C-level, startups e investing: como funciona?

Neste artigo, você vai conhecer o significado de C-Level, os tipos, quais são ideais para startups, quanto uma startup precisa de um profissional C-Level, entre outras informações. 

Na medida que uma startup cresce, há alguns passos que mostram o progresso conquistado pela empresa. Um dos passos é a formação de uma estrutura executiva de gerenciamento chamada de C-Level

O C-Level é um cargo de confiança responsável por levar a startup para um novo patamar. Nem todo empreendedor é um CEO, CMO, entre outros. Na prática, o profissional C-Level exige muita capacitação, pois ele exerce funções de liderança e de estratégica dentro de uma startup

Neste artigo, você vai conhecer o significado de C-Level, os tipos, quais são ideais para startups, quanto uma startup precisa de um profissional C-Level, entre outras informações. 

O que significa o profissional C-Level?

Empreendedores que iniciaram uma startup juntos e vê a empresa se expandir, veem a necessidade de contratar mais pessoas. Em geral, os fundadores dessas startups se tornam C-Level num setor específico. É um cargo autônomo com alto salário e grande responsabilidade

O C-Level costuma ser um profissional ligado à startup, tanto pelo aspecto emocional, quanto pelo peso das suas decisões. Em outros casos, o C-Level pode ser um profissional bastante experiente que é contratado para exercer uma função executiva. 

É importante lembrar que a letra C, vem de Chief, que significa Chefe. Portanto, é um termo que designa um executivo sênior com alta hierarquia, uma posição de liderança dentro de qualquer empresa. 

O cargo de C-Level é um trabalho gerencial e estratégico, que deve levar inovação e conhecimento para toda equipe. Eles são executivos que funcionam como espécie de “garotos propaganda” das suas empresas, como palestrantes e conselheiros. 

É importante que a startup entenda o que está envolvido na prática do C-Level. Algumas vezes, o empreendedor e seus sócios podem assumir uma responsabilidade muito alta, sem estar preparados. Dessa forma, o futuro da startup pode estar em risco. 

Por isso, em muitos casos, muitas startups preferem contratar profissionais mais experientes e preparados para executarem essas funções. 

Tipos de C-Level

Há uma lista de cargos C-Level com funções executivas, mas as principais são:

CEO – Chief Executive Officer

É o cargo mais alto na hierarquia de uma startup ou empresa. Ele é responsável pelas estratégias e pela visão do negócio, criando um plano de ação para que todos executem. Em geral, costuma ser o próprio empreendedor que fundou a startup. 

O CEO é o responsável por captar recursos para expandir a startup, aumentar as produções, guiar novos talentos, entre outros. É o executivo acima de todos os outros executivos da startup

É o cargo mais importante de uma empresa. De acordo com dados do LinkedIn, há quase 13 mil CEOs no mundo, sendo que 72% deles foram diretores antes de assumir o cargo. Somente 20% dos CEOs de companhias com mais de 1000 empresas receberam promoção interna. 

Para se tornar um CEO, é importante:

  1. Encontrar um estilo de liderança;
  2. Aprimorar as soft e hard skills;
  3. Usar empatia;
  4. Solucionar problemas;
  5. Criar um time forte;
  6. Saber delegar responsabilidades;
  7. Ser transparente com sua equipe;
  8. Dar e receber um feedback;
  9. Desburocratizar processos;
  10. Explicitar as expectativas e responsabilidades de cada colabora;
  11. Utilizar diferentes técnicas para extrair o melhor de cada colaborador.

COO – Chief Operating Officer

O COO é considerado o braço direito do CEO. Ele é o responsável por coordenar a parte operacional da estratégia implantada pelo CEO. Em geral, o COO também é responsável por escolher a equipe. É o profissional que cuida de toda rotina e logística do negócio

O COO é a garantia que a visão de negócio do CEO se materialize em ações na startup. 

CFO – Chief Financial Officer

É o executivo responsável pelas finanças. Ele gerencia os recursos e cuida de todo capital da companhia. O CFO é o homem de confiança dos investidores, pois ele informa como as operações estão e assegura que haverá capital para que a empresa continue a expandir. 

CTO – Chief Technology Officer

É muito comum em startups ou empresas de tecnologia. O CTO é o responsável por conceber, coordenar e gerenciar os produtos e serviços oferecidos com inovação e tecnologia.

Além disso, o CTO gerencia o setor de desenvolvimento de sistemas para que a companhia se adapte aos avanços tecnológicos. 

CMO – Chief Marketing Officer

Esse executivo tem uma visão estratégia de toda empresa. Ele oferece criatividade para coordenar todo o setor de marketing e a experiência do consumidor de maneira eficiente e consistente. 

