriza a precisão.
Com poucos cliques, o investidor ou empreendedor recebe o laudo por e-mail, totalmente customizado. Como o Método BuyCo precisa dos dados da Startup para operar, a empresa torna-se responsável em manter as informações seguras.
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Como escolher o melhor método de valuation
Para escolher o melhor método de valuation da sua startup, considere a realidade do seu negócio e a expertise do avaliador. Isso sem falar no conhecimento do próprio mercado. Cada um dos métodos é recomendado para um tipo de situação, sendo que o know-now afeta nos resultados.
Em caso de dúvidas de como executar ou até mesmo, de como proceder, procure ajuda. Ainda que a avaliação das empresas não seja uma ciência exata, é importante para os próximos passos do seu negócio. Além de que um cálculo errado ou feito sem seguir as “boas práticas” pode gerar muitas complicações futuras.
Lembre-se sempre, o valor final deve estar de acordo com a realidade do seu negócio e o mais preciso possível.
Como vimos ao longo deste artigo, existem diferentes métodos para calcular o valuation da startup. Essa avaliação é importante porque ajuda a compreender a real necessidade do investimento, como ele se configura e pontos de melhoria.
Para além, para o empreendedor, ajuda a tomar decisões mais assertivas. Já para o investidor, representa o quanto ele precisará gastar para investir naquele negócio e se vale a pena.
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