Advisors para startup: guia completo!

Você sabe tudo sobre advisors para startups? Entenda agora com o nosso guia completo, aqui no portal Angel Investor Club!

Os advisors são profissionais que sabem nos dizer o que precisamos e nos ajudam a obter sucesso atingindo os objetivos dos projetos de nossas startups.

Você já percebeu que por trás dos heróis e mocinhos de filmes e desenhos animados de ficção sempre tem um conselheiro? Mestre Yoda, Sr. Miyagi, Mestre dos Magos entre outros. Na vida real das empresas e no ecossistema das startups eles são os advisors.

As empresas precisam receber apoios de profissionais que já passaram por diversas experiências em suas vidas. Sendo assim, para atingir sucesso e crescimento, os empresários precisam contratar assessores empresariais. 

Dificilmente alguém consegue partir do zero e se manter bem-sucedido em um negócio, por muitos anos, sem ter um ídolo e um conselheiro. Existem alguns detalhes e segredos que nem as melhores e renomadas universidades conseguem passar para os seus alunos. 

Dada a importância do assunto, elaboramos este guia com a intenção de que ele seja sua referência quando se tratar de advisors. Aqui, vamos citar e listar os detalhes mais importantes relativos a esses profissionais. 

Esse conteúdo é útil para investidores, empreendedores e qualquer pessoa que se interesse pelo mundo das empresas de inovação e tecnologia. Boa leitura!

O que são advisors?

Advisors são profissionais que prestam serviço de aconselhamento, assessoria ou orientação em empresas. O significado é, literalmente, conforme demonstra a tradução da palavra da língua inglesa. Esse termo é muito usado no ecossistema das startups. 

Acredita-se que essa denominação é usada com a intenção de evitar confusão com os mentores e os coaches. Apesar de as funções desses profissionais serem a de orientação em empresas, os seus alvos são outros.

O objetivo dos advisors são as empresas. Enquanto os mentores e os coaches operam mais junto às pessoas dos fundadores, co-fundadores ou times de colaboradores. Eles buscam extrair e desenvolver as capacidades e habilidades pessoais dos indivíduos.

Qual a importância dos advisors?

O ensinamento das instituições de ensino convencionais, sem dúvida, são essenciais. No entanto, essas escolas nem sempre conseguem acompanhar as mudanças no mercado empresarial a tempo de repassá-las em seus cursos.

A importância dos advisors é a experiência prática. São profissionais que “já pegaram no touro pelo chifre”. Isso quer dizer que os seus ensinamentos não são fundamentados em palpites e achismos. 

A vivência desses conselheiros evita prejuízos, decepções, ações judiciais entre outros incidentes nas empresas. Contratando os advisors, os empresários e investidores, não precisam cair para aprender a levantar.  

Uma das estratégias mais inteligentes tanto para a vida pessoal quanto profissional é a de aprender com o erro dos outros. Certamente, um indivíduo decide se tornar conselheiro de alguém já por situações boas e ruins. 

O que fazem os advisors?

As atribuições e tarefas dos advisors dependem muito do motivo pelo qual eles foram contratados. Isso porque um advisor pode exercer uma função de aconselhamento geral ou para situações específicas. 

Por isso, o ideal é que o fundador tenha noção mínima da ajuda que ele precisa. Mas, pode acontecer o fato do empreendedor ter dúvidas das suas necessidades. A boa notícia é que os advisors conseguem identificar as dores dos empresários e ajudá-los.

Salientamos aos empreendedores que os advisors não são funcionários das empresas. Mesmo que recebam honorários, eles não enxergam os fundadores como seus superiores e não se submetem de maneira hierárquica.

Com isso, queremos dizer que eles são profissionais liberais, tratarão os fundadores com respeito. No entanto, conversam de igual para igual, sem hesitar em apontar falhas. Suas recomendações devem ser acatadas para que os objetivos sejam atingidos. 

Não espere receber elogios a cada acerto. Muito pelo contrário, em alguns momentos pode acontecer deles chamarem a atenção dos empreendedores. Eles conseguem até provar em algumas situações que os fundadores estão sendo prejudiciais para o empreendimento.

Dito isso, os advisors podem exercer diversos tipos de orientação dentro das startups. Conheça algumas delas:

  • inicialização;
  • fusões e aquisições;
  • marketing;
  • vendas;
  • desenvolvimento de produtos;

Entenda como eles atuam em cada um desses ramos.

Inicialização

Os advisors de inicialização operam em empresas em estágios bem iniciais. Na maioria dos casos, os projetos estão praticamente no papel. Pode acontecer da startup nem mesmo ter lançado o seu primeiro produto. 

