Na medida que uma startup cresce, há alguns passos que mostram o progresso conquistado pela empresa. Um dos passos é a formação de uma estrutura executiva de gerenciamento chamada de C-Level.
O C-Level é um cargo de confiança responsável por levar a startup para um novo patamar. Nem todo empreendedor é um CEO, CMO, entre outros. Na prática, o profissional C-Level exige muita capacitação, pois ele exerce funções de liderança e de estratégica dentro de uma startup.
Neste artigo, você vai conhecer o significado de C-Level, os tipos, quais são ideais para startups, quanto uma startup precisa de um profissional C-Level, entre outras informações.
O que significa o profissional C-Level?
Empreendedores que iniciaram uma startup juntos e vê a empresa se expandir, veem a necessidade de contratar mais pessoas. Em geral, os fundadores dessas startups se tornam C-Level num setor específico. É um cargo autônomo com alto salário e grande responsabilidade.
O C-Level costuma ser um profissional ligado à startup, tanto pelo aspecto emocional, quanto pelo peso das suas decisões. Em outros casos, o C-Level pode ser um profissional bastante experiente que é contratado para exercer uma função executiva.
É importante lembrar que a letra C, vem de Chief, que significa Chefe. Portanto, é um termo que designa um executivo sênior com alta hierarquia, uma posição de liderança dentro de qualquer empresa.
O cargo de C-Level é um trabalho gerencial e estratégico, que deve levar inovação e conhecimento para toda equipe. Eles são executivos que funcionam como espécie de “garotos propaganda” das suas empresas, como palestrantes e conselheiros.
É importante que a startup entenda o que está envolvido na prática do C-Level. Algumas vezes, o empreendedor e seus sócios podem assumir uma responsabilidade muito alta, sem estar preparados. Dessa forma, o futuro da startup pode estar em risco.
Por isso, em muitos casos, muitas startups preferem contratar profissionais mais experientes e preparados para executarem essas funções.
Tipos de C-Level
Há uma lista de cargos C-Level com funções executivas, mas as principais são:
CEO – Chief Executive Officer
É o cargo mais alto na hierarquia de uma startup ou empresa. Ele é responsável pelas estratégias e pela visão do negócio, criando um plano de ação para que todos executem. Em geral, costuma ser o próprio empreendedor que fundou a startup.
O CEO é o responsável por captar recursos para expandir a startup, aumentar as produções, guiar novos talentos, entre outros. É o executivo acima de todos os outros executivos da startup.
É o cargo mais importante de uma empresa. De acordo com dados do LinkedIn, há quase 13 mil CEOs no mundo, sendo que 72% deles foram diretores antes de assumir o cargo. Somente 20% dos CEOs de companhias com mais de 1000 empresas receberam promoção interna.
Para se tornar um CEO, é importante:
- Encontrar um estilo de liderança;
- Aprimorar as soft e hard skills;
- Usar empatia;
- Solucionar problemas;
- Criar um time forte;
- Saber delegar responsabilidades;
- Ser transparente com sua equipe;
- Dar e receber um feedback;
- Desburocratizar processos;
- Explicitar as expectativas e responsabilidades de cada colabora;
- Utilizar diferentes técnicas para extrair o melhor de cada colaborador.
COO – Chief Operating Officer
O COO é considerado o braço direito do CEO. Ele é o responsável por coordenar a parte operacional da estratégia implantada pelo CEO. Em geral, o COO também é responsável por escolher a equipe. É o profissional que cuida de toda rotina e logística do negócio.
O COO é a garantia que a visão de negócio do CEO se materialize em ações na startup.
CFO – Chief Financial Officer
É o executivo responsável pelas finanças. Ele gerencia os recursos e cuida de todo capital da companhia. O CFO é o homem de confiança dos investidores, pois ele informa como as operações estão e assegura que haverá capital para que a empresa continue a expandir.
CTO – Chief Technology Officer
É muito comum em startups ou empresas de tecnologia. O CTO é o responsável por conceber, coordenar e gerenciar os produtos e serviços oferecidos com inovação e tecnologia.
Além disso, o CTO gerencia o setor de desenvolvimento de sistemas para que a companhia se adapte aos avanços tecnológicos.
CMO – Chief Marketing Officer
Esse executivo tem uma visão estratégia de toda empresa. Ele oferece criatividade para coordenar todo o setor de marketing e a experiência do consumidor de maneira eficiente e consistente.
Além disso, o CMO ajuda a trazer novos clientes e expandir os canais de vendas. Além disso, ele precisa estar alinhado com profissionais de outros setores. Em geral, os planos do CEO e as ações do COO estão ligadas diretamente às realizações do CMO.
