Growth marketing: entenda tudo o que precisa nessa estratégia!

O growth marketing é uma ótima oportunidade para empresas que buscam um crescimento veloz. Leia um artigo completo que fizemos sobre o tema e veja como a estratégia pode ajudar o seu negócio.

Growth marketing é uma estratégia comprovada, baseada no método científico, que garante resultados rápidos e crescimento acima da média. Entenda como funciona e veja quais os benefícios para as startups.

Crescimento veloz, gastando somente o necessário, é um dos sonhos de quase todo empreendedor. É aí que o growth marketing se destaca quando comparado ao marketing tradicional. Ele pode transformar um projeto de fundo de garagem em um unicórnio. Tudo isso em pouco tempo e de forma saudável.

Além do mais, é uma ciência baseada em dados e experimentação. O que torna suas ações mais eficazes a curto prazo. Não há espaço para achismos ou opiniões. A melhora e a otimização constante são duas das suas prioridades. 

Ao longo do artigo, você compreenderá a importância da estratégia para o seu negócio e verá formas de aplicá-la na prática. Confira!

Saiba o que é growth marketing

O growth marketing ou growth hacking, como é conhecido, consiste em um conjunto de ações que buscam o crescimento veloz e acima da média. Crescimento o qual pode se manifestar de diferentes formas, como o aumento na base de clientes e na receita, melhora nas vendas, etc. 

Os resultados dependerão dos objetivos da sua empresa e nos tipos de métricas trabalhadas. A partir da análise de KPIs, Indicadores Chave de Performance, o profissional encontrará “janelas de oportunidade” para melhoria. Sempre visando aprimorar a estratégia e otimizar o desempenho.

Quais são as diferenças para o marketing tradicional?

Diferentemente do marketing tradicional, no growth hacking, falamos de um planejamento e execução semelhantes ao método científico. Todos os conhecimentos e passos utilizados são validados e registrados. Tudo é baseado em dados. 

Além disso, os números são conquistados com fundamento em estudos do comportamento do consumidor, engenharia de softwares e processos comprovados.

Para isso, o primeiro passo é a definição de metas. Com um objetivo traçado, é hora de pensar nos melhores processos e formatos para alcançá-las. O brainstorming é fundamental neste momento, junto ao estabelecimento de prioridades.

Depois disso, na execução, os procedimentos serão documentados, com a implementação de testes. Ao final, tudo o que foi feito será analisado e tratado como aprendizado.

Qual a relação com startups?

O growth hack é uma importante ferramenta para a conquista dos objetivos e metas traçadas por uma startup. Em um segmento no qual a velocidade e a eficácia são essenciais, seus métodos garantem resultados de forma sustentável e sem armadilhas.

Não é milagre. É uma ciência fundamentada em testes. Mas calma, antes de investir, é preciso que todos os processos iniciais, de consolidação do seu negócio, estejam em dia. Pense com a gente. Se o seu produto ainda apresenta erros básicos, aumentar as vendas antes de consertá-los pode sujar a sua reputação.

Como funciona o funil no growth marketing?

O funil de growth estabelece cinco etapas para o sucesso de qualquer ação: aquisição, ativação, retenção, receita e indicações. Vale lembrar que surgem clientes de todas as etapas do funil, portanto, a linearidade não é necessária. 

Por outro lado, para um planejamento ser eficaz, é preciso que todas as fases performem bem. 

Na aquisição, o objetivo é a atração do cliente. A ativação consiste em oferecer uma primeira experiência interessante para gerar retenção. A receita é o que está sendo faturado em todas as etapas. Para, ao final, nas indicações, o consumidor fidelizado indicar você para seus amigos e conhecidos. 

Conheça os benefícios do growth hack para startups

Para as startups que possuem um ciclo de vida mais curto, o growth hack é uma ótima oportunidade. Parte disso é por acelerar o crescimento das mesmas, permitindo maior lucratividade em menos tempo

Mais que só trabalhar com números ou ações sem propósito, falamos de resultados reais, escalonáveis. Tanto é que suas principais vantagens são:

  • adquirir novos usuários ou clientes, aumentando sua base de leads;
  • investir de forma eficaz, sem desperdiçar verba;
  • adaptar a estratégia com bons resultados do seu concorrente para o seu negócio;
  • melhorar a experiência do usuário;
  • aumentar o seu ticket médio;
  • ampliar as possibilidades de um negócio;
  • melhorar a retenção de um cliente;
  • elevar a competitividade.

Lembrando que tudo vai depender dos objetivos traçados. Todas as ações de marketing possuirão um grau de prioridade e um desempenho esperado.

Aprenda 5 estratégias de growth hack para startups

Para atingir um grande público sem investimentos exagerados, é necessário uma estratégia que entregue resultados. Quando falamos de growth marketing, falamos de uma solução comprovada. Seja como for, valide o seu planejamento e busque o aprimoramento constante.

A seguir, separamos cinco das estratégias mais utilizadas pelas startups para você se inspirar.

1. Como gerar antecipação no seu consumidor

Criar uma lista de e-mail antes do lançamento de um produto ou serviço é uma ótima estratégia. Caso as redes sociais apresentem qualquer estabilidade, você possuirá outra forma de entrar em contato com o seu público. Dessa maneira, as vendas continuam e é mais um canal para trabalhar o seu marketing.

Além do mais, nada impede que antes do evento, sejam enviadas mensagens customizadas para gerar antecipação e curiosidade. Logo após, você pode, também, nutrir estes contatos com ofertas e conteúdo para auxiliar nas outras etapas do funil.