Negócios que se iniciam dessa maneira tendem a obter sucesso já nos primeiros passos. Isso porque os advisors fazem estudos de viabilidade e a empresa não começa as suas operações na tentativa e erro. 

Fusões e aquisições

Algumas situações ou oportunidades podem propiciar a fusão, a venda ou aquisição de novas parcerias em uma startup. Esse momento requer estudo e conhecimento para avaliar os prós e os contras dessas negociações.

Por exemplo, às vezes, pela carga emocional ou inexperiência um empreendedor pode errar ao determinar o valuation, avaliando os valores para mais ou para menos. Para evitar isso, determinadas transações requerem uma visão externa e imparcial. 

Para isso, são contratados os especialistas em fusões e aquisições. Esses profissionais entre outras habilidades têm experiência suficiente para determinar valores de empresas. Com isso, o empresário evita o risco de prejuízo ou a perda de um bom negócio.

Marketing

Mesmo que a empresa tenha um setor de marketing ou contrate esse serviço de agências externas, a análise do advisor é útil. Quando isso acontecer, esclareça para os seus colaboradores e parceiros que isso não é desconfiança no trabalho deles. 

Na verdade, a avaliação do advisor tem a intenção de somar melhorias nas campanhas. Isso porque com o passar do tempo são necessários ajustes nas estratégias. E a visão externa desse profissional, decerto, será conveniente.

Vendas

Vender produtos ou serviços de maneira eficiente é uma das maneiras de garantir a saúde financeira do empreendimento. No entanto, cada ramo de negócio requer uma abordagem exclusiva. 

Além disso, os procedimentos de vendas de produtos diferem de serviços. O empreendedor de startups precisa conhecer técnicas e estratégias para atingir os consumidores de maneira escalável. 

Sendo assim, a análise dos resultados feitos pelo advisor podem mudar as maneiras de abordagem da empresa com os consumidores. Portanto, esse tipo de assessoria é essencial para o sucesso dos negócios.

Desenvolvimento de produtos

Sabemos que quando um empreendedor resolve criar um negócio ele já tem em mente o produto que vai oferecer. Mas isso não quer dizer que ele entenda do processo, das estratégias de produção e da maneira de apresentação da mercadoria ou do serviço.

O excesso de confiança, por exemplo, pode fazer com que os empreendedores acreditem que seus produtos são únicos e os melhores do mercado. No entanto, como dizem por aí, a fila anda, pois a concorrência não dorme no ponto. 

Portanto, os produtos da empresa podem estar se tornando comuns ou obsoletos. E precisando de uma repaginada. Muitas vezes os empreendedores culpam os times de vendedores das quedas nas vendas e, o motivo pode ser o produto e não culparem essa equipe. 

Muitas vezes, os projetos no papel são viáveis. Mas a experiência de mercado dos advisors pode indicar que não. Isso pode inviabilizar um produto. E certamente é melhor que isso na fase de projeto. Então, mais uma vez o advisor se torna necessário. 

Advisor é o mesmo que investidor anjo? 

Não, o advisor não é o mesmo que investidor anjo. O conselheiro tem a função de prestar assessoria técnica para o empreendedor. Já o investidor se preocupa em injetar dinheiro e  em alguns casos dar apoio com o seu conhecimento no negócio. 

Esse apoio não torna o investidor anjo um advisor. Ele até poderá vir a ser um, se assim ficar acordado com o fundador. Isso porque a sua experiência em administrar empresas, de certa maneira, pode habilitá-lo a exercer a função de conselheiro.

Por outro lado, os advisors podem ser investidores anjo se injetarem capital financeiro na startup. Tudo isso deve ser combinado previamente e de preferência ser documentado para evitar desentendimentos no futuro.

Como saber se preciso de um advisor?

Essa pergunta primeiramente deve ser respondida com o famoso: depende. Parece ser uma resposta genérica e pouco esclarecedora, mas no fundo não é. Na verdade, em algum momento um empresário ou investidor precisará de um advisor

Isso dependerá do momento do negócio ou do investimento. Por exemplo, suponha a ocorrência de prejuízos recorrentes ou reclamações constantes de consumidores. Essa pode ser a hora certa de pedir apoio de um conselheiro com análise crítica e imparcial.

Ou até mesmo antes da concepção do negócio. Por meio de um advisor de inicialização que ajude na viabilização do negócio e da arrancada do projeto para as primeiras vendas dos produtos e serviços.

O importante na contratação de um advisor é que o contratante coloque o ego de lado e se abra de coração e alma. Pois, é comum a nós seres humanos gostar de ouvir elogios e não gostar de enxergar os erros, mesmo sabendo que estamos no caminho errado.

