ROI do investidor anjo: entenda como funciona o potencial

06/12/2022
O retorno do investimento, para o investidor anjo, é um dos principais indicadores de resultados. Descubra por que você deve ficar de olho nele!

Ser um investidor anjo é algo que tem despertado muito interesse uma vez que  o crescimento de startups ganhou o merecido reconhecimento com a ascensão de alguns unicórnios internacionais, como a Uber. Isso traz para os investidores mais experientes e adeptos ao alto risco uma nova oportunidade para aumentarem seu capital e variarem seus investimentos. Por isso, é fundamental entender a relação entre investidor anjo e retorno do investimento (ROI).

Pensando nisso, vamos falar aqui sobre as vantagens de ser um investidor anjo e como compreender o que é ROI, como ele é calculado e o que afeta seu valor de mercado. Todas essas informações são imprescindíveis para quem pretende compreender essa área e está de olho em oportunidades para iniciar.

Os investidores anjo são aqueles que estão em busca de fazer investimentos muito maiores do que os geralmente feitos normalmente em bolsa de valores, mas mais do que isso, procuram estruturar uma ajuda para além do valor financeiro aplicado.

Isso vai da experiência e expertise que o investidor já tem para os contatos e possíveis alinhamentos para o crescimento. Para compreender ainda mais sobre o assunto e ser um investidor anjo de sucesso, continue neste artigo!

O que é o retorno do investimento (ROI)

Antes de entrar no ponto técnico é sempre importante ressaltar que os investimentos em startups estão dentro dos investimentos de alto risco, sendo assim, nenhum retorno pode ser garantido ou assegurado, uma vez que depende de diversos fatores, como na renda variável.

A renda variável tem maior chance de ganhos por estar mais próxima dos riscos e das oscilações bruscas de valor do investimento, inclusive das maiores chances de perda. É onde mora o segredo de se saber investir e arriscar ao longo do aprendizado dos investimentos.

Tendo isso em mente, vamos para o detalhamento dos retornos do investimento para investidores anjo. Um dos primeiros aspectos a serem tratados é o ROI. A sigla que significa Return over Investment, que traduzido é o retorno sobre investimento, é um indicador que demonstra se um investimento está trazendo lucro ou prejuízo para a empresa.

Também vale ser ressaltado que estratégicas não devem ser adotadas sem planejamento e dificilmente funcionam isoladamente. Se a ideia é, por exemplo, aumentar o alcance das redes sociais, não adianta somente patrocinar posts, mas também é necessário melhorar a qualidade deles, frequência, engajamento, etc.

Ou seja, toda a estratégia de marketing digital precisa ser revisada e não somente fazer com que um post qualquer ganhe mais alcance. Isso tudo deve ser levado em consideração quando se pensar nos resultados que tal ação trouxe de bom e o que ela demandou para ser implementada.

Investidor anjo e retorno do investimento: como calcular

A fórmula para o cálculo do ROI não é nada de outro mundo, pelo contrário. Deve ser feita a subtração do investimento no valor da receita. O resultado deve ser dividido pelo total do investimento, conforme a fórmula:

ROI = (RECEITA – INVESTIMENTO)

                  INVESTIMENTO

Após este cálculo, basta multiplicar por cem para obter o ROI total em porcentagem, caso seja a vontade do investidor. Aqui, trazemos um exemplo para facilitar a compreensão do conceito com valores.

É possível descobrir, com esse cálculo, quanto da adoção de uma nova estratégia impactou no orçamento com o seguinte caso exemplificativo de que um investimento foi feito no valor de R$100.000,00 e, em 3 meses, os ganhos foram de R$300.000,00.

Ao finalizar o cálculo, percebe-se que o ROI foi de 200%, o que é um valor excelente, ainda mais quando observado o tempo. Para que a conta seja feita corretamente, é necessário que as variáveis sejam bem colocadas, ou seja, os valores sejam o mais precisos possível.

Na receita, deve-se colocar somente o que foi gerado através do respectivo investimento, ou seja, no caso do exemplo, a análise deve ser feita a partir do momento que o aporte foi realizado, assim como as mudanças e melhorias promovidas por ele. A partir daí, fica mais fácil saber qual foi o retorno real para o investidor.

Já o investimento é o valor gasto para colocar o ROI em prática, ou seja, ele é o que usamos para testar uma nova abordagem e observar qual lucro ela gera. O preço pago para que isso vá para o mercado.

Assim, torna- se mais clara a visibilidade dos resultados e a interpretação de se são bons ou ruins os valores de retorno. No caso do exemplo que citamos acima, é fácil perceber que o resultado foi positivo, afinal, com os 200% de ROI, entende-se que a cada R$1,00 investido, serão gerados R$2,00.