Além disso, o CMO ajuda a trazer novos clientes e expandir os canais de vendas. Além disso, ele precisa estar alinhado com profissionais de outros setores. Em geral, os planos do CEO e as ações do COO estão ligadas diretamente às realizações do CMO. 

CHRO – Chief Human Resources Officer

É o Executivo de Recursos Humanos, mas não é comum em startups ou empresas de médio porte. Esse profissional cuida de toda operação que envolve as pessoas da empresa. 

Em geral, esse cargo é comum em companhias grandes que percebem que o recurso humano é um ativo tão fundamental que se torna um diferencial competitivo da empresa. 

O CHRO tem como objetivo gerenciar os recursos humanos da empresa no que diz respeito a produtividade, a satisfação dos clientes, entre outros. 

Quais c-levels importantes para uma startup?

Com a popularização do termo C-level, surgiram variações de cargos como:

  • CRO – Chief Risk Officers;
  • CDO – Chief Digital Officer;
  • CSO – Chief Sustainability Officer;
  • CPRO – Chief Privacy Officers;
  • CPO – Chief People Officer;
  • CSSO – Chief Sales Officer.

No caso das startups, o CEO é uma figura fundamental. O primeiro executivo a ser contratado é o CFO, pois ele é o responsável por alavancar recursos para o crescimento. Em geral, o CFO entra na startup junto como primeiro investidor

Logo em seguida, a startup vai precisar de um COO para cuidar dos colaboradores e da rotina operacional. No caso das startups de tecnologia, o CTO também é alocado no estágio inicial da empresa. 

Não há uma regra fixa para as startups. O fundamental é que os cargos críticos do negócio tenham um profissional com olhar estratégico para oferecer as melhores condições para os investidores que desejam investir na empresa. 

A contratação de um profissional para qualquer um dos cargos C-Level é muito comum no mercado. 

Em geral, quando uma startup é acelerada por investidor anjo, fundo de venture capital ou uma empresa financiada, o investidor faz a indicação dos executivos para assumirem as posições de CEO, CTO, COO e até CMO. 

É imprescindível que a empresa analise o perfil de cada candidato, se está alinhado à cultura empresarial, entre outras características do profissional. 

Como montar um time C-Level?

Para se tornar um executivo C-Level, é importante combinar habilidades, conhecimento, experiência, liderança, entre outros. Para isso, um c-level de sucesso precisa se manter atualizado constantemente, pois o mercado muda todos os dias. 

Além disso, é importante investir na educação com cursos na área como: MBA, pós-graduação, coaching etc. 

Quando sua startup começar a crescer, é importante que os empreendedores dediquem mais tempo para traçar um planejamento estratégico. Para isso, é preciso dividir as funções com profissionais C-level. 

Para começar, mapeie os possíveis candidatos, por meio de indicação ou pesquisa. Você vai encontrar diversos profissionais excelentes. Mas como montar um time C-Level?

Encontre profissionais que cumpram os seguintes critérios:

  1. Competências para executar a função;
  2. Afinidade com os valores e a cultura da startup;
  3. Construa uma ótima equipe, voltado para o perfil CEO;
  4. Salário e benefícios que a empresa pode atender;
  5. Melhore os produtos e serviços da empresa, voltado para os perfis de CTO e CMO;
  6. Visão ampla do negócio;
  7. Posicionamento estratégico;
  8. Saibam a função dele dentro da empresa;
  9. Habilidade de delegar e liderar;
  10. Capacidade técnica e comportamental;
  11. Gestão eficaz dos investidores, voltado para CFO.
  12. Visão focada em resultados;
  13. Motive suas equipes para o desenvolvimento, num ambiente de pressão positiva;
  14. Leitura rápida sobre as situações e as pessoas.

Um time de alta performance é formado por profissionais que desejam melhorar o desempenho da startup. Com as pessoas certas, a empresa é capaz de atrair mais investidores e atingir resultados acima do esperado. 

Por isso, é fundamental que a startup tenha uma visão clara dos seus objetivos

Todo executivo de C-Level é voltado para os resultados. Por isso, é fundamental montar um time que entenda a importância de analisar dados e convertê-los na melhora de resultados. 

Quando os investidores precisam se preocupar com c-level

Muitas startups que se destacam rapidamente, podem ter problemas de gestão no futuro. Mas muitos executivos C-Level estão perdidos. 

O surgimento de novas tecnologias e concorrentes no mercado, até mesmo a adequação de uma estrutura corporativa em um mercado menos hierárquico, mais ágil e complexo. 

Todas essas mudanças atingem diretamente as funções dos executivos C-Level. Mesmo em empresas que já começaram a se adaptar, há muitos executivos que têm dificuldade de assumir esse novo modelo de gestão. 

Por conta disso, os investidores precisam alterar suas expectativas sobre o sucesso das startups. É importante ajustar o olhar para novas situações e mudanças do mercado e manter um relacionamento afinado com os C-Levels. 

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