Como e onde encontrar os advisors?

Advisors, onde moram, como vivem, do que se alimentam? Brincadeiras à parte, entenda que os melhores advisors apresentam suas agendas lotadas e nem sempre estarão à disposição para novas assessorias. Mas isso não é motivo para desanimar.

Não quer dizer que para ter uma boa assessoria você precisará contratar os melhores do país ou do mundo. Vamos fazer uma lista de alguns lugares e situações que os empreendedores podem provocar para encontrar advisors com boa referência. 

Comunidades do ecossistema de startups

As comunidades e os clubes do ecossistema de startups são grupos de pessoas com a intenção de promover o encontro de fundadores, investidores e toda a comunidade que aprecia empresas de inovação e tecnologia.

Uma das grandes vantagens desses clubes é que funcionam online. Com isso é possível fazer contato com especialistas do país inteiro. Sem a necessidade de deslocamentos e os incômodos do trânsito.

Portanto, associar-se a esses grupos, é uma maneira de se manter atualizado por meio de artigos e guias de conteúdo educativo. E, certamente, é uma maneira de você ter acesso aos nomes de advisors.

Incubadoras e aceleradoras de startups

As incubadoras de startups são projetos sem fins lucrativos. Na maioria dos casos, se  instalam em universidades municipais, estaduais ou federais. Oferecem assessoria sem fins lucrativos. Têm o propósito de abrigar essas empresas em um determinado período.

As aceleradoras de startups organizam iniciativas privadas e preferem empresas que estejam um pouco mais adiantadas. Já não são mais os embriões que precisam ser  incubados. Elas, são o próximo passo após o desenvolvimento nas incubadoras.

Seja qual for o momento em que sua empresa se encontre, caso esteja interessado em qualquer um desses programas, aproxime-se dos orientadores. E, assim que sair de qualquer um deles, tenha na sua agenda o nome dos coordenadores desses sistemas. 

Redes sociais

As redes sociais, sem dúvida, são meios que possibilitam o encontro de pessoas com empresas e vice-versa. Atualmente, a maioria dos empresários e profissionais,  criam contas nesses ambientes virtuais. 

Sendo assim, para ter acesso a esses profissionais, fique atento ao Facebook, ao LinkedIn, ao Instagram e ao Twitter. Esses são os básicos. Seja um seguidor, faça perguntas, elogie procure se tornar visível para ser lembrado quando precisar se aproximar do advisor. 

Uma dica importante para uso das redes sociais é: evite opinar sobre assuntos polêmicos que envolvam gênero, raça, religião e política. Procure ser neutro e o mais profissional possível para não ser bloqueado pelo ou mal interpretado. 

Envio de e-mails

O envio de e-mail certamente é uma maneira de chamar a atenção de alguém. As empresas fazem isso o tempo todo. Quando o remetente não tem proximidade com a pessoa ou empresa de destino o nome desse contato virtual é e-mail frio ou cold e-mail. 

O risco de ser deletado imediatamente ou de ir direto para a caixa de spam é grande. Mas como dizem por aí, não nós já temos, então não custa arriscar. Existem algumas recomendações para seu e-mail ser um pouco menos invasivo. 

Por exemplo, sempre use o nome do destinatário para não dar a impressão de ser um e-mail automático ou um robô. Dê alguma dica que realmente saiba com quem está falando e evite marcar retorno ou compromisso por conta própria sem receber uma resposta.

O boca a boca

O networking é a rede de relacionamentos. Ou seja, a sua agenda de contatos. Procure pessoas de confiança que conhecem alguém que já contratou um advisor. Consulte parceiros de negócios que conhecem por meio do boca a boca. 

Como pagar honorários para os serviços do advisor?

Normalmente, a forma de pagamento dos serviços de assessoria dependerá da maneira que o advisor já atua no mercado. De acordo com o tamanho da sua empresa, do trabalho que será realizado o próprio profissional apresentará a sua proposta. 

Para exemplificar, alguns preferem contratos com recebimento de honorários mensais, acertos por hora de aconselhamento e até mesmo participação com cotas na empresa. Nesse último caso, esteja certo que o profissional já percebeu o potencial da startup.

Então, acreditamos que tenha ficado clara a importância dos advisors para as startups e para os seus investidores. Saiba que, contratá-los não é sinal de fraqueza ou incompetência e sim de maturidade. Essa atitude faz parte das estratégias eficazes de administração de empresas.

Gostou do assunto? Pedimos que compartilhe nas suas redes sociais e ajude os seus amigos e seguidores a entender o significado dos advisors para as empresas.