2. Qual a importância das estratégias de integração

Pense enquanto consumidor. Uma nova marca está sendo lançada. Você nunca ouviu nada sobre ela. Ao assistir a propaganda no YouTube do lançamento, você vê uma empresa que admira como parceira. Automaticamente, a credibilidade desta vai para a novata

Outra estratégia de integração que dá muito certo, é oferecer experiências complementares. Além de aumentar a satisfação do seu consumidor, expande a visibilidade da sua startup para outros públicos. 

3. Como utilizar o marketing de indicação ao seu favor

Segundo uma pesquisa feita pela Nielsen, 9 a cada 10 consumidores comprariam um produto ou serviço indicado por um amigo. Em uma estratégia de growth hack, este número pode se tornar ainda mais preciso. Utilize os seus compradores como vendedores e os beneficie por isto.

4. Qual a importância do marketing viral

O marketing viral consiste em criar uma ação que gera compartilhamento imediato, de forma orgânica. Você aumenta a visibilidade da sua marca, sem gastar muitos recursos. No mercado das startups, para gerar este efeito, é muito comum programas de indicação.

Em outras palavras, você utiliza o marketing de indicação ao seu favor, associado ao marketing viral para melhorar seus números.

5. Como a distribuição de brindes pode potencializar seus resultados

Quando um restaurante oferece uma sobremesa de brinde aos seus clientes, o que você faz? Se você gosta de doces ou quer comer algo diferente após seu almoço, provavelmente, vai aceitar.

E é aí que a empresa expõe um novo serviço ao consumidor de forma sutil. Se ele ou ela se sentir satisfeito com o que foi oferecido, buscará novamente em outras oportunidades. Este modelo funciona muito bem para aplicativos.

Ao oferecer um plano gratuito, com recursos limitados, você apresenta ao usuário a sua solução. Da mesma forma, se a experiência for boa, ele o ela possivelmente comprará a versão premium.

Veja 4 tendências de growth marketing para 2021

O growth marketing por si só é uma grande tendência para a maioria das empresas. Isso porque o crescimento garantido, com resultados rápidos, é um dos sonhos de quase todo empreendedor.

Todavia, dentro do próprio segmento, existem coisas que dão mais resultados e outras que estão obsoletas. Dessa maneira, separamos as quatro melhores apostas para 2021. Confira!

1. Como utilizar os chatbots ao seu favor

Conforme uma pesquisa feita pela Hubspot, 82% dos usuários buscam respostas imediatas. É aí que o chatbots entra. É uma ferramenta eficiente para responder o consumidor de forma rápida e direta. 

Com a humanização do atendimento, você ainda consegue acelerar a jornada de compra do mesmo. Por conseguinte, leva o seu cliente para outras fases do funil com menor investimento.

2. Por que as pesquisas por voz são um sucesso

Depois do sucesso dos podcasts em 2020, seguido pela popularização do Clubhouse em 2021, fica evidente a importância da voz. Em busca da praticidade e a proximidade nas relações, as ações por áudio são, cada vez, mais eficazes.

Caso você não tenha se convencido, em 2020, a Comscore divulgou uma pesquisa sobre isso. Segundo a instituição, 50% das buscas realizadas seriam por voz.

3. O que é o comércio social

O comércio social são os e-commerces voltados para as redes sociais. É uma tendência do growth marketing para 2021 por trazer comodidade e velocidade para as transações. Em vez de precisar de uma plataforma secundária, agora, os usuários podem resolver tudo diretamente do aplicativo.

4. Qual a importância da narrativa centrada ao público

A narrativa centrada ao público consiste em utilizar um tom de voz mais pessoal, intimista e humanizado para a comunicação da marca. É quando uma empresa utiliza o poder de uma história bem construída, associada à prova social para gerar identificação.

E como diria um dos maiores clichês do marketing, “pessoas se identificam com pessoas”.

Entenda as métricas do growth marketing para startups

Entender as métricas do growth marketing é um passo importante para garantir que a sua estratégia tenha bons resultados. Seja você um gestor. Seja você um estrategista. Compreenda o que os números significam e como impactam na sua startup. Para isso, o próprio funil de growth pode ajudar.

Na fase de aquisição e ativação, é o momento de saber quantos usuários compraram seu produto ou serviço. E claro, quantos estão tendo uma experiência positiva. Verifique os números de usuários cadastrados e os ativos. Outra ideia é fazer pesquisas de opinião e entrevistas com o seu público.

Na fase de receita, você deve analisar todos os dados que podem influenciar a sua receita. Números de pessoas que abandonaram o carrinho; Tempo de permanência na página; Quantos testes gratuitos foram convertidos e outras oportunidades que podem significar receita perdida.

Na fase de retenção e indicação, observe as taxas de abandono, renovação, rotatividade e/ou dados de uso do produto. Aqui, você quer estudar a relação do seu cliente com a marca, possíveis motivos de abandono e/ou para comprar novamente. A partir disso, pense em ações de fidelização.

Como vimos ao longo deste artigo, o growth marketing é uma estratégia para crescimento rápido e contínuo. Baseado em dados e na melhoria constante, todo o planejamento e as ações desenvolvidas possuem um propósito.

Até mesmo o seu funil, composto por 5 etapas, é diferente do marketing tradicional. E são, justamente, estas diferentes, que permitem trabalhá-lo de forma otimizada.

Agora é com você, mãos à obra para construir sua estratégia de growth hack. Se surgir dúvidas, deixe um comentário no post e responderemos em seguida!