CHRO – Chief Human Resources Officer
É o Executivo de Recursos Humanos, mas não é comum em startups ou empresas de médio porte. Esse profissional cuida de toda operação que envolve as pessoas da empresa.
Em geral, esse cargo é comum em companhias grandes que percebem que o recurso humano é um ativo tão fundamental que se torna um diferencial competitivo da empresa.
O CHRO tem como objetivo gerenciar os recursos humanos da empresa no que diz respeito a produtividade, a satisfação dos clientes, entre outros.
Quais c-levels importantes para uma startup?
Com a popularização do termo C-level, surgiram variações de cargos como:
- CRO – Chief Risk Officers;
- CDO – Chief Digital Officer;
- CSO – Chief Sustainability Officer;
- CPRO – Chief Privacy Officers;
- CPO – Chief People Officer;
- CSSO – Chief Sales Officer.
No caso das startups, o CEO é uma figura fundamental. O primeiro executivo a ser contratado é o CFO, pois ele é o responsável por alavancar recursos para o crescimento. Em geral, o CFO entra na startup junto como primeiro investidor.
Logo em seguida, a startup vai precisar de um COO para cuidar dos colaboradores e da rotina operacional. No caso das startups de tecnologia, o CTO também é alocado no estágio inicial da empresa.
Não há uma regra fixa para as startups. O fundamental é que os cargos críticos do negócio tenham um profissional com olhar estratégico para oferecer as melhores condições para os investidores que desejam investir na empresa.
A contratação de um profissional para qualquer um dos cargos C-Level é muito comum no mercado.
Em geral, quando uma startup é acelerada por investidor anjo, fundo de venture capital ou uma empresa financiada, o investidor faz a indicação dos executivos para assumirem as posições de CEO, CTO, COO e até CMO.
É imprescindível que a empresa analise o perfil de cada candidato, se está alinhado à cultura empresarial, entre outras características do profissional.
Como montar um time C-Level?
Para se tornar um executivo C-Level, é importante combinar habilidades, conhecimento, experiência, liderança, entre outros. Para isso, um c-level de sucesso precisa se manter atualizado constantemente, pois o mercado muda todos os dias.
Além disso, é importante investir na educação com cursos na área como: MBA, pós-graduação, coaching etc.
Quando sua startup começar a crescer, é importante que os empreendedores dediquem mais tempo para traçar um planejamento estratégico. Para isso, é preciso dividir as funções com profissionais C-level.
Para começar, mapeie os possíveis candidatos, por meio de indicação ou pesquisa. Você vai encontrar diversos profissionais excelentes. Mas como montar um time C-Level?
Encontre profissionais que cumpram os seguintes critérios:
- Competências para executar a função;
- Afinidade com os valores e a cultura da startup;
- Construa uma ótima equipe, voltado para o perfil CEO;
- Salário e benefícios que a empresa pode atender;
- Melhore os produtos e serviços da empresa, voltado para os perfis de CTO e CMO;
- Visão ampla do negócio;
- Posicionamento estratégico;
- Saibam a função dele dentro da empresa;
- Habilidade de delegar e liderar;
- Capacidade técnica e comportamental;
- Gestão eficaz dos investidores, voltado para CFO.
- Visão focada em resultados;
- Motive suas equipes para o desenvolvimento, num ambiente de pressão positiva;
- Leitura rápida sobre as situações e as pessoas.
Um time de alta performance é formado por profissionais que desejam melhorar o desempenho da startup. Com as pessoas certas, a empresa é capaz de atrair mais investidores e atingir resultados acima do esperado.
Por isso, é fundamental que a startup tenha uma visão clara dos seus objetivos.
Todo executivo de C-Level é voltado para os resultados. Por isso, é fundamental montar um time que entenda a importância de analisar dados e convertê-los na melhora de resultados.
Quando os investidores precisam se preocupar com c-level
Muitas startups que se destacam rapidamente, podem ter problemas de gestão no futuro. Mas muitos executivos C-Level estão perdidos.
O surgimento de novas tecnologias e concorrentes no mercado, até mesmo a adequação de uma estrutura corporativa em um mercado menos hierárquico, mais ágil e complexo.
Todas essas mudanças atingem diretamente as funções dos executivos C-Level. Mesmo em empresas que já começaram a se adaptar, há muitos executivos que têm dificuldade de assumir esse novo modelo de gestão.
Por conta disso, os investidores precisam alterar suas expectativas sobre o sucesso das startups. É importante ajustar o olhar para novas situações e mudanças do mercado e manter um relacionamento afinado com os C-Levels.
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