O oposto também pode acontecer e um resultado ser negativo. Isso significa que o ROI deu prejuízo e a estratégia precisa ser revisada o quanto antes para que as perdas não sejam ainda maiores. Em se tratando de observar valores diversos no ROI, também é necessário falar de suas falhas.

Esse método, ainda que bem simples e claro, esconde duas principais falhas: o tempo e a superficialidade. O tempo é importante demais para ser desconsiderado e vamos explicar o porquê. No cálculo do ROI, a fórmula não considera tal fator na fórmula, porém, um ROI que obtém um valor positivo de 50% em um mês é excelente, porém em um ano já precisa ser revisto.

Então, mesmo que a fórmula em si não considere o tempo, é importante que o investidor o faça para compreender se aquela é uma estratégia que merece atenção e melhorias ou se demonstra sua eficiência de aumento de lucros em tempo hábil.

Outro ponto é a superficialidade da fórmula. Por mais que nela sejam necessários apenas dois dados, não deve ser deixada de lado a necessidade da precisão destes dados no momento da coleta para o cálculo. O valor do investimento precisa ser somente daquela estratégia adotada e o da receita obtida por ela também. 

E a facilidade de obter estes gastos varia muito de um negócio para outro, o que afeta diretamente a aplicabilidade do ROI em cada um. Numa loja, como exemplificado, esses dados podem ser obtidos mais facilmente. Mas em uma construtora ou alguma empresa do ramo de edificações, os gastos incluem mão de obra, insumos, custo de equipamentos, etc.

Tudo isso precisa ser bem calculado e preciso para que o valor obtido no ROI seja confiável, para que o investidor não se depare com uma estratégia falsamente positiva ou deixe de aproveitar uma boa oportunidade de crescimento. E nem sempre é possível tornar uma única estratégia separada em dados, como por exemplo o impacto das campanhas de marketing.

O que afeta esse valor

Como o ROI é um valor calculado através de outros dados, um dos fatores que mais o afeta é a imprecisão na busca desses dados. Uma vez que os dados forem imprecisos, é possível ter um resultado não somente incerto, mas incorreto. Isso demanda uma pesquisa precisa sobre as fontes dos dados, o que elas demandaram.

Claro que nesse processo é difícil contabilizar tudo, como o tempo exato que foi despendido ou o desgaste de colocar um projeto complexo em ação. Além disso, o tempo também é um fator importante que fica de fora da equação, mas deve ser observado atentamente pelo investidor e pelos gestores.

No mercado de startups, principalmente, o tempo é um fator que conta muito, jogando ou contra ou à favor do negócio. Porém, o objetivo principal de quem investe aqui deve ser o ganho a longo prazo, porque diversas oscilações do mercado vão influenciar muito fortemente o caixa ainda no início.

Outro ponto de grande influência no RI é o mercado. Como tudo nele está sujeito a quedas e aumentos, com a renda das empresas não é diferente. Porém, em companhias de menor porte, como as startups, tudo ganha uma proporção ainda maior do que em companhias já estabilizadas.

Se atentar ao momento do mercado também é importante para que ele não leve ao mal julgamento de uma boa estratégia, ou o oposto, fazendo com que um investimento que não vale tanto a pena pareça melhor devido a um momento específico de valorização.

Então, é importante compreender que calcular o ROI é muito importante, principalmente para quem ainda tem um negócio inicial, onde as estratégias certas podem facilitar muito o crescimento, que talvez seja até exponencial, mas também corre risco de perder muito, às vezes perder tudo, se apostar na estratégia errada.

Esta ferramenta, o ROI, é possível ver o que tem futuro e traz ganhos e o que pode trazer prejuízos e gerar perdas. O que é a peça chave aqui é o planejamento estratégico, saber usar esta e outras informações para gerir o negócio de forma mais inteligente e eficiente possível.

Investir em pessoas, ideias e valores é, ainda, a peça principal para o sucesso de um investimento, além da visão de longo prazo. Não somente quando se vai comprar ações na bolsa, mas principalmente quando se decide comprar uma ideia é importante se conhecer a fundo os princípios que estão envolvidos e suas chances de prosperar.

Entendeu que o investidor anjo e o retorno do investimento têm uma ligação direta? Se você pretende direcionar capital para ajudar a alavancar empresas, precisa se familiarizar com alguns conceitos e saber como eles são analisados na prática, como é o caso do ROI.

Se este post foi útil na explicação sobre detalhes do ROI, não deixe de comentar deixando seu feedback ou alguma dúvida remanescente! Será um prazer trocar conhecimentos e experiências!